A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ketlyn Mara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227
Resumo: This article discusses how the 2015 filmic adaptation of Macbeth by Justin Kurzel is embedded in the social and political context of the 21st century in which the wars of Afghanistan and Iraq reverberate in the physical and psychological state of the soldier. In the film, the war body is scarred by multiple violent experiences of battle and emerges as a damaged individual, one that carries the viscerally traumatic past into the present. I analyze how Macbeth’s military body undergoes a downward spiraling journey from collective leader to lone tyrant that takes roots in his past violent experiences of immersion into a context of corporeal mutilation and death.
id USP-12_9a4d8f5de055a484e41d4aa08d264399
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157227
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin KurzelThe transformation of the war body on screen in Justin Kurzel’s MacbethCorpo bélicoCinemaShakespeareMacbethViolênciaWar bodyCinemaShakespeareMacbethViolenceThis article discusses how the 2015 filmic adaptation of Macbeth by Justin Kurzel is embedded in the social and political context of the 21st century in which the wars of Afghanistan and Iraq reverberate in the physical and psychological state of the soldier. In the film, the war body is scarred by multiple violent experiences of battle and emerges as a damaged individual, one that carries the viscerally traumatic past into the present. I analyze how Macbeth’s military body undergoes a downward spiraling journey from collective leader to lone tyrant that takes roots in his past violent experiences of immersion into a context of corporeal mutilation and death.este artigo discute como a adaptação de Macbeth (2015), do diretor Justin Kurzel está imersa no contexto social e político do século XXI em que as guerras do Afeganistão e Iraque reverberam no estado físico e psicológico do soldado. No filme, o corpo bélico carrega cicatrizes das múltiplas experiências violentas de batalha e emerge como um indivíduo danificado, aquele que visceralmente carrega o passado traumático para seu presente. Eu analiso como o corpo bélico de Macbeth passa por uma jornada de ruína, transformando-se de líder das massas em um tirano solitário preso em suas raízes de violentas experiências do passado em um contexto de mutilação do corpo e morte.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/15722710.11606/issn.2316-7114.sig.2020.157227Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 62-82Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 62-822316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/168589https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/168588https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/186085https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/186102Copyright (c) 2020 Ketlyn Mara Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Ketlyn Mara2020-07-31T17:56:04Zoai:revistas.usp.br:article/157227Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-07-31T17:56:04Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
The transformation of the war body on screen in Justin Kurzel’s Macbeth
title A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
spellingShingle A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
Rosa, Ketlyn Mara
Corpo bélico
Cinema
Shakespeare
Macbeth
Violência
War body
Cinema
Shakespeare
Macbeth
Violence
title_short A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
title_full A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
title_fullStr A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
title_full_unstemmed A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
title_sort A transformação do corpo bélico na tela em Macbeth de Justin Kurzel
author Rosa, Ketlyn Mara
author_facet Rosa, Ketlyn Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ketlyn Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo bélico
Cinema
Shakespeare
Macbeth
Violência
War body
Cinema
Shakespeare
Macbeth
Violence
topic Corpo bélico
Cinema
Shakespeare
Macbeth
Violência
War body
Cinema
Shakespeare
Macbeth
Violence
description This article discusses how the 2015 filmic adaptation of Macbeth by Justin Kurzel is embedded in the social and political context of the 21st century in which the wars of Afghanistan and Iraq reverberate in the physical and psychological state of the soldier. In the film, the war body is scarred by multiple violent experiences of battle and emerges as a damaged individual, one that carries the viscerally traumatic past into the present. I analyze how Macbeth’s military body undergoes a downward spiraling journey from collective leader to lone tyrant that takes roots in his past violent experiences of immersion into a context of corporeal mutilation and death.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.157227
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.157227
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/168589
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/168588
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/186085
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/157227/186102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ketlyn Mara Rosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ketlyn Mara Rosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 54 (2020): The scenic space in audiovisual media: transits between theater and cinema; 62-82
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 54 (2020): O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema; 62-82
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713788273754112