Música e disco no Brasil: a trajetória de André Midani
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Data de Publicação: | 2008 |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65663 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo apresentar a trajetória profissional de André Midani, provavelmente o mais importante executivo da história da indústria fonográfica no Brasil. Nascido na Síria, Midani chegou ao Brasil nos anos 50, ingressando imediatamente na indústria. Sua trajetória, desenvolvida especialmente nas gravadoras Odeon (EMI), Phillips/Polygram (Universal Music) e Warner, está profundamente ligadas a importantes movimentos da música popular brasileira como a Bossa Nova, o Tropicalismo, a Brazilian Black Music e o Rock Brasileiros dos anos 80. Além disso, o modelo de atuação empregado por Midani- baseado, segundo suas palavras, na promoção do artista e não da música- pode oferecer um interessante contraponto para a discussão do cenário atual e da crise que parece atingir globalmente a indústria do disco. |
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Música e disco no Brasil: a trajetória de André MidaniMúsica e disco no Brasil: a trajetória de André MidaniAndré MidaniMusicMusicians.André MidaniMúsicaMúsicos.Esse artigo tem por objetivo apresentar a trajetória profissional de André Midani, provavelmente o mais importante executivo da história da indústria fonográfica no Brasil. Nascido na Síria, Midani chegou ao Brasil nos anos 50, ingressando imediatamente na indústria. Sua trajetória, desenvolvida especialmente nas gravadoras Odeon (EMI), Phillips/Polygram (Universal Music) e Warner, está profundamente ligadas a importantes movimentos da música popular brasileira como a Bossa Nova, o Tropicalismo, a Brazilian Black Music e o Rock Brasileiros dos anos 80. Além disso, o modelo de atuação empregado por Midani- baseado, segundo suas palavras, na promoção do artista e não da música- pode oferecer um interessante contraponto para a discussão do cenário atual e da crise que parece atingir globalmente a indústria do disco.This paper presents the professional trajectory of André Midani, a man who probably is the most important manager in the history of Brazil's phonographic industry. Midani was bom in Syria and during the 1950 decade carne to Brazil, where he immediately started on the music industry. His story is deeply connected to important Brazilian Popular Music movements such as Bossa Nova, Tropicalismo, Brazilian Black Music and the 1980's Brazilian Rock, styles whose was mainly developed inside the record labels Odeon (EMI), Philips/ Polygram (Universal Music) and Warner. In parallel, the observation of the administrative model Midani has employed, according to his own words based on the promotion ofthe musician and not the music, can offer an interesting contrast for discussing the today's scenario and the crises of phonographic industry worldwide.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6566310.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65663Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 35 No. 29 (2008); 115-142Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 35 n. 29 (2008); 115-1422316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65663/68277Copyright (c) 2008 Eduardo Vicentehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, Eduardo2019-04-01T19:59:50Zoai:revistas.usp.br:article/65663Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:59:50Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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