Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Editores, Os
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65618
Resumo: Significação inaugura nova parceria. Já a partir deste número, a revista passa a contar com o apoio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão/CTR/ da Escola de Comunicações e Artes/ECA/ da USP. Esperamos, com isso, manter não só a qualidade almejada mas também a indispensável periodicidade semestral. O leitor, que nos tem acompanhado ao longo destes anos, certamente poderá vir a ser o maior beneficiário disso.A presente edição recebe relevantes artigos, como Le papillon tête-de-Janus - A propos de Sémantique structurale, quarante ans après, de Eric Landowski, que chama a atenção para a fecundidade da semiótica «greimasiana», especialmente para três opções fundamentais, que ainda hoje norteiam as pesquisas na área, quais sejam: escolha em favor de uma teoria gerativa; embasamento da problemática da significação na gramativa da narratividade; e o papel essencial atribuído à percepção como fundamento da apreensão da significação. Não menos impactante para pesquisas que se fundam nesta vertente semiótica é a tradução do texto de Claude Zilberberg, Síntese da gramática tensiva, no qual o autor não só propõe a afetividade como parte da produção do sentido, como lhe atribui a direção desse processo. Com isso, sugere que à semiótica das oposições – a qual continua em vigência no estruturalismo – prevaleça uma semiótica dos intervalos, reconhecendo nesta a primazia da afetividade.Seguindo outra linha teórica, Lucrécia Ferrara investiga a epistemologia da comunicação, que se desenvolveria, segundo a autora, como decorrência de duas categorias básicas: o programa e o projeto, categorias indispensáveis para que, por meio da reflexão, se alcance definir a comunicação dos nossos dias enquanto campo complexo ético e estético. Já o artigo de Malena Contrera e de Norval Baitello investiga os fenômenos relacionados com a visualidade e sua exacerbação nas últimas décadas do século XX, com contribuições da neurologia, da psicologia, das ciências sociais e das ciências da linguagem, destacando os trabalhos de A. Damásio, B. Cyrulnik, E. Morin, D. Linke e H. Belting, que ofereceriam perspectivas mais complexas e processuais para o estudo da imagem no campo da comunicação.Refletindo sobre os meios de comunicação, o pesquisador chileno Víctor Silva Echeto argumenta que se não é possível compreender a historia moderna dos meios sem analisar o efeito das guerras, hoje se dá algo inverso: frente a sociedade do espetáculo, a industria cultural ou a cultura massiva, nos encontramos diante da estetização tecnocultural da guerra.A edição conta ainda com instigantes propostas de leitura. Reto Melquior apresenta uma exposição do filme Copacabana (2001), de Carla Camurati, comentando o dialogismo explícito do filme com várias obras literárias e cinematográficas, chamando a atenção para dois exemplos de intertextualidade visual com pinturas de Mantegna e Picasso, além de apontar jogos oníricos e técnicas narrativas que balizam uma poética do carnaval.Ao examinarem a canção "As Vitrines", de Chico Buarque, lvã Carlos Lopes e Luís Tatit mostram a trajetória de um sujeito apaixonado a perseguir a amada pelas ruas da cidade, sem nunca obter dela qualquer resposta efetiva, nem mesmo qualquer sinal de que ela nota sua existência. Letra e melodia contribuem, cada qual a seu modo, para retratar a ambigüidade da situação desse sujeito que pode ver, sem poder tocar.O artigo de Carla Longhi analisa as imbricações dos espaços público e privado no séc. XX através da abordagem do filme Capote (2005). Retomando a relação autor-fato-obra, a autora estabelece um diálogo com Hannah Arendt e Jurgen Habermas, buscando a compreensão da reconceituação destes espaços e suas consequências para a condição humana. Kati Eliana Caetano e Sandra Fischer voltam-se para a fotografia de imprensa, explorando suas possibilidades interpretativas no âmbito dos seus agenciamentos discursivos e Maria Dora Gênis Mourão aborda aspectos da montagem cinematográfica destacando seus matizes criativos..
