Repensando o rádio na era digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59949 |
Resumo: | O rádio vem, há muito tempo, sendo considerado como um meio de comunicação com especificidade tecnológica, institucional e comunicativa. No entanto, tendo em vista o surgimento de um ambiente midiático caracterizado pelas tecnologias digitais, fazse necessário não só investigar o que aconteceu com o rádio, mas mesmo reavaliar também nossa compreensão sobre o que ele sempre foi. Este artigo defende uma abordagem para o estudo do rádio através da ecologia midiática, que possa reconhecer a periodização da história dos meios e possa considerar a forma e o discurso do rádio como uma negociação entre potencialidades e efetividades. |
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Repensando o rádio na era digitalRethinking radio in the digital ageRádiotecnologias digitaisecologia midiática.Radiodigital technologiesmedia ecology.O rádio vem, há muito tempo, sendo considerado como um meio de comunicação com especificidade tecnológica, institucional e comunicativa. No entanto, tendo em vista o surgimento de um ambiente midiático caracterizado pelas tecnologias digitais, fazse necessário não só investigar o que aconteceu com o rádio, mas mesmo reavaliar também nossa compreensão sobre o que ele sempre foi. Este artigo defende uma abordagem para o estudo do rádio através da ecologia midiática, que possa reconhecer a periodização da história dos meios e possa considerar a forma e o discurso do rádio como uma negociação entre potencialidades e efetividades.Radio has long been considered and studied as a particular technological, institutional and communicative form. However, as a result of the emergence of a media environment characterised by digital technologies, it has become necessary to examine not only what has happened to radio, but also to re-evaluate our understanding of what it was in the first place. This article argues for a media ecology approach to an understanding of radio; one that acknowledges a periodisation of media history, and which considers the form and discourse of radio as a negotiation of affordances and effectivities.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/5994910.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59949Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 40 n. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 24-43Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 40 No. 39 (2013): Dossiê: O rádio além das fronteiras; 24-432316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/59949/63055Copyright (c) 2013 Andrew Dubberhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDubber, Andrew2024-03-21T13:29:29Zoai:revistas.usp.br:article/59949Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:29Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O rádio vem, há muito tempo, sendo considerado como um meio de comunicação com especificidade tecnológica, institucional e comunicativa. No entanto, tendo em vista o surgimento de um ambiente midiático caracterizado pelas tecnologias digitais, fazse necessário não só investigar o que aconteceu com o rádio, mas mesmo reavaliar também nossa compreensão sobre o que ele sempre foi. Este artigo defende uma abordagem para o estudo do rádio através da ecologia midiática, que possa reconhecer a periodização da história dos meios e possa considerar a forma e o discurso do rádio como uma negociação entre potencialidades e efetividades. |
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