Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchôa, Fábio Raddi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901
Resumo: Na vanguarda letrista, o cinema é tomado como objeto de realização e reflexão por meio dos filmes de Isou, Lemaître, Wolman e Debord, realizados entre 1951-52. Neste artigo, são examinados os debates letristas, em particular as formulações sobre uma arte cinematográfica discrepante, presentes na revista ION n. 1 e em escritos de Lemaître. Quatro filmes do período são debatidos, atentando à sua relação com a assincronia audiovisual. Sugere-se que tais experiências incluem duas tendências: de uma parte, a centralidade das emissões vocais rodeadas por imagens alheias e, de outra, a agressão à tela e às imagens, retomando os diálogos cinema/teatro e a concepção do cinema como forma de ação.
id USP-12_49eccab83a80b906a642f6da2761a8de
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144901
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952Configurações da assincronia audiovisual no cinema letrista de 1951/1952cinematographic avant-gardelettrismaudiovisual asynchronyvanguarda cinematográficaletrismoassincronia audiovisualNa vanguarda letrista, o cinema é tomado como objeto de realização e reflexão por meio dos filmes de Isou, Lemaître, Wolman e Debord, realizados entre 1951-52. Neste artigo, são examinados os debates letristas, em particular as formulações sobre uma arte cinematográfica discrepante, presentes na revista ION n. 1 e em escritos de Lemaître. Quatro filmes do período são debatidos, atentando à sua relação com a assincronia audiovisual. Sugere-se que tais experiências incluem duas tendências: de uma parte, a centralidade das emissões vocais rodeadas por imagens alheias e, de outra, a agressão à tela e às imagens, retomando os diálogos cinema/teatro e a concepção do cinema como forma de ação.In the lettrist avant-garde, the cinema is taken as an object of realization and reflection through the films of Isou, Lemaître, Wolman, and Debord, between 1951-52. In this article, we examine the lettrist debates, especially the formulations about a discrepant cinematographic art, present in the ION magazine n.1 and in Lemaitre’s writings. Four films are debated, considering their relationship with audiovisual asynchrony. We suggest that such experiences include two trends: on the one hand, the centrality of vocal emissions surrounded by alien images and, on the other, the destruction of the screen and images, resuming the cinema/theater relations and the proposal of cinema as a form of action.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14490110.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144901Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901/150412Copyright (c) 2019 Fábio Raddi Uchôahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUchôa, Fábio Raddi2024-03-21T13:28:21Zoai:revistas.usp.br:article/144901Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:21Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
Configurações da assincronia audiovisual no cinema letrista de 1951/1952
title Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
spellingShingle Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
Uchôa, Fábio Raddi
cinematographic avant-garde
lettrism
audiovisual asynchrony
vanguarda cinematográfica
letrismo
assincronia audiovisual
title_short Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
title_full Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
title_fullStr Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
title_full_unstemmed Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
title_sort Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
author Uchôa, Fábio Raddi
author_facet Uchôa, Fábio Raddi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchôa, Fábio Raddi
dc.subject.por.fl_str_mv cinematographic avant-garde
lettrism
audiovisual asynchrony
vanguarda cinematográfica
letrismo
assincronia audiovisual
topic cinematographic avant-garde
lettrism
audiovisual asynchrony
vanguarda cinematográfica
letrismo
assincronia audiovisual
description Na vanguarda letrista, o cinema é tomado como objeto de realização e reflexão por meio dos filmes de Isou, Lemaître, Wolman e Debord, realizados entre 1951-52. Neste artigo, são examinados os debates letristas, em particular as formulações sobre uma arte cinematográfica discrepante, presentes na revista ION n. 1 e em escritos de Lemaître. Quatro filmes do período são debatidos, atentando à sua relação com a assincronia audiovisual. Sugere-se que tais experiências incluem duas tendências: de uma parte, a centralidade das emissões vocais rodeadas por imagens alheias e, de outra, a agressão à tela e às imagens, retomando os diálogos cinema/teatro e a concepção do cinema como forma de ação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144901
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901/150412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fábio Raddi Uchôa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fábio Raddi Uchôa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526766583808