Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71672 |
Resumo: | Anchieta, José do Brasil (Paulo César Saraceni, 1979) é considerado o primeiro filme histórico do Cinema Novo a ser produzido pelo Estado, via Embrafilme. Em seu circuito de produção e exibição, os “sentidos históricos” que o filme veicularia foram disputados pela Igreja Católica, pela ditadura civil-militar, pelo Cinema Novo, por críticos e teóricos. A obra mostra-se, portanto, um vetor de reflexão sobre a cultura histórica brasileira do período, caminho seguido pelo artigo. |
id |
USP-12_16d6a712da8b63403e1c9f836857198b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/71672 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do BrasilUnder the signs of ambiguity: an analysis of Anchieta, José do Brasil Carlos Eduardo Pinto de PintoCinema Novohistoric filmcivil-military dictatorshiphistorical culture.Anchieta, José do Brasil (Paulo César Saraceni, 1979) é considerado o primeiro filme histórico do Cinema Novo a ser produzido pelo Estado, via Embrafilme. Em seu circuito de produção e exibição, os “sentidos históricos” que o filme veicularia foram disputados pela Igreja Católica, pela ditadura civil-militar, pelo Cinema Novo, por críticos e teóricos. A obra mostra-se, portanto, um vetor de reflexão sobre a cultura histórica brasileira do período, caminho seguido pelo artigo. Paulo César Saraceni’s Anchieta, José do Brasil (1979) [Anchieta, Brazil’s José] is considered the first Cinema Novo’s historic film produced with governmental aid, by Embrafilme. On its production and exhibition circuit, the “historical representation” enacted by the movie was disputed by the Catholic Church, the civil-military dictatorship, the Cinema Novo itself, critics and theorists. As such, it is an important vector to think on the Brazilian historical culture at that time, path followed by this article.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7167210.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71672Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 40 n. 40 (2013): Dossiê: História e Audiovisual; 74-95Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 40 No. 40 (2013): Dossiê: História e Audiovisual; 74-952316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71672/74789Copyright (c) 2013 Carlos Eduardo Pinto de Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Carlos Eduardo Pinto de2024-03-21T13:29:41Zoai:revistas.usp.br:article/71672Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:41Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil Under the signs of ambiguity: an analysis of Anchieta, José do Brasil Carlos Eduardo Pinto de Pinto |
title |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil |
spellingShingle |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil Pinto, Carlos Eduardo Pinto de Cinema Novo historic film civil-military dictatorship historical culture. |
title_short |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil |
title_full |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil |
title_fullStr |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil |
title_full_unstemmed |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil |
title_sort |
Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil |
author |
Pinto, Carlos Eduardo Pinto de |
author_facet |
Pinto, Carlos Eduardo Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Carlos Eduardo Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Novo historic film civil-military dictatorship historical culture. |
topic |
Cinema Novo historic film civil-military dictatorship historical culture. |
description |
Anchieta, José do Brasil (Paulo César Saraceni, 1979) é considerado o primeiro filme histórico do Cinema Novo a ser produzido pelo Estado, via Embrafilme. Em seu circuito de produção e exibição, os “sentidos históricos” que o filme veicularia foram disputados pela Igreja Católica, pela ditadura civil-militar, pelo Cinema Novo, por críticos e teóricos. A obra mostra-se, portanto, um vetor de reflexão sobre a cultura histórica brasileira do período, caminho seguido pelo artigo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71672 10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71672 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71672 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71672/74789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Carlos Eduardo Pinto de Pinto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Carlos Eduardo Pinto de Pinto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 40 n. 40 (2013): Dossiê: História e Audiovisual; 74-95 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 40 No. 40 (2013): Dossiê: História e Audiovisual; 74-95 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526250684416 |