Os riscos do texto e da imagem - Em torno de Balinese character (1942), de Gregory Bateson e Margaret Mead
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90617 |
Resumo: | Bülinese character. A photographie analysis (1942), de Gregory Bateson e Margaret Mead, é, sem sombra de dúvida, um livro fundador da antropologia visual (fotográfica). Muitas vezes citado, ele permanece insuficientemente explorado. Este artigo levanta - após uma breve apresentação da organização geral da obra - um questionamento heurístico e uma reflexão sobre a natureza da utilização integrativa da imagem e do texto na elaboração do discurso antropológico. Para tanto, propõe-se três modelos de organização das pranchas fotográficas de Balinese character e seus respectivos comentários escritos, efetuando percursos inversos: da imagem ao texto, do texto à imagem. Se é verdade que ambos esses suportes comunicacionais são singulares tanto como complementares, sua respectiva riqueza heurística não fica livre de outros riscos que a pesquisa em pauta procurará desvendar. |
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Os riscos do texto e da imagem - Em torno de Balinese character (1942), de Gregory Bateson e Margaret MeadOs riscos do texto e da imagem - Em torno de Balinese character (1942), de Gregory Bateson e Margaret MeadPhotographieAnthropologie visuelleEthosFotografiaAntropologia visualEthosBülinese character. A photographie analysis (1942), de Gregory Bateson e Margaret Mead, é, sem sombra de dúvida, um livro fundador da antropologia visual (fotográfica). Muitas vezes citado, ele permanece insuficientemente explorado. Este artigo levanta - após uma breve apresentação da organização geral da obra - um questionamento heurístico e uma reflexão sobre a natureza da utilização integrativa da imagem e do texto na elaboração do discurso antropológico. Para tanto, propõe-se três modelos de organização das pranchas fotográficas de Balinese character e seus respectivos comentários escritos, efetuando percursos inversos: da imagem ao texto, do texto à imagem. Se é verdade que ambos esses suportes comunicacionais são singulares tanto como complementares, sua respectiva riqueza heurística não fica livre de outros riscos que a pesquisa em pauta procurará desvendar.Balinese character. A photographie analysis (1942) de Gregory Bateson et Margaret Mead est, sans nul doute, un livre fondateur de l’anthropologie visuelle (photographique). Souvent cité, il reste insuffisamment exploré. Cet article soulève - après une brève présentation de l’organisation d’ensemble de l’oeuvre - un questionnement heuristique et une réflexion sur la nature de l’utilisation intégrative de l’image et du texte dans l’élaboration du discours anthropologique. Pour ce faire, nous étudions trois modèles d’organisation des planches photographiques de Balinese character et leurs respectifs commentaires écrits, effectuant des parcours inverses: de l’image au texte, du texte à l’image. S’il est vrai que l'un et l’autre de ces supports communicationnels sont singuliers autant que complémentaires, leurs richesse respective n’est pas à l’abri d’autres risques que cette recherche dévoilera.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/9061710.11606/issn.2316-7114.sig.2000.90617Significação: Journal of Audiovisual Culture; No. 14 (2000); 63-88Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 14 (2000); 63-882316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90617/93351Copyright (c) 2000 Etienne Samainhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSamain, Etienne2019-04-01T20:34:05Zoai:revistas.usp.br:article/90617Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:34:05Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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