Arlindo Machado’s thought and a genealogy of video arts in Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/181786 |
Resumo: | A obra de Arlindo Machado estabelece o principal campo de leitura das artes do vídeo no Brasil. Em especial em dois artigos, A experiência do vídeo no Brasil e As linhas de força do vídeo brasileiro, Machado traça um panorama – que ele mesmo sinaliza ser incompleto – da produção videográfica no país. Este artigo propõe-se uma tarefa dupla: demonstrar de que forma a obra de Machado contribui para a formação de um campo de pesquisa que propõe a leitura crítica das imagens técnicas, o que ele faz de dois modos complementares (pelo desmonte das linguagens estabelecidas e pelo mapeamento das linguagens emergentes); reestabelecer elos que não foram desenvolvidos de forma mais longa entre as artes visuais e as artes do vídeo, propondo uma genealogia das artes do vídeo no Brasil a partir da análise de duas obras representativas. |
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Arlindo Machado’s thought and a genealogy of video arts in BrazilO pensamento de Arlindo Machado e uma genealogia das artes do vídeo no BrasilArlindo MachadoArtes do VídeoBrasilGenealogiaPensamentoArlindo Machadovideo artsBrazilgenealogythinkingA obra de Arlindo Machado estabelece o principal campo de leitura das artes do vídeo no Brasil. Em especial em dois artigos, A experiência do vídeo no Brasil e As linhas de força do vídeo brasileiro, Machado traça um panorama – que ele mesmo sinaliza ser incompleto – da produção videográfica no país. Este artigo propõe-se uma tarefa dupla: demonstrar de que forma a obra de Machado contribui para a formação de um campo de pesquisa que propõe a leitura crítica das imagens técnicas, o que ele faz de dois modos complementares (pelo desmonte das linguagens estabelecidas e pelo mapeamento das linguagens emergentes); reestabelecer elos que não foram desenvolvidos de forma mais longa entre as artes visuais e as artes do vídeo, propondo uma genealogia das artes do vídeo no Brasil a partir da análise de duas obras representativas.The article deals with how Arlindo Machado’s work establishes the main reading field of video arts in Brazil, specially in two articles, A experiência do vídeo no Brasil and As linhas de força do vídeo brasileiro, which, despite the importance of its contribution, has not yet been systematically discussed. To this end, a critical reading of Machado’s thought is made, as it appears in his main books. Consequently, we conclude that Machado’s work contributes to the formation of a research field that proposes a critical reading of technical images, which the author does in two complementary ways: by dismantling established languages and by mapping emerging languages.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18178610.11606/issn.2316-7114.sig.2021.181786Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 33-53Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 33-532316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/181786/174982https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/181786/174981Copyright (c) 2021 Marcus Bastoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Marcus2021-11-01T14:52:16Zoai:revistas.usp.br:article/181786Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-11-01T14:52:16Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A obra de Arlindo Machado estabelece o principal campo de leitura das artes do vídeo no Brasil. Em especial em dois artigos, A experiência do vídeo no Brasil e As linhas de força do vídeo brasileiro, Machado traça um panorama – que ele mesmo sinaliza ser incompleto – da produção videográfica no país. Este artigo propõe-se uma tarefa dupla: demonstrar de que forma a obra de Machado contribui para a formação de um campo de pesquisa que propõe a leitura crítica das imagens técnicas, o que ele faz de dois modos complementares (pelo desmonte das linguagens estabelecidas e pelo mapeamento das linguagens emergentes); reestabelecer elos que não foram desenvolvidos de forma mais longa entre as artes visuais e as artes do vídeo, propondo uma genealogia das artes do vídeo no Brasil a partir da análise de duas obras representativas. |
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