id USP-12_ba8e709a2b85278905fd9ad3ac7548e9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65618
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling ApresentaçãoEditorialapresentaçãoaudiovisual.Significação inaugura nova parceria. Já a partir deste número, a revista passa a contar com o apoio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão/CTR/ da Escola de Comunicações e Artes/ECA/ da USP. Esperamos, com isso, manter não só a qualidade almejada mas também a indispensável periodicidade semestral. O leitor, que nos tem acompanhado ao longo destes anos, certamente poderá vir a ser o maior beneficiário disso.A presente edição recebe relevantes artigos, como Le papillon tête-de-Janus - A propos de Sémantique structurale, quarante ans après, de Eric Landowski, que chama a atenção para a fecundidade da semiótica «greimasiana», especialmente para três opções fundamentais, que ainda hoje norteiam as pesquisas na área, quais sejam: escolha em favor de uma teoria gerativa; embasamento da problemática da significação na gramativa da narratividade; e o papel essencial atribuído à percepção como fundamento da apreensão da significação. Não menos impactante para pesquisas que se fundam nesta vertente semiótica é a tradução do texto de Claude Zilberberg, Síntese da gramática tensiva, no qual o autor não só propõe a afetividade como parte da produção do sentido, como lhe atribui a direção desse processo. Com isso, sugere que à semiótica das oposições – a qual continua em vigência no estruturalismo – prevaleça uma semiótica dos intervalos, reconhecendo nesta a primazia da afetividade.Seguindo outra linha teórica, Lucrécia Ferrara investiga a epistemologia da comunicação, que se desenvolveria, segundo a autora, como decorrência de duas categorias básicas: o programa e o projeto, categorias indispensáveis para que, por meio da reflexão, se alcance definir a comunicação dos nossos dias enquanto campo complexo ético e estético. Já o artigo de Malena Contrera e de Norval Baitello investiga os fenômenos relacionados com a visualidade e sua exacerbação nas últimas décadas do século XX, com contribuições da neurologia, da psicologia, das ciências sociais e das ciências da linguagem, destacando os trabalhos de A. Damásio, B. Cyrulnik, E. Morin, D. Linke e H. Belting, que ofereceriam perspectivas mais complexas e processuais para o estudo da imagem no campo da comunicação.Refletindo sobre os meios de comunicação, o pesquisador chileno Víctor Silva Echeto argumenta que se não é possível compreender a historia moderna dos meios sem analisar o efeito das guerras, hoje se dá algo inverso: frente a sociedade do espetáculo, a industria cultural ou a cultura massiva, nos encontramos diante da estetização tecnocultural da guerra.A edição conta ainda com instigantes propostas de leitura. Reto Melquior apresenta uma exposição do filme Copacabana (2001), de Carla Camurati, comentando o dialogismo explícito do filme com várias obras literárias e cinematográficas, chamando a atenção para dois exemplos de intertextualidade visual com pinturas de Mantegna e Picasso, além de apontar jogos oníricos e técnicas narrativas que balizam uma poética do carnaval.Ao examinarem a canção "As Vitrines", de Chico Buarque, lvã Carlos Lopes e Luís Tatit mostram a trajetória de um sujeito apaixonado a perseguir a amada pelas ruas da cidade, sem nunca obter dela qualquer resposta efetiva, nem mesmo qualquer sinal de que ela nota sua existência. Letra e melodia contribuem, cada qual a seu modo, para retratar a ambigüidade da situação desse sujeito que pode ver, sem poder tocar.O artigo de Carla Longhi analisa as imbricações dos espaços público e privado no séc. XX através da abordagem do filme Capote (2005). Retomando a relação autor-fato-obra, a autora estabelece um diálogo com Hannah Arendt e Jurgen Habermas, buscando a compreensão da reconceituação destes espaços e suas consequências para a condição humana. Kati Eliana Caetano e Sandra Fischer voltam-se para a fotografia de imprensa, explorando suas possibilidades interpretativas no âmbito dos seus agenciamentos discursivos e Maria Dora Gênis Mourão aborda aspectos da montagem cinematográfica destacando seus matizes criativos..Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6561810.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65618Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 25 (2006); 7-8Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 25 (2006); 7-82316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65618/68232Copyright (c) 2006 Os Editoreshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEditores, Os2019-04-01T20:05:13Zoai:revistas.usp.br:article/65618Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:05:13Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Editores, Os
Editorial
apresentação
audiovisual.
