Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68169 |
Resumo: | A leitura de textos críticos contemporâneos que abordam a proliferação das imagens técnicas nos permite dizer que, apesar do anunciado fim da metafísica ocidental, a teoria platônica dos dois mundos (o das aparências e o das verdades eternas) tem sido, por tortuosos caminhos, recorrentemente revitalizada. As associações entre olhar e passividade e entre mediação e simulacro abrem espaço para as profecias de um mundo de sombras criado pelos próprios mecanismos de racionalização modernos. Colocando em diálogo diferentes avaliações das mudanças provocadas pela multiplicação das imagens técnicas, busca-se, neste artigo, discutir os tratamentos dados à questão da distância da representação, da contemplação e do espetáculo. |
id |
USP-12_bc35c23f2ace1e57653b3860b0f339cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/68169 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiroTeatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiroTechnical imagesDistanceSpectacleImagens técnicasDistânciaEspetáculo.A leitura de textos críticos contemporâneos que abordam a proliferação das imagens técnicas nos permite dizer que, apesar do anunciado fim da metafísica ocidental, a teoria platônica dos dois mundos (o das aparências e o das verdades eternas) tem sido, por tortuosos caminhos, recorrentemente revitalizada. As associações entre olhar e passividade e entre mediação e simulacro abrem espaço para as profecias de um mundo de sombras criado pelos próprios mecanismos de racionalização modernos. Colocando em diálogo diferentes avaliações das mudanças provocadas pela multiplicação das imagens técnicas, busca-se, neste artigo, discutir os tratamentos dados à questão da distância da representação, da contemplação e do espetáculo.Reading contemporary critical texts that address the proliferation of technical images allows us to say that, despite the announced end of western metaphysics, Plato's theory of two worlds (the one of appearances and the one of eternal truths) has been, by devious ways, repeatedly revitalized. The associations between looking and passivity and between mediation and simulacrum open space to the prophecies of a world of shadows created by the modern mechanisms of rationalization themselves. By connecting diferente assessments of the changes caused by the proliferation of technical images, this article, discusses the treatment given to the issue of the distance of representation, of contemplation and of spectacle.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6816910.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68169Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 183-199Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 183-1992316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68169/70722Copyright (c) 2011 Vera Lúcia Follain de Figueiredohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Vera Lúcia Follain de2019-04-01T19:51:46Zoai:revistas.usp.br:article/68169Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:51:46Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro |
title |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro |
spellingShingle |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro Figueiredo, Vera Lúcia Follain de Technical images Distance Spectacle Imagens técnicas Distância Espetáculo. |
title_short |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro |
title_full |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro |
title_fullStr |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro |
title_full_unstemmed |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro |
title_sort |
Teatro de sombras: a crítica das imagens técnicas e a nostalgia do mundo verdadeiro |
author |
Figueiredo, Vera Lúcia Follain de |
author_facet |
Figueiredo, Vera Lúcia Follain de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Vera Lúcia Follain de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Technical images Distance Spectacle Imagens técnicas Distância Espetáculo. |
topic |
Technical images Distance Spectacle Imagens técnicas Distância Espetáculo. |
description |
A leitura de textos críticos contemporâneos que abordam a proliferação das imagens técnicas nos permite dizer que, apesar do anunciado fim da metafísica ocidental, a teoria platônica dos dois mundos (o das aparências e o das verdades eternas) tem sido, por tortuosos caminhos, recorrentemente revitalizada. As associações entre olhar e passividade e entre mediação e simulacro abrem espaço para as profecias de um mundo de sombras criado pelos próprios mecanismos de racionalização modernos. Colocando em diálogo diferentes avaliações das mudanças provocadas pela multiplicação das imagens técnicas, busca-se, neste artigo, discutir os tratamentos dados à questão da distância da representação, da contemplação e do espetáculo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68169 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68169 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68169 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68169/70722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Vera Lúcia Follain de Figueiredo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Vera Lúcia Follain de Figueiredo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 35 (2011); 183-199 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 35 (2011); 183-199 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786694598656 |