Aspectos especulares do fazer político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65516 |
Resumo: | Grande parte da vida social e política é dirigida pela mídia. A televisão, principalmente, tende a abolir as fronteiras tradicionais do público e do privado ou, pelo menos, representa uma transgressão permanente disso. Essa ingerência se faz refletir numa campanha eleitoral, que é trabalho de marketing, isto é, de sedução, de mise-en-scène. |
id |
USP-12_67f634bb1f6a0648d7dbfc8273142676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/65516 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos especulares do fazer políticoAspectos especulares do fazer políticoIdentityNarcissismImaginary.IdentidadeNarcisismoImaginário.Grande parte da vida social e política é dirigida pela mídia. A televisão, principalmente, tende a abolir as fronteiras tradicionais do público e do privado ou, pelo menos, representa uma transgressão permanente disso. Essa ingerência se faz refletir numa campanha eleitoral, que é trabalho de marketing, isto é, de sedução, de mise-en-scène.This paper analyses the first instance of thc electoral marketing by Paulo Salim Maluf, who was running for the government of São Paulo State, in 1990. There were used jornalistic cartoons whose contents revealed the isotopy : the dispossession of identity. In the established scopic relation, the two actants are only one single actor, configuring the structure of narcissism. The massmedia, on the other hand, breaks the public vs. private barrier, destroying the simulacra. The specular relation establishes a "yoke" in wich one of the members disappears: "the other one". the imaginary.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1994-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6551610.11606/issn.2316-7114.sig.1994.65516Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 21 No. 10 (1994); 116-129Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 21 n. 10 (1994); 116-1292316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65516/68130Copyright (c) 1994 Vera Lúcia Pereira dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vera Lúcia Pereira dos2019-04-01T20:40:45Zoai:revistas.usp.br:article/65516Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:40:45Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos especulares do fazer político Aspectos especulares do fazer político |
title |
Aspectos especulares do fazer político |
spellingShingle |
Aspectos especulares do fazer político Santos, Vera Lúcia Pereira dos Identity Narcissism Imaginary. Identidade Narcisismo Imaginário. |
title_short |
Aspectos especulares do fazer político |
title_full |
Aspectos especulares do fazer político |
title_fullStr |
Aspectos especulares do fazer político |
title_full_unstemmed |
Aspectos especulares do fazer político |
title_sort |
Aspectos especulares do fazer político |
author |
Santos, Vera Lúcia Pereira dos |
author_facet |
Santos, Vera Lúcia Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vera Lúcia Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identity Narcissism Imaginary. Identidade Narcisismo Imaginário. |
topic |
Identity Narcissism Imaginary. Identidade Narcisismo Imaginário. |
description |
Grande parte da vida social e política é dirigida pela mídia. A televisão, principalmente, tende a abolir as fronteiras tradicionais do público e do privado ou, pelo menos, representa uma transgressão permanente disso. Essa ingerência se faz refletir numa campanha eleitoral, que é trabalho de marketing, isto é, de sedução, de mise-en-scène. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65516 10.11606/issn.2316-7114.sig.1994.65516 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65516 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.1994.65516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65516/68130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1994 Vera Lúcia Pereira dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1994 Vera Lúcia Pereira dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 21 No. 10 (1994); 116-129 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 21 n. 10 (1994); 116-129 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713785766608896 |