Teatro-cinema ou cinema-teatro
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90517 |
Resumo: | Este texto é uma reflexão sobre alguns aspectos da obra de Fassbinder a partir do ensaio “Teatro e Cinema” de André Bazin, capítulo do clássico Qu ’est-ce que le Cinémci? 1 A idéia para a relação entre os dois autores ocorreu, por um lado, porque o crítico francês, além de analisar como se dá a influência do teatro sobre o cinema, e do cinema sobre o teatro, no momento em que escreveu seu ensaio, em 1951, teve uma importância fundamental para a revolução cinematográfica ocorrida a partir da década seguinte, com a explosão dos cinemas novos no mundo - que tiveram nos críticos dos Cahiers du Cinéma, fundados por Bazin, uma referência incontestável: a Nouvelle Vague. Por outro lado, Fassbinder foi um dos diretores de cinema que mais fez filmes a partir de peças de teatro. |
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Teatro-cinema ou cinema-teatroTeatro-cinema ou cinema-teatroCinemaTheaterIntertextualityEste texto é uma reflexão sobre alguns aspectos da obra de Fassbinder a partir do ensaio “Teatro e Cinema” de André Bazin, capítulo do clássico Qu ’est-ce que le Cinémci? 1 A idéia para a relação entre os dois autores ocorreu, por um lado, porque o crítico francês, além de analisar como se dá a influência do teatro sobre o cinema, e do cinema sobre o teatro, no momento em que escreveu seu ensaio, em 1951, teve uma importância fundamental para a revolução cinematográfica ocorrida a partir da década seguinte, com a explosão dos cinemas novos no mundo - que tiveram nos críticos dos Cahiers du Cinéma, fundados por Bazin, uma referência incontestável: a Nouvelle Vague. Por outro lado, Fassbinder foi um dos diretores de cinema que mais fez filmes a partir de peças de teatro.The eminent question of this work is intertextuality. Fassbinder’s films, plays and writings are considered according to Andre Bazin s essay “Théâtre et Cinéma” in Qu 'est-ce que te Cinéma? Bazin, as a critic, and Fassbinder, as filmmaker and playwright, are both emblematic in the context of the new cinemas, specially Nouvelle Vague and New German Cinema.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1996-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/9051710.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90517Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 164-176Significação: Journal of Audiovisual Culture; No. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 164-1762316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90517/93285Copyright (c) 1996 Samuel Paivahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Samuel2024-03-21T13:29:03Zoai:revistas.usp.br:article/90517Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:03Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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