A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheneider, Greice
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Picado, José Benjamim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65602
Resumo: The purpose ofthis article isto examine the range o f certain categorires o f analysis o f photographies, by means o f an exploration o f cerain aspects of the compositional style of French photographer Robert Doisneau (1912/1994): we are speci:ficaly concemed with the role exherted by ambiguity, proper to the visual situations generated by his photographs, in the con:figuration of an e.ffect of discourse to these images (these transformed in the succedanea of short narratives, almost always tinctured with comic humour). We intend to evaluate the efficacy of that ambíguity, departing from notions such as that of necessary incompleteness ofthe visible aspects ofvisual representatíons, together with the consequential cooperation that it demands from the part ofthe beholder (notions mainly derived from the lessons of Gombrich and Goodmen on the ontology of representation).
id USP-12_e0ff40c472cf2cac24273ef763c600c9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65602
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert DoisneauA construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert DoisneauFotografiaEfeito de discursoRepresentaçãoRobert Doisneau.PhotographRepresentationRobert DoisneauThe purpose ofthis article isto examine the range o f certain categorires o f analysis o f photographies, by means o f an exploration o f cerain aspects of the compositional style of French photographer Robert Doisneau (1912/1994): we are speci:ficaly concemed with the role exherted by ambiguity, proper to the visual situations generated by his photographs, in the con:figuration of an e.ffect of discourse to these images (these transformed in the succedanea of short narratives, almost always tinctured with comic humour). We intend to evaluate the efficacy of that ambíguity, departing from notions such as that of necessary incompleteness ofthe visible aspects ofvisual representatíons, together with the consequential cooperation that it demands from the part ofthe beholder (notions mainly derived from the lessons of Gombrich and Goodmen on the ontology of representation).O propósito deste artigo é o de examinar o alcance de certos operadores de análise de materiais fotográficos, a título de uma exploração a certos aspectos do estilo de composição do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912/1994): estamos especialmente de acordo com o papel exercido pela ambigüidade, própria às situações visuais geradas por suas fotografias, na configuração de um efeito de discurso para estas imagens (transformadas em sucedâneos de pequenas narrativas, quase sempre tingidas de um humor cômico). Procuramos avaliar a eficácia desta ambigüidade, a pattir de noções como as da necessária incompletude dos aspectos visíveis na representação visual, assim como o da necessária cooperação que esta parece suscitar da parte do espectador (noções estas que detivam sobretudo das lições de Gombrich e de Goodman sobre a ontologia da representação).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6560210.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65602Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 59-77Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 59-772316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65602/68212Copyright (c) 2004 Greice Scheneider, José Benjamim Picadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheneider, GreicePicado, José Benjamim2019-04-01T20:07:12Zoai:revistas.usp.br:article/65602Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T20:07:12Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
title A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
spellingShingle A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
Scheneider, Greice
Fotografia
Efeito de discurso
Representação
Robert Doisneau.
Photograph
Representation
Robert Doisneau
title_short A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
title_full A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
title_fullStr A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
title_full_unstemmed A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
title_sort A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau
author Scheneider, Greice
author_facet Scheneider, Greice
Picado, José Benjamim
author_role author
author2 Picado, José Benjamim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheneider, Greice
Picado, José Benjamim
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Efeito de discurso
Representação
Robert Doisneau.
Photograph
Representation
Robert Doisneau
topic Fotografia
Efeito de discurso
Representação
Robert Doisneau.
Photograph
Representation
Robert Doisneau
description The purpose ofthis article isto examine the range o f certain categorires o f analysis o f photographies, by means o f an exploration o f cerain aspects of the compositional style of French photographer Robert Doisneau (1912/1994): we are speci:ficaly concemed with the role exherted by ambiguity, proper to the visual situations generated by his photographs, in the con:figuration of an e.ffect of discourse to these images (these transformed in the succedanea of short narratives, almost always tinctured with comic humour). We intend to evaluate the efficacy of that ambíguity, departing from notions such as that of necessary incompleteness ofthe visible aspects ofvisual representatíons, together with the consequential cooperation that it demands from the part ofthe beholder (notions mainly derived from the lessons of Gombrich and Goodmen on the ontology of representation).
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65602
10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65602
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65602
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65602/68212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2004 Greice Scheneider, José Benjamim Picado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2004 Greice Scheneider, José Benjamim Picado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 31 No. 22 (2004); 59-77
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 31 n. 22 (2004); 59-77
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786133610496