The matriarchal utopia (re)enacted by Helena Ignez’s Brechtian triptych
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/187974 |
Resumo: | Desde sua passagem pelas hostes do cinema marginal e pelo teatro experimental no Brasil, Helena Ignez flerta com os primados oswaldianos do Matriarcado de Pindorama. Na sua carreira como atriz – e agora também como realizadora –, revitaliza e subverte os princípios do matriarcado, trazendo à baila outros temas próximos a discussões mais amplas dos direitos humanos: reforma agrária, sexualidade liberta, ócio ligado à criatividade. Discute-se, então, como o tema do matriarcado de Oswald de Andrade chegou a esses filmes aqui nomeados de “tríptico brechtiano”, em que uma subversão temática é levada à tela através de experimentalidade formal do jogo do ator no cinema. Em sua obra, Ignez propõe uma contraposição criativa e confrontadora aos conceitos e protocolos de boas maneiras, na união formal de Brecht com o matriarcado de Oswald de Andrade. |
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The matriarchal utopia (re)enacted by Helena Ignez’s Brechtian triptychA utopia matriarcal (re)encenada no tríptico brechtiano de Helena IgnezMatriarchyOswald de AndradeFilm actingHelena IgnezBertolt BrechtMatriarcadoOswald de AndradeAtor no cinemaHelena IgnezBertolt BrechtDesde sua passagem pelas hostes do cinema marginal e pelo teatro experimental no Brasil, Helena Ignez flerta com os primados oswaldianos do Matriarcado de Pindorama. Na sua carreira como atriz – e agora também como realizadora –, revitaliza e subverte os princípios do matriarcado, trazendo à baila outros temas próximos a discussões mais amplas dos direitos humanos: reforma agrária, sexualidade liberta, ócio ligado à criatividade. Discute-se, então, como o tema do matriarcado de Oswald de Andrade chegou a esses filmes aqui nomeados de “tríptico brechtiano”, em que uma subversão temática é levada à tela através de experimentalidade formal do jogo do ator no cinema. Em sua obra, Ignez propõe uma contraposição criativa e confrontadora aos conceitos e protocolos de boas maneiras, na união formal de Brecht com o matriarcado de Oswald de Andrade.Since her passage through the marginal cinema groups and the experimental theater in Brazil, Helena Ignez has flirted with the Oswaldian tenets of Pindorama Matriarchy. Throughout her career as an actress – and now also as a film director –, she has revitalized and subverted the principles of matriarchy, bringing up other issues close to broader human rights discussions: agrarian reform, free sexuality, leisure linked to creativity. We discuss, then, how Oswald de Andrade came to these films here named “Brechtian triptych”, in which a thematic subversion is brought to the big screen by means of formal experimentality of film acting. In her work, Ignez proposes a creative and confrontational contraposition to the concepts and protocols of good manners, in the formal union of Brecht with Oswald de Andrade’s matriarchy.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18797410.11606/issn.2316-7114.sig.2022.187974Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 309-329Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 57 (2022): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (II); 309-3292316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/187974/179915Copyright (c) 2022 Sandro de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sandro de2022-02-04T22:46:23Zoai:revistas.usp.br:article/187974Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-02-04T22:46:23Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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