Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carlos Eduardo Pinto de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71672
Resumo: Anchieta, José do Brasil (Paulo César Saraceni, 1979) é considerado o primeiro filme histórico do Cinema Novo a ser produzido pelo Estado, via Embrafilme. Em seu circuito de produção e exibição, os “sentidos históricos” que o filme veicularia foram disputados pela Igreja Católica, pela ditadura civil-militar, pelo Cinema Novo, por críticos e teóricos. A obra mostra-se, portanto, um vetor de reflexão sobre a cultura histórica brasileira do período, caminho seguido pelo artigo.
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spelling Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do BrasilUnder the signs of ambiguity: an analysis of Anchieta, José do Brasil Carlos Eduardo Pinto de PintoCinema Novohistoric filmcivil-military dictatorshiphistorical culture.Anchieta, José do Brasil (Paulo César Saraceni, 1979) é considerado o primeiro filme histórico do Cinema Novo a ser produzido pelo Estado, via Embrafilme. Em seu circuito de produção e exibição, os “sentidos históricos” que o filme veicularia foram disputados pela Igreja Católica, pela ditadura civil-militar, pelo Cinema Novo, por críticos e teóricos. A obra mostra-se, portanto, um vetor de reflexão sobre a cultura histórica brasileira do período, caminho seguido pelo artigo. Paulo César Saraceni’s Anchieta, José do Brasil (1979) [Anchieta, Brazil’s José] is considered the first Cinema Novo’s historic film produced with governmental aid, by Embrafilme. On its production and exhibition circuit, the “historical representation” enacted by the movie was disputed by the Catholic Church, the civil-military dictatorship, the Cinema Novo itself, critics and theorists. As such, it is an important vector to think on the Brazilian historical culture at that time, path followed by this article.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7167210.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71672Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 40 n. 40 (2013): Dossiê: História e Audiovisual; 74-95Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 40 No. 40 (2013): Dossiê: História e Audiovisual; 74-952316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71672/74789Copyright (c) 2013 Carlos Eduardo Pinto de Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Carlos Eduardo Pinto de2024-03-21T13:29:41Zoai:revistas.usp.br:article/71672Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:41Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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