A Dona Flor da Forum: publicidade, desejo e consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90551 |
Resumo: | A coleção Verão 2004 da marca brasileira de roupas Forum teve como tema Dona Flor e seus dois maridos, obra literária de Jorge Amado. A campanha publicitária explorou o tema que inspirou a coleção. Este trabalho pretende realçar aspectos do segmento veiculado no jornal Folha de S. Paulo, com vistas a analisar os efeitos de sentido que ali se alojam - enfatizando a vertente daqueles que dizem respeito a questões afetas à motivação do desejo e à dimensão da instância situada entre a utopia e o gozo, entre o estágio do anseio e o fase da realização do desejo. O instalar e o satisfazer desejos nos parecem ter relevância para o campo dos estudos sobre publicidade e consumo. Nessa perspectiva, a brecha que se aninha entre o que se almeja e o que se consegue - entre aquilo que o anunciante faz desejar e aquilo que o consumidor finalmente obtém - pode vir a ser reveladora. |
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A Dona Flor da Forum: publicidade, desejo e consumoA Dona Flor da Forum: publicidade, desejo e consumoPublicidadeConsumoDesejoRoupa marca ForumDona Flor e seus dois maridosPublicityConsumptionDesireForum''s clothesDona Flor e seus dois maridosA coleção Verão 2004 da marca brasileira de roupas Forum teve como tema Dona Flor e seus dois maridos, obra literária de Jorge Amado. A campanha publicitária explorou o tema que inspirou a coleção. Este trabalho pretende realçar aspectos do segmento veiculado no jornal Folha de S. Paulo, com vistas a analisar os efeitos de sentido que ali se alojam - enfatizando a vertente daqueles que dizem respeito a questões afetas à motivação do desejo e à dimensão da instância situada entre a utopia e o gozo, entre o estágio do anseio e o fase da realização do desejo. O instalar e o satisfazer desejos nos parecem ter relevância para o campo dos estudos sobre publicidade e consumo. Nessa perspectiva, a brecha que se aninha entre o que se almeja e o que se consegue - entre aquilo que o anunciante faz desejar e aquilo que o consumidor finalmente obtém - pode vir a ser reveladora.The Summer 2004 collection of clothes designed by the Brazilian griffe Forum was developed under the theme Dona Flor e seus dois maridos, the novel written by Jorge Amado. The collection’s publicity campaign explored the referred thematic. This article aims at studying aspects of the segment of the campaign published by Folha de S. Paulo newspaper, analyzing the meaning effects produced - emphasizing the ones related to desire motivation and to the dimension of the gap situated between the longing for stage and the enjoyment, the pleasure phase. The installation and the satisfaction of desires are, both, significant instances to the field of studies concerning publicity and consumption. In this perspective, the gap which lays between the desired and the accomplished object - between the announcer’s promises and the consumer’s final acquisition - may be pregnant with relevant information.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/9055110.11606/issn.2316-7114.sig.2005.90551Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 32 No. 24 (2005); 61-79Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 32 n. 24 (2005); 61-792316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90551/93306Copyright (c) 2005 Sandra Fischerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFischer, Sandra2019-04-01T20:05:43Zoai:revistas.usp.br:article/90551Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:05:43Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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