Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Leonardo Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990
Resumo: Este texto propõe uma transposição da Grande Recusa, conceito evidenciado na obra do filósofo alemão Herbert Marcuse, para a produção cinematográfica que insurge influenciada pelo Maio de 68. A reflexão se dá a partir do curta-metragem Actua 1 (1968), dirigido por Philippe Garrel, Serge Bard e Patrick Deval, e na utilização do travelling como ferramenta para proporcionar a emancipação do espectador frente a uma sociedade unidimensional e castradora.
id USP-12_6e96e1aa2222019d2df84f2a1e5aa3ef
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141990
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximaçãoMarcuse, the Great Refusal and cinema after May 68: an approximationpolitical cinemaFrench cinemaavant-garde cinemaMay 68cinema políticocinema francêsvanguarda cinematográficaMaio de 68Este texto propõe uma transposição da Grande Recusa, conceito evidenciado na obra do filósofo alemão Herbert Marcuse, para a produção cinematográfica que insurge influenciada pelo Maio de 68. A reflexão se dá a partir do curta-metragem Actua 1 (1968), dirigido por Philippe Garrel, Serge Bard e Patrick Deval, e na utilização do travelling como ferramenta para proporcionar a emancipação do espectador frente a uma sociedade unidimensional e castradora.This article proposes to apply the Great Refusal, a key-concept in the studies of German philosopher Herbert Marcuse, to the film production that was inspired by the événements of May 68. The article is based on the short film Actua 1 (1968), directed by Philippe Garrel, Serge Bard and Patrick Deval and its use of travelling. In this film, travelling is used as a tool to emancipate the spectator who faces a unidimensional society that castrates him.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14199010.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-61Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-612316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990/140993Copyright (c) 2018 Leonardo Gomes Esteveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Leonardo Gomes2024-03-21T13:28:32Zoai:revistas.usp.br:article/141990Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:28:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
Marcuse, the Great Refusal and cinema after May 68: an approximation
title Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
spellingShingle Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
Esteves, Leonardo Gomes
political cinema
French cinema
avant-garde cinema
May 68
cinema político
cinema francês
vanguarda cinematográfica
Maio de 68
title_short Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
title_full Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
title_fullStr Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
title_full_unstemmed Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
title_sort Marcuse, a Grande Recusa e o cinema pós-Maio de 68: uma aproximação
author Esteves, Leonardo Gomes
author_facet Esteves, Leonardo Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Leonardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv political cinema
French cinema
avant-garde cinema
May 68
cinema político
cinema francês
vanguarda cinematográfica
Maio de 68
topic political cinema
French cinema
avant-garde cinema
May 68
cinema político
cinema francês
vanguarda cinematográfica
Maio de 68
description Este texto propõe uma transposição da Grande Recusa, conceito evidenciado na obra do filósofo alemão Herbert Marcuse, para a produção cinematográfica que insurge influenciada pelo Maio de 68. A reflexão se dá a partir do curta-metragem Actua 1 (1968), dirigido por Philippe Garrel, Serge Bard e Patrick Deval, e na utilização do travelling como ferramenta para proporcionar a emancipação do espectador frente a uma sociedade unidimensional e castradora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990
10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/141990/140993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Leonardo Gomes Esteves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Leonardo Gomes Esteves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 45 n. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-61
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 45 No. 50 (2018): Dossiê Os anos 1968 no cinema; 44-61
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526745612288