A lógica dialética da percepção cinematográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59956 |
Resumo: | O cinema, como a pintura e a fotografia, utiliza a propriedade humana de perceber partes de imagens que estão fora do quadro/ tela a partir de partes das mesmas imagens que estão no quadro/ tela, expressando uma dialética entre o que se vê e o que não se vê. No cinema, essa dialética se realiza através de imagens em movimento, tendo alcançado um maior desenvolvimento graças à invenção do corte e, por conseguinte, da montagem, tornando-se o que denominamos lógica dialética da percepção cinematográfica, da qual iremos tratar neste texto. |
id |
USP-12_94b8eb159bfc19f4bd244be0b2282996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/59956 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A lógica dialética da percepção cinematográficaThe dialectics logic of cinematic perceptionPerceptiondialecticscinematic language.Percepçãodialéticalinguagem cinematográfica.O cinema, como a pintura e a fotografia, utiliza a propriedade humana de perceber partes de imagens que estão fora do quadro/ tela a partir de partes das mesmas imagens que estão no quadro/ tela, expressando uma dialética entre o que se vê e o que não se vê. No cinema, essa dialética se realiza através de imagens em movimento, tendo alcançado um maior desenvolvimento graças à invenção do corte e, por conseguinte, da montagem, tornando-se o que denominamos lógica dialética da percepção cinematográfica, da qual iremos tratar neste texto.The cinema, like the painting and the photography, uses the human being’s property of perceiving parts of images that are out of the picture/screen from parts of the same images that are on the picture/screen, expressing a dialectic between what we see and what we do not see. In the cinema, this dialectic is accomplished through moving images, having achieved a greater development thanks to the invention of the cut and, therefore, of the edition, becoming what we call logic dialectics of cinematic perception, with which we will deal in this text.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/5995610.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59956Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 40 n. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 178-202Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 40 No. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 178-2022316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59956/63061Copyright (c) 2013 Vinicius Banderahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBandera, Vinicius2024-03-21T13:29:29Zoai:revistas.usp.br:article/59956Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:29Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lógica dialética da percepção cinematográfica The dialectics logic of cinematic perception |
title |
A lógica dialética da percepção cinematográfica |
spellingShingle |
A lógica dialética da percepção cinematográfica Bandera, Vinicius Perception dialectics cinematic language. Percepção dialética linguagem cinematográfica. |
title_short |
A lógica dialética da percepção cinematográfica |
title_full |
A lógica dialética da percepção cinematográfica |
title_fullStr |
A lógica dialética da percepção cinematográfica |
title_full_unstemmed |
A lógica dialética da percepção cinematográfica |
title_sort |
A lógica dialética da percepção cinematográfica |
author |
Bandera, Vinicius |
author_facet |
Bandera, Vinicius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandera, Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perception dialectics cinematic language. Percepção dialética linguagem cinematográfica. |
topic |
Perception dialectics cinematic language. Percepção dialética linguagem cinematográfica. |
description |
O cinema, como a pintura e a fotografia, utiliza a propriedade humana de perceber partes de imagens que estão fora do quadro/ tela a partir de partes das mesmas imagens que estão no quadro/ tela, expressando uma dialética entre o que se vê e o que não se vê. No cinema, essa dialética se realiza através de imagens em movimento, tendo alcançado um maior desenvolvimento graças à invenção do corte e, por conseguinte, da montagem, tornando-se o que denominamos lógica dialética da percepção cinematográfica, da qual iremos tratar neste texto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59956 10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59956 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59956 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59956/63061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Vinicius Bandera http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Vinicius Bandera http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 40 n. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 178-202 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 40 No. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 178-202 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526238101504 |