A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender a operação de “animação” de imagens de arquivo originalmente fixas, presente em filmes e obras de arte contemporânea. Os documentários 48, de Susana Sousa Dias, e Retratos de identificação, de Anita Leandro, além da instalação A man called love, da dupla Tamar Guimarães e Kasper Ankhøj, “animam” fotografias oriundas de um passado doloroso, violento e envolto em tabus, trazendo à tona tensões e potências latentes. As projeções fantasmagóricas criadas expressam memórias reprimidas e convidam o espectador a pensar a materialidade dos mediums e a dialética entre cinema e fotografia, no encontro das tecnologias digitais com imagens analógicas. |
id |
USP-12_2696d29ca2b89b0ce8bb237bea56d98d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/115194 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivoThe “animated photograph” aesthetics in contemporary creation: unarchiving, putting into movement, detailed analysis, editing, listening and projection of archived imagesDiaporamacinema e fotografiaretomada de imagens de arquivodocumentário.Slideshowcinema and photographyunarchiving imagesdocumentary.O objetivo deste artigo é compreender a operação de “animação” de imagens de arquivo originalmente fixas, presente em filmes e obras de arte contemporânea. Os documentários 48, de Susana Sousa Dias, e Retratos de identificação, de Anita Leandro, além da instalação A man called love, da dupla Tamar Guimarães e Kasper Ankhøj, “animam” fotografias oriundas de um passado doloroso, violento e envolto em tabus, trazendo à tona tensões e potências latentes. As projeções fantasmagóricas criadas expressam memórias reprimidas e convidam o espectador a pensar a materialidade dos mediums e a dialética entre cinema e fotografia, no encontro das tecnologias digitais com imagens analógicas. This article analyses films that show archived photographs and put them into movement, revealing, thanks to the strategies employed by the films and art-installations analysed, that latent tensions and potencies from archived and forgotten images emerge, giving actuality to a violent and painful past. Our objective is to understand and describe this operation of “animating” images originally static in two documentaries – 48, by Susana de Sousa Dias, and Retratos de identificação, by Anita Leandro – and A mancalled love, a slideshow created by Tamar Guimarães and Kasper Ankhøj.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/11519410.11606/issn.2316-7114.sig.2017.115194Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-257Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-2572316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194/130162Copyright (c) 2017 Lúcia Ramos Monteirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Lúcia Ramos2024-03-21T13:30:43Zoai:revistas.usp.br:article/115194Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:43Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo The “animated photograph” aesthetics in contemporary creation: unarchiving, putting into movement, detailed analysis, editing, listening and projection of archived images |
title |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo |
spellingShingle |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo Monteiro, Lúcia Ramos Diaporama cinema e fotografia retomada de imagens de arquivo documentário. Slideshow cinema and photography unarchiving images documentary. |
title_short |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo |
title_full |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo |
title_fullStr |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo |
title_full_unstemmed |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo |
title_sort |
A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo |
author |
Monteiro, Lúcia Ramos |
author_facet |
Monteiro, Lúcia Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Lúcia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diaporama cinema e fotografia retomada de imagens de arquivo documentário. Slideshow cinema and photography unarchiving images documentary. |
topic |
Diaporama cinema e fotografia retomada de imagens de arquivo documentário. Slideshow cinema and photography unarchiving images documentary. |
description |
O objetivo deste artigo é compreender a operação de “animação” de imagens de arquivo originalmente fixas, presente em filmes e obras de arte contemporânea. Os documentários 48, de Susana Sousa Dias, e Retratos de identificação, de Anita Leandro, além da instalação A man called love, da dupla Tamar Guimarães e Kasper Ankhøj, “animam” fotografias oriundas de um passado doloroso, violento e envolto em tabus, trazendo à tona tensões e potências latentes. As projeções fantasmagóricas criadas expressam memórias reprimidas e convidam o espectador a pensar a materialidade dos mediums e a dialética entre cinema e fotografia, no encontro das tecnologias digitais com imagens analógicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194 10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.115194 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.115194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194/130162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Lúcia Ramos Monteiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Lúcia Ramos Monteiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-257 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-257 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526653337600 |