Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264 |
Resumo: | O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado ‘apóstolo do modernismo’ por Menotti del Picchia — como estudo de caso. |
id |
USP-12_81fae6257e7de4b0f41afe02cead2392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/71264 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência FilmAn apostle of modernism at the International Exhibition for the Centennial of Brazilian Independence: Armando Pamplona and Independência FilmCinema e históriahistória do cinema brasileiroExposições Universais.Film and historyhistory of Brazilian cinemaUniversal Exhibitions.O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado ‘apóstolo do modernismo’ por Menotti del Picchia — como estudo de caso.The aim of this paper is to trace the trajectory of Armando Pamplona at the International Exhibition for the Centennial of Brazilian Independence, in 1922, analyzing the participation of his production company, Independência Film, and his films. We intend to evaluate the relationship between cinema and the state in this period, taking Pamplona — named ‘apostle of modernism’ by Menotti del Picchia — as a case study.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7126410.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 37 (2012); 75-92Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 37 (2012); 75-922316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264/74264Copyright (c) 2012 Eduardo Victorio Morettinhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorettin, Eduardo Victorio2019-04-01T19:47:57Zoai:revistas.usp.br:article/71264Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:47:57Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film An apostle of modernism at the International Exhibition for the Centennial of Brazilian Independence: Armando Pamplona and Independência Film |
title |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film |
spellingShingle |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film Morettin, Eduardo Victorio Cinema e história história do cinema brasileiro Exposições Universais. Film and history history of Brazilian cinema Universal Exhibitions. |
title_short |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film |
title_full |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film |
title_fullStr |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film |
title_full_unstemmed |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film |
title_sort |
Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film |
author |
Morettin, Eduardo Victorio |
author_facet |
Morettin, Eduardo Victorio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morettin, Eduardo Victorio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e história história do cinema brasileiro Exposições Universais. Film and history history of Brazilian cinema Universal Exhibitions. |
topic |
Cinema e história história do cinema brasileiro Exposições Universais. Film and history history of Brazilian cinema Universal Exhibitions. |
description |
O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado ‘apóstolo do modernismo’ por Menotti del Picchia — como estudo de caso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71264/74264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Eduardo Victorio Morettin http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Eduardo Victorio Morettin http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 37 (2012); 75-92 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 37 (2012); 75-92 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786741784576 |