Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/111606
Resumo: O objetivo deste artigo é promover uma leitura materialista de algumas das primeiras obras de Louis Lumière, considerando o caráter transicional destes filmes entre a matéria e o cinema. Recorreremos a dois autores que não costumam embasar estudos sobre os primeiros filmes do cinema: Henri Bergson, autor de Matéria e memória, cujo primeiro capítulo retomaremos explícita ou implicitamente durante todo o percurso, e Gilles Deleuze, do qual tomaremos alguns conceitos oriundos dos livros A imagem-movimento e A imagem-tempo. Acreditamos ter encontrado no estatuto de “imagem-perceptual” a inclinação materialista das imagens de Lumière, nas quais identificamos a extensão do universo material enquanto virtualização da matéria.
id USP-12_d625aefba68485853362fba55fe77c86
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/111606
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s filmsCinema hipermaterialista: Bergson, Deleuze e a virtualização da matéria nos filmes de Louis LumièreLouis LumièreGilles DeleuzeHenri BergsonMatterPerceptual-ImageLouis LumièreGilles DeleuzeHenri BergsonMatériaImagem-PerceptualO objetivo deste artigo é promover uma leitura materialista de algumas das primeiras obras de Louis Lumière, considerando o caráter transicional destes filmes entre a matéria e o cinema. Recorreremos a dois autores que não costumam embasar estudos sobre os primeiros filmes do cinema: Henri Bergson, autor de Matéria e memória, cujo primeiro capítulo retomaremos explícita ou implicitamente durante todo o percurso, e Gilles Deleuze, do qual tomaremos alguns conceitos oriundos dos livros A imagem-movimento e A imagem-tempo. Acreditamos ter encontrado no estatuto de “imagem-perceptual” a inclinação materialista das imagens de Lumière, nas quais identificamos a extensão do universo material enquanto virtualização da matéria.This paper aims to promote a materialistic review of some of the first Louis Lumière’s works, considering the transitional character of these films between matter and cinema. It focuses on two authors who do not usually ground the studies on the earliest years of cinema. Henri Bergson, mainly, but not only, for the materialistic propositions addressed in the first chapter of Matter and memory, and Gilles Deleuze, from whom we take a few concepts covered in The movement-image and The time-image. The perceptual-image status would rely on such materialistic inclination of Lumière’s images, in which we identify an extension of material universe as matter virtualization.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/11160610.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111606Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 115-133Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 115-1332316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/111606/116772Copyright (c) 2016 Marcelo Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Marcelo2024-03-21T13:30:30Zoai:revistas.usp.br:article/111606Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:30Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
Cinema hipermaterialista: Bergson, Deleuze e a virtualização da matéria nos filmes de Louis Lumière
title Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
spellingShingle Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
Carvalho, Marcelo
Louis Lumière
Gilles Deleuze
Henri Bergson
Matter
Perceptual-Image
Louis Lumière
Gilles Deleuze
Henri Bergson
Matéria
Imagem-Perceptual
title_short Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
title_full Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
title_fullStr Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
title_full_unstemmed Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
title_sort Hyper-materialistic cinema: Bergson, Deleuze and the virtualization of matter in Louis Lumière’s films
author Carvalho, Marcelo
author_facet Carvalho, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Louis Lumière
Gilles Deleuze
Henri Bergson
Matter
Perceptual-Image
Louis Lumière
Gilles Deleuze
Henri Bergson
Matéria
Imagem-Perceptual
topic Louis Lumière
Gilles Deleuze
Henri Bergson
Matter
Perceptual-Image
Louis Lumière
Gilles Deleuze
Henri Bergson
Matéria
Imagem-Perceptual
description O objetivo deste artigo é promover uma leitura materialista de algumas das primeiras obras de Louis Lumière, considerando o caráter transicional destes filmes entre a matéria e o cinema. Recorreremos a dois autores que não costumam embasar estudos sobre os primeiros filmes do cinema: Henri Bergson, autor de Matéria e memória, cujo primeiro capítulo retomaremos explícita ou implicitamente durante todo o percurso, e Gilles Deleuze, do qual tomaremos alguns conceitos oriundos dos livros A imagem-movimento e A imagem-tempo. Acreditamos ter encontrado no estatuto de “imagem-perceptual” a inclinação materialista das imagens de Lumière, nas quais identificamos a extensão do universo material enquanto virtualização da matéria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/111606
10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111606
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/111606
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/111606/116772
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Marcelo Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Marcelo Carvalho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 115-133
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 115-133
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526648094720