Configurações da luz em Moça com brinco de pérola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65636 |
Resumo: | Este trabalho pretende chamar atenção, amparado basicamente num texto de Greimas e num estudo de Fontanille, para aspectos da linguagem visual do filme Moça com brinco de pérola (2004 ), dirigido por Peter Webber, que se quer fiel ao modo de composição da tela homônima- uma das obras-primas e, talvez, a mais poética, do pintor holandês Johannes Vermeer. |
id |
USP-12_38af479cb90a187445c4cc79d05385c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/65636 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérolaConfigurações da luz em Moça com brinco de pérolaCinemaPaintingVisuallanguageLightChromatismCinemaPinturaLlinguagem visualLuzCromatismo.Este trabalho pretende chamar atenção, amparado basicamente num texto de Greimas e num estudo de Fontanille, para aspectos da linguagem visual do filme Moça com brinco de pérola (2004 ), dirigido por Peter Webber, que se quer fiel ao modo de composição da tela homônima- uma das obras-primas e, talvez, a mais poética, do pintor holandês Johannes Vermeer.This article, based on studies of Greimas and Fontanille, aims at calling attention to visuallanguage aspects of Peter Webber's film Girl with a pearl earring (2004). To a certain extent, the film follows the composition style of the homonymous painting- one of Johannes Vermeer's masterpieces and perhaps the most poetic work of the Dutch painter artist.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6563610.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65636Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 26 (2006); 123-138Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 26 (2006); 123-1382316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65636/68251Copyright (c) 2006 Geraldo Carlos do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Geraldo Carlos do2019-04-01T20:04:39Zoai:revistas.usp.br:article/65636Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:04:39Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola Configurações da luz em Moça com brinco de pérola |
title |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola |
spellingShingle |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola Nascimento, Geraldo Carlos do Cinema Painting Visuallanguage Light Chromatism Cinema Pintura Llinguagem visual Luz Cromatismo. |
title_short |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola |
title_full |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola |
title_fullStr |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola |
title_full_unstemmed |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola |
title_sort |
Configurações da luz em Moça com brinco de pérola |
author |
Nascimento, Geraldo Carlos do |
author_facet |
Nascimento, Geraldo Carlos do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Geraldo Carlos do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Painting Visuallanguage Light Chromatism Cinema Pintura Llinguagem visual Luz Cromatismo. |
topic |
Cinema Painting Visuallanguage Light Chromatism Cinema Pintura Llinguagem visual Luz Cromatismo. |
description |
Este trabalho pretende chamar atenção, amparado basicamente num texto de Greimas e num estudo de Fontanille, para aspectos da linguagem visual do filme Moça com brinco de pérola (2004 ), dirigido por Peter Webber, que se quer fiel ao modo de composição da tela homônima- uma das obras-primas e, talvez, a mais poética, do pintor holandês Johannes Vermeer. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65636 10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65636 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65636 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65636/68251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2006 Geraldo Carlos do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2006 Geraldo Carlos do Nascimento http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 26 (2006); 123-138 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 26 (2006); 123-138 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786181844992 |