Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141 |
Resumo: | This article intends to conceptualize excess as both stylistic element and cultural matrix, establishing its implications for cinematic and audiovisual culture. Excess is here articulated with some affective engagement strategies that are constructed by different genres and oeuvres. Therefore, the concept is related to what we define as a sensational pedagogy (central to the crystallization and strengthening of the modernity project) and to the body genres. In order to grasp the concept, we will focus on the film Standard operating procedure (Errol Morris, 2008). |
id |
USP-12_4e3fd84c617534cc48285a53e2caa101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/71141 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrãoWeavings of excess: notes on the concept and its implications from a standard operating procedureExcessbody genresaffective and passional engagement.Excessogêneros do corpoengajamento afetivo-passional.This article intends to conceptualize excess as both stylistic element and cultural matrix, establishing its implications for cinematic and audiovisual culture. Excess is here articulated with some affective engagement strategies that are constructed by different genres and oeuvres. Therefore, the concept is related to what we define as a sensational pedagogy (central to the crystallization and strengthening of the modernity project) and to the body genres. In order to grasp the concept, we will focus on the film Standard operating procedure (Errol Morris, 2008). Este artigo pretende cercar conceitualmente a categoria do excesso, em seus aspectos estilísticos e culturais, bem como suas implicações para o cinema e para o audiovisual. Articulamos o excesso às estratégias de engajamento e de afetação operacionadas por distintos gêneros e obras. Nesse sentido, o conceito é articulado em torno do que entendemos como pedagogia das sensações (fundamental na consolidação e no adensamento do projeto de modernidade) e correlacionado aos chamados gêneros do corpo. A título de exemplo, partiremos dos comentários analíticos sobre o filme Procedimento operacional padrão (Errol Morris, 2008).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7114110.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71141Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 38 (2012); 124-146Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 38 (2012); 124-1462316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141/74116Copyright (c) 2012 Mariana Baltarhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaltar, Mariana2019-04-01T19:47:24Zoai:revistas.usp.br:article/71141Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:47:24Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão Weavings of excess: notes on the concept and its implications from a standard operating procedure |
title |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão |
spellingShingle |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão Baltar, Mariana Excess body genres affective and passional engagement. Excesso gêneros do corpo engajamento afetivo-passional. |
title_short |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão |
title_full |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão |
title_fullStr |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão |
title_full_unstemmed |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão |
title_sort |
Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão |
author |
Baltar, Mariana |
author_facet |
Baltar, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baltar, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excess body genres affective and passional engagement. Excesso gêneros do corpo engajamento afetivo-passional. |
topic |
Excess body genres affective and passional engagement. Excesso gêneros do corpo engajamento afetivo-passional. |
description |
This article intends to conceptualize excess as both stylistic element and cultural matrix, establishing its implications for cinematic and audiovisual culture. Excess is here articulated with some affective engagement strategies that are constructed by different genres and oeuvres. Therefore, the concept is related to what we define as a sensational pedagogy (central to the crystallization and strengthening of the modernity project) and to the body genres. In order to grasp the concept, we will focus on the film Standard operating procedure (Errol Morris, 2008). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71141 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141/74116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Mariana Baltar http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Mariana Baltar http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 38 (2012); 124-146 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 38 (2012); 124-146 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786720813056 |