Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/134294 |
Resumo: | Neste artigo propomos analisar a origem de arquivos audiovisuais usados no documentário Retratos de identificação, de 2014, de Anita Leandro, que reconstitui a história de quatro militantes políticos durante a ditadura militar brasileira. O interesse pelo gesto da tomada, pelo olhar de quem segurou a câmera para produzir os testemunhos no exílio, nos levou ao cineasta Luiz Alberto Sanz, também militante político, preso, torturado e exilado. Fomos aos arquivos da polícia política buscar vestígios da história do cineasta para melhor compreender o que guardam essas imagens do olhar de quem as enquadra. Por fim, que novos sentidos ganham essas imagens e sons produzidos no exílio quando remontados no cinema documentário contemporâneo? |
id |
USP-12_5a33b496125cb7e96e20d4f65d8f98bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/134294 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileiraMemories in transit: shooting and reuse of exile’s images during the Brazilian military dictatorshipshooting and reusearchivesmilitary dictatorship.tomada e retomadaarquivosditadura militar.Neste artigo propomos analisar a origem de arquivos audiovisuais usados no documentário Retratos de identificação, de 2014, de Anita Leandro, que reconstitui a história de quatro militantes políticos durante a ditadura militar brasileira. O interesse pelo gesto da tomada, pelo olhar de quem segurou a câmera para produzir os testemunhos no exílio, nos levou ao cineasta Luiz Alberto Sanz, também militante político, preso, torturado e exilado. Fomos aos arquivos da polícia política buscar vestígios da história do cineasta para melhor compreender o que guardam essas imagens do olhar de quem as enquadra. Por fim, que novos sentidos ganham essas imagens e sons produzidos no exílio quando remontados no cinema documentário contemporâneo?In this article we propose to investigate the origin of the audiovisual archives used in the documentary Retratos de identificação (2014), by Anita Leandro, which reconstitutes the story of four political militants during the Brazilian military dictatorship. The attention in the gesture of shooting, to the gaze of the one who held the camera to produce the testimonies in exile, led us to the filmmaker Luiz Alberto Sanz, also a political activist arrested, tortured and exiled. We searched the archives of the political police to find traces of the history of the filmmaker to better understand what these images keep from the eyes of those who frame them. What new senses gain these images and sounds produced in exile when reused in contemporary documentary cinema?Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13429410.11606/issn.2316-7114.sig.2017.134294Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 202-222Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 202-2222316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/134294/136942Copyright (c) 2017 Patrícia Furtado Mendes Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Patrícia Furtado Mendes2024-03-21T13:30:54Zoai:revistas.usp.br:article/134294Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:54Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira Memories in transit: shooting and reuse of exile’s images during the Brazilian military dictatorship |
title |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira |
spellingShingle |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira Machado, Patrícia Furtado Mendes shooting and reuse archives military dictatorship. tomada e retomada arquivos ditadura militar. |
title_short |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira |
title_full |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira |
title_fullStr |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira |
title_full_unstemmed |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira |
title_sort |
Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira |
author |
Machado, Patrícia Furtado Mendes |
author_facet |
Machado, Patrícia Furtado Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Patrícia Furtado Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
shooting and reuse archives military dictatorship. tomada e retomada arquivos ditadura militar. |
topic |
shooting and reuse archives military dictatorship. tomada e retomada arquivos ditadura militar. |
description |
Neste artigo propomos analisar a origem de arquivos audiovisuais usados no documentário Retratos de identificação, de 2014, de Anita Leandro, que reconstitui a história de quatro militantes políticos durante a ditadura militar brasileira. O interesse pelo gesto da tomada, pelo olhar de quem segurou a câmera para produzir os testemunhos no exílio, nos levou ao cineasta Luiz Alberto Sanz, também militante político, preso, torturado e exilado. Fomos aos arquivos da polícia política buscar vestígios da história do cineasta para melhor compreender o que guardam essas imagens do olhar de quem as enquadra. Por fim, que novos sentidos ganham essas imagens e sons produzidos no exílio quando remontados no cinema documentário contemporâneo? |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/134294 10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.134294 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/134294 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.134294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/134294/136942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Patrícia Furtado Mendes Machado http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Patrícia Furtado Mendes Machado http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 202-222 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 202-222 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526691086336 |