A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183770 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar relações, distanciamentos e aproximações entre conceitos trabalhados no ensaio “Sobre alguns temas em Baudelaire”, de Walter Benjamin, e a produção fílmica da Visual Music. Busca-se, pois, deste cotejo, destrinchar o tema da transformação da percepção na modernidade, bem como do efeito de choque, à luz do cinema da Visual Music, com destaque especialmente à produção artística de Oskar Fischinger e John Whitney. Tais expressões fílmicas serão usadas aqui como lentes, mediante as quais é possível ver e analisar, a partir de um diálogo com Benjamin – entre o que se ilumina e se obscurece – aspectos da experiência na modernidade e seus impactos na contemporaneidade. |
id |
USP-12_75fcafb7e5f55bc4bf64e3fde70e18fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183770 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidadeA transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidadeThe transformation of perception and the “shock” effect in Visual Music films: resonances in contemporary timesVisual MusicPercepçãoMultiestímuloVisual MusicPercepçãoMultiestímuloVisual MusicPerceptionMulti-stimulusEste artigo tem como objetivo apresentar relações, distanciamentos e aproximações entre conceitos trabalhados no ensaio “Sobre alguns temas em Baudelaire”, de Walter Benjamin, e a produção fílmica da Visual Music. Busca-se, pois, deste cotejo, destrinchar o tema da transformação da percepção na modernidade, bem como do efeito de choque, à luz do cinema da Visual Music, com destaque especialmente à produção artística de Oskar Fischinger e John Whitney. Tais expressões fílmicas serão usadas aqui como lentes, mediante as quais é possível ver e analisar, a partir de um diálogo com Benjamin – entre o que se ilumina e se obscurece – aspectos da experiência na modernidade e seus impactos na contemporaneidade.Este artigo tem como objetivo apresentar relações, distanciamentos e aproximações entre conceitos trabalhados no ensaio “Sobre alguns temas em Baudelaire”, de Walter Benjamin, e a produção fílmica da Visual Music. Busca-se, pois, deste cotejo, destrinchar o tema da transformação da percepção na modernidade, bem como do efeito de choque, à luz do cinema da Visual Music, com destaque especialmente à produção artística de Oskar Fischinger e John Whitney. Tais expressões fílmicas serão usadas aqui como lentes, mediante as quais é possível ver e analisar, a partir de um diálogo com Benjamin – entre o que se ilumina e se obscurece – aspectos da experiência na modernidade e seus impactos na contemporaneidade.This article aims to present relations, distances, and approximations between some concepts worked on the essay entitled “On Some Motifs in Baudelaire” by Walter Benjamin (1989), and the film production of Visual Music. Thus, we seek to debate the theme regarding the of perception transformation in modernity and the shock effect, in the light of the Visual Music cinema, with special emphasis on the artistic production of Oskar Fischinger and John Whitney. Such film expressions will be used here as lenses, through which it is possible to see and analyze, from a dialogue with Benjamin – between what is the illuminated and obscured –, aspects of experience in modernity and their results in contemporary times.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18377010.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183770Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 58 (2022); 183770Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 58 (2022); 1837702316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183770/185515https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183770/186311Copyright (c) 2022 Rebeca Torrezani Martins Hippertthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHippertt, Rebeca Torrezani Martins2022-09-02T18:04:15Zoai:revistas.usp.br:article/183770Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-09-02T18:04:15Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade The transformation of perception and the “shock” effect in Visual Music films: resonances in contemporary times |
title |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade |
spellingShingle |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade Hippertt, Rebeca Torrezani Martins Visual Music Percepção Multiestímulo Visual Music Percepção Multiestímulo Visual Music Perception Multi-stimulus |
title_short |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade |
title_full |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade |
title_fullStr |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade |
title_sort |
A transformação da percepção e o efeito de “choque” nos filmes da Visual Music: ressonâncias na contemporaneidade |
author |
Hippertt, Rebeca Torrezani Martins |
author_facet |
Hippertt, Rebeca Torrezani Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hippertt, Rebeca Torrezani Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visual Music Percepção Multiestímulo Visual Music Percepção Multiestímulo Visual Music Perception Multi-stimulus |
topic |
Visual Music Percepção Multiestímulo Visual Music Percepção Multiestímulo Visual Music Perception Multi-stimulus |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar relações, distanciamentos e aproximações entre conceitos trabalhados no ensaio “Sobre alguns temas em Baudelaire”, de Walter Benjamin, e a produção fílmica da Visual Music. Busca-se, pois, deste cotejo, destrinchar o tema da transformação da percepção na modernidade, bem como do efeito de choque, à luz do cinema da Visual Music, com destaque especialmente à produção artística de Oskar Fischinger e John Whitney. Tais expressões fílmicas serão usadas aqui como lentes, mediante as quais é possível ver e analisar, a partir de um diálogo com Benjamin – entre o que se ilumina e se obscurece – aspectos da experiência na modernidade e seus impactos na contemporaneidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183770 10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183770 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183770 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.183770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183770/185515 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/183770/186311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rebeca Torrezani Martins Hippertt http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rebeca Torrezani Martins Hippertt http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 58 (2022); 183770 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 58 (2022); 183770 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788400631808 |