“O rádio está morto... Viva o som!” ou como o rádio pode se transformar em uma nova mídia
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59946 |
Resumo: | O texto que se segue é a versão para o português da conferência ministrada pelo autor na Universidade do Minho (Braga, Portugal) durante o Radio Evolution Congress 2011, evento organizado pela Seção de Rádio da Ecrea (European Communication Research and Education Association). Sua intenção é discutir os desafios hoje colocados diante do rádio para que ele se converta numa nova mídia sonora, no contexto da nova “sonosfera”, para os novos radiouvintes. Falando especialmente sobre a situação do rádio na Espanha, a posição do autor é a de que o rádio, para obter sucesso nesse novo cenário, deverá focar em sua condição de mídia exclusivamente sonora e numa nova audiência que considera que a mediação dos meios tradicionais já não é necessária. |
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“O rádio está morto... Viva o som!” ou como o rádio pode se transformar em uma nova mídia“Radio is dead… Long live to the sound”: becoming a new mediaRadioradio in Spainnew sound-sphere.Rádiorádio na Espanhanova “sonosfera”.O texto que se segue é a versão para o português da conferência ministrada pelo autor na Universidade do Minho (Braga, Portugal) durante o Radio Evolution Congress 2011, evento organizado pela Seção de Rádio da Ecrea (European Communication Research and Education Association). Sua intenção é discutir os desafios hoje colocados diante do rádio para que ele se converta numa nova mídia sonora, no contexto da nova “sonosfera”, para os novos radiouvintes. Falando especialmente sobre a situação do rádio na Espanha, a posição do autor é a de que o rádio, para obter sucesso nesse novo cenário, deverá focar em sua condição de mídia exclusivamente sonora e numa nova audiência que considera que a mediação dos meios tradicionais já não é necessária.The present article is the Portuguese translated version for the presentation given by the author at the University of Minho (Braga, Portugal) during the Radio Evolution Congress 2011, an event organized by the ECREA – European Communication Research and Education Association. It aims to debate on the challenges currently faced by radio media as to become a new sound media in the context of a new soundscape or sound-sphere, for the new listeners. As the author focuses especially on the situation of radio in Spain, he stands that for radio to be successful in such scenario it has to focus on the aspect of being an exclusively sound media and also focus on a new audience which understands that the mediation performed by traditional means of communication is no longer needed.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/5994610.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59946Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 40 n. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 14-23Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 40 No. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 14-232316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59946/63052Copyright (c) 2013 Armand Balsebrehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBalsebre, Armand2024-03-21T13:29:29Zoai:revistas.usp.br:article/59946Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:29Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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