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Editores, Os
author_facet Editores, Os
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Editores, Os
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
apresentação
audiovisual.
topic Editorial
apresentação
audiovisual.
description Significação inaugura nova parceria. Já a partir deste número, a revista passa a contar com o apoio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão/CTR/ da Escola de Comunicações e Artes/ECA/ da USP. Esperamos, com isso, manter não só a qualidade almejada mas também a indispensável periodicidade semestral. O leitor, que nos tem acompanhado ao longo destes anos, certamente poderá vir a ser o maior beneficiário disso.A presente edição recebe relevantes artigos, como Le papillon tête-de-Janus - A propos de Sémantique structurale, quarante ans après, de Eric Landowski, que chama a atenção para a fecundidade da semiótica «greimasiana», especialmente para três opções fundamentais, que ainda hoje norteiam as pesquisas na área, quais sejam: escolha em favor de uma teoria gerativa; embasamento da problemática da significação na gramativa da narratividade; e o papel essencial atribuído à percepção como fundamento da apreensão da significação. Não menos impactante para pesquisas que se fundam nesta vertente semiótica é a tradução do texto de Claude Zilberberg, Síntese da gramática tensiva, no qual o autor não só propõe a afetividade como parte da produção do sentido, como lhe atribui a direção desse processo. Com isso, sugere que à semiótica das oposições – a qual continua em vigência no estruturalismo – prevaleça uma semiótica dos intervalos, reconhecendo nesta a primazia da afetividade.Seguindo outra linha teórica, Lucrécia Ferrara investiga a epistemologia da comunicação, que se desenvolveria, segundo a autora, como decorrência de duas categorias básicas: o programa e o projeto, categorias indispensáveis para que, por meio da reflexão, se alcance definir a comunicação dos nossos dias enquanto campo complexo ético e estético. Já o artigo de Malena Contrera e de Norval Baitello investiga os fenômenos relacionados com a visualidade e sua exacerbação nas últimas décadas do século XX, com contribuições da neurologia, da psicologia, das ciências sociais e das ciências da linguagem, destacando os trabalhos de A. Damásio, B. Cyrulnik, E. Morin, D. Linke e H. Belting, que ofereceriam perspectivas mais complexas e processuais para o estudo da imagem no campo da comunicação.Refletindo sobre os meios de comunicação, o pesquisador chileno Víctor Silva Echeto argumenta que se não é possível compreender a historia moderna dos meios sem analisar o efeito das guerras, hoje se dá algo inverso: frente a sociedade do espetáculo, a industria cultural ou a cultura massiva, nos encontramos diante da estetização tecnocultural da guerra.A edição conta ainda com instigantes propostas de leitura. Reto Melquior apresenta uma exposição do filme Copacabana (2001), de Carla Camurati, comentando o dialogismo explícito do filme com várias obras literárias e cinematográficas, chamando a atenção para dois exemplos de intertextualidade visual com pinturas de Mantegna e Picasso, além de apontar jogos oníricos e técnicas narrativas que balizam uma poética do carnaval.Ao examinarem a canção "As Vitrines", de Chico Buarque, lvã Carlos Lopes e Luís Tatit mostram a trajetória de um sujeito apaixonado a perseguir a amada pelas ruas da cidade, sem nunca obter dela qualquer resposta efetiva, nem mesmo qualquer sinal de que ela nota sua existência. Letra e melodia contribuem, cada qual a seu modo, para retratar a ambigüidade da situação desse sujeito que pode ver, sem poder tocar.O artigo de Carla Longhi analisa as imbricações dos espaços público e privado no séc. XX através da abordagem do filme Capote (2005). Retomando a relação autor-fato-obra, a autora estabelece um diálogo com Hannah Arendt e Jurgen Habermas, buscando a compreensão da reconceituação destes espaços e suas consequências para a condição humana. Kati Eliana Caetano e Sandra Fischer voltam-se para a fotografia de imprensa, explorando suas possibilidades interpretativas no âmbito dos seus agenciamentos discursivos e Maria Dora Gênis Mourão aborda aspectos da montagem cinematográfica destacando seus matizes criativos..
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65618
10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65618
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65618
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2006.65618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65618/68232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Os Editores
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Os Editores
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 33 No. 25 (2006); 7-8
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 33 n. 25 (2006); 7-8
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786152484864