Wings of history, angels of desire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71147 |
Resumo: | Análise de leitura que o filme Asas do desejo (1987), de Wim Wenders, faz da cidade de Berlim, ressaltando a sintonia do projeto audiovisual com os escritores Walter Benjamin e Rainer Maria Rilke. Observa-se a cidade alemã dividida e fragmentada pelos traumas de guerra, mas diante da iminente queda do muro de Berlim. Na narrativa cinematográfica, a figura benjaminiana do “anjo da história” sustenta a ideia do conhecimento articulado pela luz da verdade e do amor e pela insustentabilidade da concepção histórica baseada na supremacia dos vencedores |
id |
USP-12_a28c4b4eb484a9211111254b5d66e0b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/71147 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Wings of history, angels of desireAsas da história, anjos do desejoCinemaphotographyaudiovisualityeveryday life urbanitycultural history.inemafotografiaaudiovisualcotidiano urbanohistória cultural.Análise de leitura que o filme Asas do desejo (1987), de Wim Wenders, faz da cidade de Berlim, ressaltando a sintonia do projeto audiovisual com os escritores Walter Benjamin e Rainer Maria Rilke. Observa-se a cidade alemã dividida e fragmentada pelos traumas de guerra, mas diante da iminente queda do muro de Berlim. Na narrativa cinematográfica, a figura benjaminiana do “anjo da história” sustenta a ideia do conhecimento articulado pela luz da verdade e do amor e pela insustentabilidade da concepção histórica baseada na supremacia dos vencedoresAnalysis of the reading that the film Wings of Desire (1987), directed by Wim Wenders, does of the city of Berlin, emphasizing the harmony of audiovisual project with the writers Walter Benjamin and Rainer Maria Rilke. We can note the German city divided and fragmented by the war trauma, but also waiting for the imminent fall of the Berlin Wall. In the filmmaking narrative, the figure of Benjamin’s “angel of history” supports the idea of knowledge articulated by the light of the truth and the love and the “unsustainability” of conception based on historical supremacy of winners.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7114710.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 38 (2012); 227-246Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 38 (2012); 227-2462316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71147/74122Copyright (c) 2012 Atílio Avancinihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvancini, Atílio2019-04-01T19:47:24Zoai:revistas.usp.br:article/71147Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:47:24Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wings of history, angels of desire Asas da história, anjos do desejo |
title |
Wings of history, angels of desire |
spellingShingle |
Wings of history, angels of desire Avancini, Atílio Cinema photography audiovisuality everyday life urbanity cultural history. inema fotografia audiovisual cotidiano urbano história cultural. |
title_short |
Wings of history, angels of desire |
title_full |
Wings of history, angels of desire |
title_fullStr |
Wings of history, angels of desire |
title_full_unstemmed |
Wings of history, angels of desire |
title_sort |
Wings of history, angels of desire |
author |
Avancini, Atílio |
author_facet |
Avancini, Atílio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avancini, Atílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema photography audiovisuality everyday life urbanity cultural history. inema fotografia audiovisual cotidiano urbano história cultural. |
topic |
Cinema photography audiovisuality everyday life urbanity cultural history. inema fotografia audiovisual cotidiano urbano história cultural. |
description |
Análise de leitura que o filme Asas do desejo (1987), de Wim Wenders, faz da cidade de Berlim, ressaltando a sintonia do projeto audiovisual com os escritores Walter Benjamin e Rainer Maria Rilke. Observa-se a cidade alemã dividida e fragmentada pelos traumas de guerra, mas diante da iminente queda do muro de Berlim. Na narrativa cinematográfica, a figura benjaminiana do “anjo da história” sustenta a ideia do conhecimento articulado pela luz da verdade e do amor e pela insustentabilidade da concepção histórica baseada na supremacia dos vencedores |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71147 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71147 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71147/74122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Atílio Avancini http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Atílio Avancini http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 38 (2012); 227-246 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 38 (2012); 227-246 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786727104512 |