Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biosca, Vicente Sánchez
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68106
Resumo: As contribuições de Strand para o cinema estão estreitamente relacionadas com seus trabalhos fotográficos da época e mesmo com um olhar que, apesar de suas múltiplas diferenças, possui muitos pontos em comum. Se em Manhatta (1920), Strand (em colaboração com Sheeler) oferece uma síntese da natureza e da modernidade, em Redes (1934) o que predomina, em contrapartida, é a experiência da arte muralista mexicana e a influência de Eisenstein (em suas andanças por México) são os fatores que determinam seus esforços na construção de uma épica dos operários. Mas sem dúvida, o projeto mais ambicioso de Strand (ao mando da produtora Frontier Films) foi Native Land, o filme que atendeu às demandas do American Popular Front e as moldou nas palavras dos fundadores da pátria americana.
id USP-12_b6484bbbd759bcdf377e653635fc81cf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/68106
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Paul Strand y las paradojas de la modernidad americanaPaul Strand y las paradojas de la modernidad americanaPaul Strand y las paradojas de la modernidad americanaPaul Strand contributionsPhotography workNative Land.CinemaSrtrandFotografia e Native Land.As contribuições de Strand para o cinema estão estreitamente relacionadas com seus trabalhos fotográficos da época e mesmo com um olhar que, apesar de suas múltiplas diferenças, possui muitos pontos em comum. Se em Manhatta (1920), Strand (em colaboração com Sheeler) oferece uma síntese da natureza e da modernidade, em Redes (1934) o que predomina, em contrapartida, é a experiência da arte muralista mexicana e a influência de Eisenstein (em suas andanças por México) são os fatores que determinam seus esforços na construção de uma épica dos operários. Mas sem dúvida, o projeto mais ambicioso de Strand (ao mando da produtora Frontier Films) foi Native Land, o filme que atendeu às demandas do American Popular Front e as moldou nas palavras dos fundadores da pátria americana.Paul Strand’s contributions to the film world are very closely related to his photography work from each era, and even more to a world vision that, despite its different emphases, has many points in common. While in Manhatta (1920) Strand (along with Sheeler) offers a synthesis of nature and modernity, in Redes (1934) it is the experience of Mexican mural art and the influence of Eisenstein (on his way through Mexico) that determine his efforts to build a workingman’s epic. But without a doubt, Strand’s most ambitious project (at the head of the production company Frontier Films) was Native Land (1942), the film that took on the demands of the American Popular Front and engraved them in the words of the founding fathers of the American homeland.nuloUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6810610.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68106Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 37 No. 33 (2010); 91-111Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 37 n. 33 (2010); 91-1112316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68106/70664Copyright (c) 2010 Vicente Sánchez Bioscahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBiosca, Vicente Sánchez2019-04-01T19:54:52Zoai:revistas.usp.br:article/68106Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:54:52Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
title Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
spellingShingle Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
Biosca, Vicente Sánchez
Paul Strand contributions
Photography work
Native Land.
Cinema
Srtrand
Fotografia e Native Land.
title_short Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
title_full Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
title_fullStr Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
title_full_unstemmed Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
title_sort Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana
author Biosca, Vicente Sánchez
author_facet Biosca, Vicente Sánchez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biosca, Vicente Sánchez
dc.subject.por.fl_str_mv Paul Strand contributions
Photography work
Native Land.
Cinema
Srtrand
Fotografia e Native Land.
topic Paul Strand contributions
Photography work
Native Land.
Cinema
Srtrand
Fotografia e Native Land.
description As contribuições de Strand para o cinema estão estreitamente relacionadas com seus trabalhos fotográficos da época e mesmo com um olhar que, apesar de suas múltiplas diferenças, possui muitos pontos em comum. Se em Manhatta (1920), Strand (em colaboração com Sheeler) oferece uma síntese da natureza e da modernidade, em Redes (1934) o que predomina, em contrapartida, é a experiência da arte muralista mexicana e a influência de Eisenstein (em suas andanças por México) são os fatores que determinam seus esforços na construção de uma épica dos operários. Mas sem dúvida, o projeto mais ambicioso de Strand (ao mando da produtora Frontier Films) foi Native Land, o filme que atendeu às demandas do American Popular Front e as moldou nas palavras dos fundadores da pátria americana.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68106
10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68106
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68106
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68106
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68106/70664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Vicente Sánchez Biosca
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Vicente Sánchez Biosca
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 37 No. 33 (2010); 91-111
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 37 n. 33 (2010); 91-111
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786659995648