Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltar, Mariana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141
Resumo: This article intends to conceptualize excess as both stylistic element and cultural matrix, establishing its implications for cinematic and audiovisual culture. Excess is here articulated with some affective engagement strategies that are constructed by different genres and oeuvres. Therefore, the concept is related to what we define as a sensational pedagogy (central to the crystallization and strengthening of the modernity project) and to the body genres. In order to grasp the concept, we will focus on the film Standard operating procedure (Errol Morris, 2008).
id USP-12_4e3fd84c617534cc48285a53e2caa101
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/71141
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrãoWeavings of excess: notes on the concept and its implications from a standard operating procedureExcessbody genresaffective and passional engagement.Excessogêneros do corpoengajamento afetivo-passional.This article intends to conceptualize excess as both stylistic element and cultural matrix, establishing its implications for cinematic and audiovisual culture. Excess is here articulated with some affective engagement strategies that are constructed by different genres and oeuvres. Therefore, the concept is related to what we define as a sensational pedagogy (central to the crystallization and strengthening of the modernity project) and to the body genres. In order to grasp the concept, we will focus on the film Standard operating procedure (Errol Morris, 2008). Este artigo pretende cercar conceitualmente a categoria do excesso, em seus aspectos estilísticos e culturais, bem como suas implicações para o cinema e para o audiovisual. Articulamos o excesso às estratégias de engajamento e de afetação operacionadas por distintos gêneros e obras. Nesse sentido, o conceito é articulado em torno do que entendemos como pedagogia das sensações (fundamental na consolidação e no adensamento do projeto de modernidade) e correlacionado aos chamados gêneros do corpo. A título de exemplo, partiremos dos comentários analíticos sobre o filme Procedimento operacional padrão (Errol Morris, 2008).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7114110.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71141Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 38 (2012); 124-146Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 38 (2012); 124-1462316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141/74116Copyright (c) 2012 Mariana Baltarhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaltar, Mariana2019-04-01T19:47:24Zoai:revistas.usp.br:article/71141Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:47:24Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
Weavings of excess: notes on the concept and its implications from a standard operating procedure
title Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
spellingShingle Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
Baltar, Mariana
Excess
body genres
affective and passional engagement.
Excesso
gêneros do corpo
engajamento afetivo-passional.
title_short Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
title_full Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
title_fullStr Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
title_full_unstemmed Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
title_sort Tessituras do excesso: notas iniciais sobre o conceito e suas implicações tomando por base um Procedimento operacional padrão
author Baltar, Mariana
author_facet Baltar, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltar, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Excess
body genres
affective and passional engagement.
Excesso
gêneros do corpo
engajamento afetivo-passional.
topic Excess
body genres
affective and passional engagement.
Excesso
gêneros do corpo
engajamento afetivo-passional.
description This article intends to conceptualize excess as both stylistic element and cultural matrix, establishing its implications for cinematic and audiovisual culture. Excess is here articulated with some affective engagement strategies that are constructed by different genres and oeuvres. Therefore, the concept is related to what we define as a sensational pedagogy (central to the crystallization and strengthening of the modernity project) and to the body genres. In order to grasp the concept, we will focus on the film Standard operating procedure (Errol Morris, 2008).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141
10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71141
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71141/74116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Mariana Baltar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Mariana Baltar
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 38 (2012); 124-146
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 38 (2012); 124-146
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786720813056