O vídeo independente brasileiro: crítica política na Olhar Eletrônico
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147428 |
Resumo: | Trata-se de um estudo historiográfico sobre a videoarte no Brasil a partir de aspectos estéticos e conceituais do vídeo independente. O estudo buscou promover um diálogo com obras audiovisuais, integrantes de ações políticas, que marcaram a postura crítica e de engajamento na década de 1980 e sua inserção na televisão comercial visando à produção do conhecimento histórico a respeito do audiovisual em suas interfaces com outros campos das artes do vídeo. A produtora Olhar Eletrônico é objeto de estudo deste artigo. O corpus analisado é composto de um dos seus quadros experimentais: Ernesto Varela, produzido em 1984 e cujas ironia e empatia são traços de sua reflexão e crítica política. |
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O vídeo independente brasileiro: crítica política na Olhar EletrônicoThe independent Brazilian video: political criticism in the producer Olhar Eletrônicovideo independentearte do vídeotelevisão no BrasilOlhar EletrônicoErnesto Varelaindependent videovideo arttelevision in BrazilElectronic LookErnesto VarelaTrata-se de um estudo historiográfico sobre a videoarte no Brasil a partir de aspectos estéticos e conceituais do vídeo independente. O estudo buscou promover um diálogo com obras audiovisuais, integrantes de ações políticas, que marcaram a postura crítica e de engajamento na década de 1980 e sua inserção na televisão comercial visando à produção do conhecimento histórico a respeito do audiovisual em suas interfaces com outros campos das artes do vídeo. A produtora Olhar Eletrônico é objeto de estudo deste artigo. O corpus analisado é composto de um dos seus quadros experimentais: Ernesto Varela, produzido em 1984 e cujas ironia e empatia são traços de sua reflexão e crítica política.This is a historiographical study of video art in Brazil from the aesthetic and conceptual aspects of independent video. The study aimed to promote a dialogue with audiovisual works, which are part of political actions, which marked the critical and engaging stance in the 1980s and its insertion in commercial television aimed at the production of historical knowledge about the audiovisual in its interfaces with other fields of video arts. The producer Olhar Eletrônico is the object of study of this article and the corpus analyzed is composed of one of the experimental frame: Ernesto Varela, produced in 1984 whose irony and empathy are traces of his reflection and political criticism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14742810.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147428Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147428/154294https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147428/154389Copyright (c) 2019 Regilene Sarzi Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Regilene Sarzi2020-06-26T20:43:10Zoai:revistas.usp.br:article/147428Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:43:10Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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