Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morettin, Eduardo Victorio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264
Resumo: O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado ‘apóstolo do modernismo’ por Menotti del Picchia — como estudo de caso.
id USP-12_81fae6257e7de4b0f41afe02cead2392
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/71264
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência FilmAn apostle of modernism at the International Exhibition for the Centennial of Brazilian Independence: Armando Pamplona and Independência FilmCinema e históriahistória do cinema brasileiroExposições Universais.Film and historyhistory of Brazilian cinemaUniversal Exhibitions.O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado ‘apóstolo do modernismo’ por Menotti del Picchia — como estudo de caso.The aim of this paper is to trace the trajectory of Armando Pamplona at the International Exhibition for the Centennial of Brazilian Independence, in 1922, analyzing the participation of his production company, Independência Film, and his films. We intend to evaluate the relationship between cinema and the state in this period, taking Pamplona — named ‘apostle of modernism’ by Menotti del Picchia — as a case study.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7126410.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 37 (2012); 75-92Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 37 (2012); 75-922316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264/74264Copyright (c) 2012 Eduardo Victorio Morettinhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorettin, Eduardo Victorio2019-04-01T19:47:57Zoai:revistas.usp.br:article/71264Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:47:57Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
An apostle of modernism at the International Exhibition for the Centennial of Brazilian Independence: Armando Pamplona and Independência Film
title Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
spellingShingle Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
Morettin, Eduardo Victorio
Cinema e história
história do cinema brasileiro
Exposições Universais.
Film and history
history of Brazilian cinema
Universal Exhibitions.
title_short Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
title_full Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
title_fullStr Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
title_full_unstemmed Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
title_sort Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
author Morettin, Eduardo Victorio
author_facet Morettin, Eduardo Victorio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morettin, Eduardo Victorio
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e história
história do cinema brasileiro
Exposições Universais.
Film and history
history of Brazilian cinema
Universal Exhibitions.
topic Cinema e história
história do cinema brasileiro
Exposições Universais.
Film and history
history of Brazilian cinema
Universal Exhibitions.
description O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado ‘apóstolo do modernismo’ por Menotti del Picchia — como estudo de caso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264
10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264/74264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Eduardo Victorio Morettin
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Eduardo Victorio Morettin
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 37 (2012); 75-92
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 37 (2012); 75-92
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786741784576