Adolfo Celi, um olhar para dois mundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanucci, Alessandra
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65562
Resumo: O ensaio resgata a vivência brasileira de Adolfo Celi, ator e diretor italiano ativo em cinema e teatro (1922-1986), inserido no laboratório paulista da renovação, na década de 1950. Sua atuação impôs, no palco, o legado texto-cêntrico de Sílvio d'Amico e a utopia do ator plástico de Copeau e, na tela, a estética neo-realista associada a uma atuação fortemente marcada pelo ideário teatral moderno. As intuições, a herança, as oportunidades e as invenções perdidas desta experiência transcultural sugerem um quadro de realização somente parcial do projeto modernizador. Ao entrar na década de 60, é a sensação de ter esgotado um ciclo existencial que fornece a Celi um válido álibi para o retorno. Álibi (1969), seu terceiro e último filme como diretor, realizado na Itália com Gassmann e Lucignani, é um testemunho de vida e memórias, de raiva e de saudade do Brasil; e um precioso guia para entender sua extraordinária ‘aventura americana’.
id USP-12_a15f453a2f43400a9ae22f8d60795a1d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65562
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Adolfo Celi, um olhar para dois mundosAdolfo Celiteatrocinema.O ensaio resgata a vivência brasileira de Adolfo Celi, ator e diretor italiano ativo em cinema e teatro (1922-1986), inserido no laboratório paulista da renovação, na década de 1950. Sua atuação impôs, no palco, o legado texto-cêntrico de Sílvio d'Amico e a utopia do ator plástico de Copeau e, na tela, a estética neo-realista associada a uma atuação fortemente marcada pelo ideário teatral moderno. As intuições, a herança, as oportunidades e as invenções perdidas desta experiência transcultural sugerem um quadro de realização somente parcial do projeto modernizador. Ao entrar na década de 60, é a sensação de ter esgotado um ciclo existencial que fornece a Celi um válido álibi para o retorno. Álibi (1969), seu terceiro e último filme como diretor, realizado na Itália com Gassmann e Lucignani, é um testemunho de vida e memórias, de raiva e de saudade do Brasil; e um precioso guia para entender sua extraordinária ‘aventura americana’.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6556210.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65562Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 29 No. 18 (2002); 145-168Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 29 n. 18 (2002); 145-1682316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65562/68175Copyright (c) 2002 Alessandra Vanuccihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVanucci, Alessandra2019-04-01T20:18:41Zoai:revistas.usp.br:article/65562Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:18:41Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
title Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
spellingShingle Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
Vanucci, Alessandra
Adolfo Celi
teatro
cinema.
title_short Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
title_full Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
title_fullStr Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
title_full_unstemmed Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
title_sort Adolfo Celi, um olhar para dois mundos
author Vanucci, Alessandra
author_facet Vanucci, Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanucci, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Adolfo Celi
teatro
cinema.
topic Adolfo Celi
teatro
cinema.
description O ensaio resgata a vivência brasileira de Adolfo Celi, ator e diretor italiano ativo em cinema e teatro (1922-1986), inserido no laboratório paulista da renovação, na década de 1950. Sua atuação impôs, no palco, o legado texto-cêntrico de Sílvio d'Amico e a utopia do ator plástico de Copeau e, na tela, a estética neo-realista associada a uma atuação fortemente marcada pelo ideário teatral moderno. As intuições, a herança, as oportunidades e as invenções perdidas desta experiência transcultural sugerem um quadro de realização somente parcial do projeto modernizador. Ao entrar na década de 60, é a sensação de ter esgotado um ciclo existencial que fornece a Celi um válido álibi para o retorno. Álibi (1969), seu terceiro e último filme como diretor, realizado na Itália com Gassmann e Lucignani, é um testemunho de vida e memórias, de raiva e de saudade do Brasil; e um precioso guia para entender sua extraordinária ‘aventura americana’.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65562
10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65562
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65562
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65562/68175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2002 Alessandra Vanucci
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2002 Alessandra Vanucci
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 29 No. 18 (2002); 145-168
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 29 n. 18 (2002); 145-168
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713785829523456