Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990 |
Resumo: | Este texto propõe uma transposição da Grande Recusa, conceito evidenciado na obra do filósofo alemão Herbert Marcuse, para a produção cinematográfica que insurge influenciada pelo Maio de 68. A reflexão se dá a partir do curta-metragem Actua 1 (1968), dirigido por Philippe Garrel, Serge Bard e Patrick Deval, e na utilização do travelling como ferramenta para proporcionar a emancipação do espectador frente a uma sociedade unidimensional e castradora. |
id |
USP-12_6e96e1aa2222019d2df84f2a1e5aa3ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/141990 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximaçãoMarcuse, the Great Refusal and cinema after May 68: an approximationpolitical cinemaFrench cinemaavant-garde cinemaMay 68cinema políticocinema francêsvanguarda cinematográficaMaio de 68Este texto propõe uma transposição da Grande Recusa, conceito evidenciado na obra do filósofo alemão Herbert Marcuse, para a produção cinematográfica que insurge influenciada pelo Maio de 68. A reflexão se dá a partir do curta-metragem Actua 1 (1968), dirigido por Philippe Garrel, Serge Bard e Patrick Deval, e na utilização do travelling como ferramenta para proporcionar a emancipação do espectador frente a uma sociedade unidimensional e castradora.This article proposes to apply the Great Refusal, a key-concept in the studies of German philosopher Herbert Marcuse, to the film production that was inspired by the événements of May 68. The article is based on the short film Actua 1 (1968), directed by Philippe Garrel, Serge Bard and Patrick Deval and its use of travelling. In this film, travelling is used as a tool to emancipate the spectator who faces a unidimensional society that castrates him.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14199010.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-61Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-612316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990/140993Copyright (c) 2018 Leonardo Gomes Esteveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Leonardo Gomes2024-03-21T13:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/141990Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação Marcuse, the Great Refusal and cinema after May 68: an approximation |
title |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação |
spellingShingle |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação Esteves, Leonardo Gomes political cinema French cinema avant-garde cinema May 68 cinema político cinema francês vanguarda cinematográfica Maio de 68 |
title_short |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação |
title_full |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação |
title_fullStr |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação |
title_full_unstemmed |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação |
title_sort |
Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação |
author |
Esteves, Leonardo Gomes |
author_facet |
Esteves, Leonardo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Leonardo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
political cinema French cinema avant-garde cinema May 68 cinema político cinema francês vanguarda cinematográfica Maio de 68 |
topic |
political cinema French cinema avant-garde cinema May 68 cinema político cinema francês vanguarda cinematográfica Maio de 68 |
description |
Este texto propõe uma transposição da Grande Recusa, conceito evidenciado na obra do filósofo alemão Herbert Marcuse, para a produção cinematográfica que insurge influenciada pelo Maio de 68. A reflexão se dá a partir do curta-metragem Actua 1 (1968), dirigido por Philippe Garrel, Serge Bard e Patrick Deval, e na utilização do travelling como ferramenta para proporcionar a emancipação do espectador frente a uma sociedade unidimensional e castradora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990/140993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Leonardo Gomes Esteves http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Leonardo Gomes Esteves http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-61 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-61 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526745612288 |