A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Lúcia Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender a operação de “animação” de imagens de arquivo originalmente fixas, presente em filmes e obras de arte contemporânea. Os documentários 48, de Susana Sousa Dias, e Retratos de identificação, de Anita Leandro, além da instalação A man called love, da dupla Tamar Guimarães e Kasper Ankhøj, “animam” fotografias oriundas de um passado doloroso, violento e envolto em tabus, trazendo à tona tensões e potências latentes. As projeções fantasmagóricas criadas expressam memórias reprimidas e convidam o espectador a pensar a materialidade dos mediums e a dialética entre cinema e fotografia, no encontro das tecnologias digitais com imagens analógicas. 
id USP-12_2696d29ca2b89b0ce8bb237bea56d98d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/115194
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivoThe “animated photograph” aesthetics in contemporary creation: unarchiving, putting into movement, detailed analysis, editing, listening and projection of archived imagesDiaporamacinema e fotografiaretomada de imagens de arquivodocumentário.Slideshowcinema and photographyunarchiving imagesdocumentary.O objetivo deste artigo é compreender a operação de “animação” de imagens de arquivo originalmente fixas, presente em filmes e obras de arte contemporânea. Os documentários 48, de Susana Sousa Dias, e Retratos de identificação, de Anita Leandro, além da instalação A man called love, da dupla Tamar Guimarães e Kasper Ankhøj, “animam” fotografias oriundas de um passado doloroso, violento e envolto em tabus, trazendo à tona tensões e potências latentes. As projeções fantasmagóricas criadas expressam memórias reprimidas e convidam o espectador a pensar a materialidade dos mediums e a dialética entre cinema e fotografia, no encontro das tecnologias digitais com imagens analógicas. This article analyses films that show archived photographs and put them into movement, revealing, thanks to the strategies employed by the films and art-installations analysed, that latent tensions and potencies from archived and forgotten images emerge, giving actuality to a violent and painful past. Our objective is to understand and describe this operation of “animating” images originally static in two documentaries – 48, by Susana de Sousa Dias, and Retratos de identificação, by Anita Leandro – and A mancalled love, a slideshow created by Tamar Guimarães and Kasper Ankhøj.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/11519410.11606/issn.2316-7114.sig.2017.115194Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-257Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-2572316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194/130162Copyright (c) 2017 Lúcia Ramos Monteirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Lúcia Ramos2024-03-21T13:30:43Zoai:revistas.usp.br:article/115194Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:43Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
The “animated photograph” aesthetics in contemporary creation: unarchiving, putting into movement, detailed analysis, editing, listening and projection of archived images
title A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
spellingShingle A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
Monteiro, Lúcia Ramos
Diaporama
cinema e fotografia
retomada de imagens de arquivo
documentário.
Slideshow
cinema and photography
unarchiving images
documentary.
title_short A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
title_full A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
title_fullStr A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
title_full_unstemmed A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
title_sort A estética da “fotografia animada” na criação contemporânea: desarquivamento, colocação em movimento, escrutínio analítico, montagem, escuta e projeção de imagens de arquivo
author Monteiro, Lúcia Ramos
author_facet Monteiro, Lúcia Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Lúcia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Diaporama
cinema e fotografia
retomada de imagens de arquivo
documentário.
Slideshow
cinema and photography
unarchiving images
documentary.
topic Diaporama
cinema e fotografia
retomada de imagens de arquivo
documentário.
Slideshow
cinema and photography
unarchiving images
documentary.
description O objetivo deste artigo é compreender a operação de “animação” de imagens de arquivo originalmente fixas, presente em filmes e obras de arte contemporânea. Os documentários 48, de Susana Sousa Dias, e Retratos de identificação, de Anita Leandro, além da instalação A man called love, da dupla Tamar Guimarães e Kasper Ankhøj, “animam” fotografias oriundas de um passado doloroso, violento e envolto em tabus, trazendo à tona tensões e potências latentes. As projeções fantasmagóricas criadas expressam memórias reprimidas e convidam o espectador a pensar a materialidade dos mediums e a dialética entre cinema e fotografia, no encontro das tecnologias digitais com imagens analógicas. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194
10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.115194
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.115194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/115194/130162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Lúcia Ramos Monteiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Lúcia Ramos Monteiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-257
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 47 (2017): Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual; 239-257
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526653337600