O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/110188 |
Resumo: | O artigo aborda a dimensão metaestética da obra de Abbas Kiarostami, analisando sequências de filmes em que o cineasta iraniano oferece uma reflexão sobre o dispositivo da representação e suas condições de possibilidade. A análise destaca o diálogo que Kiarostami estabelece com a tradição artística ocidental, como fica claro nos planos em que ele retoma padrões formais da iconografia espacial da Anunciação (tema recorrente na pintura italiana do Renascimento), bem como nas discussões centrais do filme Copie conforme (Cópia fiel, 2010), que concernem a temas como o estatuto da cópia e da mimese no sistema de valores da arte ocidental. |
id |
USP-12_298164afa8c817d9f3f067b3bad76f3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/110188 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas KiarostamiThe eye of the image: meta-aesthetic reflections in Abbas Kiarostami’s cinemaCinemaPinturaEspelhosRepresentaçãoMetalinguagem.FilmPaintingMirrorsRepresentationMetapictures.O artigo aborda a dimensão metaestética da obra de Abbas Kiarostami, analisando sequências de filmes em que o cineasta iraniano oferece uma reflexão sobre o dispositivo da representação e suas condições de possibilidade. A análise destaca o diálogo que Kiarostami estabelece com a tradição artística ocidental, como fica claro nos planos em que ele retoma padrões formais da iconografia espacial da Anunciação (tema recorrente na pintura italiana do Renascimento), bem como nas discussões centrais do filme Copie conforme (Cópia fiel, 2010), que concernem a temas como o estatuto da cópia e da mimese no sistema de valores da arte ocidental.The article discusses the meta-aesthetic dimension of Abbas Kiarostami’s work. It contains the analysis of some film sequences in which the Iranian filmmaker offers a reflection on his representational device and its conditions of possibility. The analysis stresses Kiarostami’s dialogue with Western artistic tradition, as one can see in some shots that rework formal patterns of the spatial iconography of the Annunciation (a recurring theme in Italian Renaissance painting), as well as in the central discussions of the film Certified Copy (Copie conforme, 2010), which concern the status of copy and mimesis in the value system of Western art.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/11018810.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110188Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 44-63Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 44-632316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/110188/116761Copyright (c) 2016 Luiz Carlos Oliveira Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Junior, Luiz Carlos2024-03-21T13:30:30Zoai:revistas.usp.br:article/110188Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:30Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami The eye of the image: meta-aesthetic reflections in Abbas Kiarostami’s cinema |
title |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami |
spellingShingle |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami Oliveira Junior, Luiz Carlos Cinema Pintura Espelhos Representação Metalinguagem. Film Painting Mirrors Representation Metapictures. |
title_short |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami |
title_full |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami |
title_fullStr |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami |
title_full_unstemmed |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami |
title_sort |
O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami |
author |
Oliveira Junior, Luiz Carlos |
author_facet |
Oliveira Junior, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Junior, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Pintura Espelhos Representação Metalinguagem. Film Painting Mirrors Representation Metapictures. |
topic |
Cinema Pintura Espelhos Representação Metalinguagem. Film Painting Mirrors Representation Metapictures. |
description |
O artigo aborda a dimensão metaestética da obra de Abbas Kiarostami, analisando sequências de filmes em que o cineasta iraniano oferece uma reflexão sobre o dispositivo da representação e suas condições de possibilidade. A análise destaca o diálogo que Kiarostami estabelece com a tradição artística ocidental, como fica claro nos planos em que ele retoma padrões formais da iconografia espacial da Anunciação (tema recorrente na pintura italiana do Renascimento), bem como nas discussões centrais do filme Copie conforme (Cópia fiel, 2010), que concernem a temas como o estatuto da cópia e da mimese no sistema de valores da arte ocidental. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/110188 10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110188 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/110188 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/110188/116761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luiz Carlos Oliveira Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luiz Carlos Oliveira Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 44-63 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 44-63 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526360784896 |