Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901 |
Resumo: | Na vanguarda letrista, o cinema é tomado como objeto de realização e reflexão por meio dos filmes de Isou, Lemaître, Wolman e Debord, realizados entre 1951-52. Neste artigo, são examinados os debates letristas, em particular as formulações sobre uma arte cinematográfica discrepante, presentes na revista ION n. 1 e em escritos de Lemaître. Quatro filmes do período são debatidos, atentando à sua relação com a assincronia audiovisual. Sugere-se que tais experiências incluem duas tendências: de uma parte, a centralidade das emissões vocais rodeadas por imagens alheias e, de outra, a agressão à tela e às imagens, retomando os diálogos cinema/teatro e a concepção do cinema como forma de ação. |
id |
USP-12_49eccab83a80b906a642f6da2761a8de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/144901 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952Configurações da assincronia audiovisual no cinema letrista de 1951/1952cinematographic avant-gardelettrismaudiovisual asynchronyvanguarda cinematográficaletrismoassincronia audiovisualNa vanguarda letrista, o cinema é tomado como objeto de realização e reflexão por meio dos filmes de Isou, Lemaître, Wolman e Debord, realizados entre 1951-52. Neste artigo, são examinados os debates letristas, em particular as formulações sobre uma arte cinematográfica discrepante, presentes na revista ION n. 1 e em escritos de Lemaître. Quatro filmes do período são debatidos, atentando à sua relação com a assincronia audiovisual. Sugere-se que tais experiências incluem duas tendências: de uma parte, a centralidade das emissões vocais rodeadas por imagens alheias e, de outra, a agressão à tela e às imagens, retomando os diálogos cinema/teatro e a concepção do cinema como forma de ação.In the lettrist avant-garde, the cinema is taken as an object of realization and reflection through the films of Isou, Lemaître, Wolman, and Debord, between 1951-52. In this article, we examine the lettrist debates, especially the formulations about a discrepant cinematographic art, present in the ION magazine n.1 and in Lemaitre’s writings. Four films are debated, considering their relationship with audiovisual asynchrony. We suggest that such experiences include two trends: on the one hand, the centrality of vocal emissions surrounded by alien images and, on the other, the destruction of the screen and images, resuming the cinema/theater relations and the proposal of cinema as a form of action.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14490110.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144901Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901/150412Copyright (c) 2019 Fábio Raddi Uchôahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUchôa, Fábio Raddi2024-03-21T13:28:21Zoai:revistas.usp.br:article/144901Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:21Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 Configurações da assincronia audiovisual no cinema letrista de 1951/1952 |
title |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 |
spellingShingle |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 Uchôa, Fábio Raddi cinematographic avant-garde lettrism audiovisual asynchrony vanguarda cinematográfica letrismo assincronia audiovisual |
title_short |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 |
title_full |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 |
title_fullStr |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 |
title_full_unstemmed |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 |
title_sort |
Configurations of audiovisual asynchrony in the lettrist cinema of 1951/1952 |
author |
Uchôa, Fábio Raddi |
author_facet |
Uchôa, Fábio Raddi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uchôa, Fábio Raddi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinematographic avant-garde lettrism audiovisual asynchrony vanguarda cinematográfica letrismo assincronia audiovisual |
topic |
cinematographic avant-garde lettrism audiovisual asynchrony vanguarda cinematográfica letrismo assincronia audiovisual |
description |
Na vanguarda letrista, o cinema é tomado como objeto de realização e reflexão por meio dos filmes de Isou, Lemaître, Wolman e Debord, realizados entre 1951-52. Neste artigo, são examinados os debates letristas, em particular as formulações sobre uma arte cinematográfica discrepante, presentes na revista ION n. 1 e em escritos de Lemaître. Quatro filmes do período são debatidos, atentando à sua relação com a assincronia audiovisual. Sugere-se que tais experiências incluem duas tendências: de uma parte, a centralidade das emissões vocais rodeadas por imagens alheias e, de outra, a agressão à tela e às imagens, retomando os diálogos cinema/teatro e a concepção do cinema como forma de ação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144901 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/144901/150412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fábio Raddi Uchôa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fábio Raddi Uchôa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 51 (2019): Dossiê: História e Audiovisual 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526766583808 |