Points of audition and diegesis of the chanson in cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160587 |
Resumo: | A chanson é um gênero de música popular ouvido no cinema produzido na França. Por meio de uma integração entre a análise microtextual (na relação sincrônica entre som e imagem), macrotextual (no interior da cena), microcontextual (no conjunto do filme) e macrocontextual (no momento histórico da sociedade em que se insere), serão abordadas três películas. O objetivo é demonstrar como as chansons operam, não apenas na sinergia entre a indústria fonográfica e cinematográfica, mas também narrativamente, exprimindo emoções das personagens, catalisando falas e ações nos filmes, além de explicitar as diferentes formas de manipulação do ponto de escuta e dos regimes da diegese. |
id |
USP-12_5a4c059d9387d016528499c540c2d8ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/160587 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinemaPontos de escuta e diegese múltipla da chanson no cinemaFilmPopular musicChansonPoint of auditionCinemaMúsica popularChansonPonto de escutaA chanson é um gênero de música popular ouvido no cinema produzido na França. Por meio de uma integração entre a análise microtextual (na relação sincrônica entre som e imagem), macrotextual (no interior da cena), microcontextual (no conjunto do filme) e macrocontextual (no momento histórico da sociedade em que se insere), serão abordadas três películas. O objetivo é demonstrar como as chansons operam, não apenas na sinergia entre a indústria fonográfica e cinematográfica, mas também narrativamente, exprimindo emoções das personagens, catalisando falas e ações nos filmes, além de explicitar as diferentes formas de manipulação do ponto de escuta e dos regimes da diegese.Chanson is a genre of popular music heard in the cinema produced in France. By integrating a microtextual (in the sinchronous relationship between sound and image), macrotextual (inside the scene), microcontextual (in the film as a whole), and macrocontextual analysis (in the historical moment of the society in which it is inserted), three movies will be addressed. The goal is to demonstrate how chansons operate, not only in the synergy between phonographic and film industry, but also narratively, expressing characters’ emotions, catalyzing speeches and actions in the movies, and making explicit different manipulating ways of the point of audition and diegesis regime.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/16058710.11606/issn.2316-7114.sig.2021.160587Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 212-230Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 212-2302316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160587/168394Copyright (c) 2021 Leonardo Alvares Vidigalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVidigal, Leonardo Alvares2021-02-09T13:46:22Zoai:revistas.usp.br:article/160587Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-02-09T13:46:22Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema Pontos de escuta e diegese múltipla da chanson no cinema |
title |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema |
spellingShingle |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema Vidigal, Leonardo Alvares Film Popular music Chanson Point of audition Cinema Música popular Chanson Ponto de escuta |
title_short |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema |
title_full |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema |
title_fullStr |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema |
title_full_unstemmed |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema |
title_sort |
Points of audition and diegesis of the chanson in cinema |
author |
Vidigal, Leonardo Alvares |
author_facet |
Vidigal, Leonardo Alvares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidigal, Leonardo Alvares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Film Popular music Chanson Point of audition Cinema Música popular Chanson Ponto de escuta |
topic |
Film Popular music Chanson Point of audition Cinema Música popular Chanson Ponto de escuta |
description |
A chanson é um gênero de música popular ouvido no cinema produzido na França. Por meio de uma integração entre a análise microtextual (na relação sincrônica entre som e imagem), macrotextual (no interior da cena), microcontextual (no conjunto do filme) e macrocontextual (no momento histórico da sociedade em que se insere), serão abordadas três películas. O objetivo é demonstrar como as chansons operam, não apenas na sinergia entre a indústria fonográfica e cinematográfica, mas também narrativamente, exprimindo emoções das personagens, catalisando falas e ações nos filmes, além de explicitar as diferentes formas de manipulação do ponto de escuta e dos regimes da diegese. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160587 10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.160587 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160587 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.160587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160587/168394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leonardo Alvares Vidigal http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leonardo Alvares Vidigal http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 55 (2021); 212-230 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 55 (2021); 212-230 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788319891456 |