Da ilusão especular à performatividade das imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baio, Cesar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183203
Resumo: Este ensaio retoma a linha central da crítica de Arlindo Machado à ontologia da fotografia com o objetivo de discutir o antropocentrismo que marca a teoria clássica e levantar hipóteses sobre outras maneiras de pensar a imagem técnica. Discute-se a divisão ontológica entre o mundo (Natureza), o humano (Homem) e a técnica como marca da ontologia clássica. Como consequência dessa crítica, elabora-se a hipótese de que o reconhecimento da materialidade dos processos de produção e circulação da imagem implicaria a emergência de ontologias múltiplas e heterogêneas da imagem. Segundo tal argumento, a imagem se torna a cristalização de um modo específico de compreender o mundo que o artista codifica em sua obra. Essa concepção conduz à potencialização do que se concebe como aspecto performativo da imagem na cultura contemporânea.
id USP-12_16cf03012b39b062e67f87bd64fb3d63
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183203
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Da ilusão especular à performatividade das imagensFrom the specular illusion to the performativity of imagesImage theoryTechnical imagePhotographyMaterialityPost-anthropocentrismTeoria da imagemImagem técnicaFotografiaMaterialidadePós-antropocentrismoEste ensaio retoma a linha central da crítica de Arlindo Machado à ontologia da fotografia com o objetivo de discutir o antropocentrismo que marca a teoria clássica e levantar hipóteses sobre outras maneiras de pensar a imagem técnica. Discute-se a divisão ontológica entre o mundo (Natureza), o humano (Homem) e a técnica como marca da ontologia clássica. Como consequência dessa crítica, elabora-se a hipótese de que o reconhecimento da materialidade dos processos de produção e circulação da imagem implicaria a emergência de ontologias múltiplas e heterogêneas da imagem. Segundo tal argumento, a imagem se torna a cristalização de um modo específico de compreender o mundo que o artista codifica em sua obra. Essa concepção conduz à potencialização do que se concebe como aspecto performativo da imagem na cultura contemporânea.This essay resumes Arlindo Machado’s main critiques of the ontology of photography to discuss the anthropocentrism that marks the classic theory and hypothesize other ways of thinking about the technical image, based on the ontological division between the world (Nature), the human (Man), and technique. As a consequence of this critique, the text argues that the recognition of the materiality of the processes of image production and circulation would imply the emergence of multiple and heterogenous ontologies of the image. As such, the image crystalizes a specific way of understanding the word, which the artist encodes in their work. This conceptualization leads to the enhancement of the performative aspect that the image assumes in contemporary culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18320310.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183203Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 80-102Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 80-1022316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183203/179904Copyright (c) 2022 Cesar Baiohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaio, Cesar2022-02-04T22:46:23Zoai:revistas.usp.br:article/183203Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-02-04T22:46:23Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da ilusão especular à performatividade das imagens
From the specular illusion to the performativity of images
title Da ilusão especular à performatividade das imagens
spellingShingle Da ilusão especular à performatividade das imagens
Baio, Cesar
Image theory
Technical image
Photography
Materiality
Post-anthropocentrism
Teoria da imagem
Imagem técnica
Fotografia
Materialidade
Pós-antropocentrismo
title_short Da ilusão especular à performatividade das imagens
title_full Da ilusão especular à performatividade das imagens
title_fullStr Da ilusão especular à performatividade das imagens
title_full_unstemmed Da ilusão especular à performatividade das imagens
title_sort Da ilusão especular à performatividade das imagens
author Baio, Cesar
author_facet Baio, Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baio, Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Image theory
Technical image
Photography
Materiality
Post-anthropocentrism
Teoria da imagem
Imagem técnica
Fotografia
Materialidade
Pós-antropocentrismo
topic Image theory
Technical image
Photography
Materiality
Post-anthropocentrism
Teoria da imagem
Imagem técnica
Fotografia
Materialidade
Pós-antropocentrismo
description Este ensaio retoma a linha central da crítica de Arlindo Machado à ontologia da fotografia com o objetivo de discutir o antropocentrismo que marca a teoria clássica e levantar hipóteses sobre outras maneiras de pensar a imagem técnica. Discute-se a divisão ontológica entre o mundo (Natureza), o humano (Homem) e a técnica como marca da ontologia clássica. Como consequência dessa crítica, elabora-se a hipótese de que o reconhecimento da materialidade dos processos de produção e circulação da imagem implicaria a emergência de ontologias múltiplas e heterogêneas da imagem. Segundo tal argumento, a imagem se torna a cristalização de um modo específico de compreender o mundo que o artista codifica em sua obra. Essa concepção conduz à potencialização do que se concebe como aspecto performativo da imagem na cultura contemporânea.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183203
10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183203
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183203
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183203/179904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cesar Baio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cesar Baio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 80-102
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 80-102
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788396437504