Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/81439 |
Resumo: | O artigo investiga as maneiras pelas quais os objetos em Mad Maria - minissérie veiculada pela Rede Globo - são construídos de modo a criar uma memória sensorial. Identifica na linguagem audiovisual dos objetos de cenário e figurino o emprego de técnicas de presentificação do passado que atualizam aspectos da memória nacional e possibilitam uma experiência no âmbito da recepção. A partir da teoria da materialidade e da intermedialidade buscamos captar as práticas híbridas da cultura digital |
id |
USP-12_d767ecdad82cfa205ec6cffeebf570ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/81439 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricasMad Maria, Intermediality and Memory of the Senses: the presentification of the past in period dramas seriesperiod dramas seriesmaterialitypast presentificationMinissérie históricamaterialidadepresentificação do passadovice Reitoria de Pesquisa UNIPO artigo investiga as maneiras pelas quais os objetos em Mad Maria - minissérie veiculada pela Rede Globo - são construídos de modo a criar uma memória sensorial. Identifica na linguagem audiovisual dos objetos de cenário e figurino o emprego de técnicas de presentificação do passado que atualizam aspectos da memória nacional e possibilitam uma experiência no âmbito da recepção. A partir da teoria da materialidade e da intermedialidade buscamos captar as práticas híbridas da cultura digitalThe article investigates the ways in which the objects in Mad Maria – TV series produced and broadcasted by Globo Television – are constructed to arouse a sensorial memory. It identifies in the visual language of set and costume design the past presentification techniques that update aspects of national memory and enable an experience regarding the reception. Working from the point of view of the theory of materiality and intermediality we seek to capture the hybrid practices of digital culture, taking into account not only the intrinsic word, sign and language of intertextuality’s perspective, but also the supports, the media and the objects. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/8143910.11606/issn.2316-7114.sig.2014.81439Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 41 No. 42 (2014); 104-123Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 41 n. 42 (2014); 104-1232316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/81439/93456Copyright (c) 2014 Solange Wajnmanhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWajnman, Solange2019-04-01T19:22:01Zoai:revistas.usp.br:article/81439Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:22:01Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas Mad Maria, Intermediality and Memory of the Senses: the presentification of the past in period dramas series |
title |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas |
spellingShingle |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas Wajnman, Solange period dramas series materiality past presentification Minissérie histórica materialidade presentificação do passadovice Reitoria de Pesquisa UNIP |
title_short |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas |
title_full |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas |
title_fullStr |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas |
title_full_unstemmed |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas |
title_sort |
Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas |
author |
Wajnman, Solange |
author_facet |
Wajnman, Solange |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wajnman, Solange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
period dramas series materiality past presentification Minissérie histórica materialidade presentificação do passadovice Reitoria de Pesquisa UNIP |
topic |
period dramas series materiality past presentification Minissérie histórica materialidade presentificação do passadovice Reitoria de Pesquisa UNIP |
description |
O artigo investiga as maneiras pelas quais os objetos em Mad Maria - minissérie veiculada pela Rede Globo - são construídos de modo a criar uma memória sensorial. Identifica na linguagem audiovisual dos objetos de cenário e figurino o emprego de técnicas de presentificação do passado que atualizam aspectos da memória nacional e possibilitam uma experiência no âmbito da recepção. A partir da teoria da materialidade e da intermedialidade buscamos captar as práticas híbridas da cultura digital |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/81439 10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.81439 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/81439 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.81439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/81439/93456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Solange Wajnman http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Solange Wajnman http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 41 No. 42 (2014); 104-123 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 41 n. 42 (2014); 104-123 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786778484736 |