Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360°
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.136716 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/136716 |
Resumo: | As lógicas de linearidade e práticas de fruição e interação introduzidas pelos vídeos 360° para dispositivos móveis e aparelhos de realidade virtual constituem um marco na forma expressiva audiovisual. Ao subverter a dinâmica da montagem como elemento fundante dos efeitos de continuidade, os vídeos 360° introduzem nova racionalidade na representação do espaço e conferem ao espectador parte do poder de decisão sobre o que ver. Sistema de significação próprio das tecnologias digitais, a visualidade inaugurada nos vídeos 360° recebe neste trabalho o olhar da semiótica greimasiana sobre as estratégias enunciativas que regem novas formas de espacialização e efeitos de imersão no audiovisual. |
id |
USP-12_fb4d2ebf48f20485177952103c42f36f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136716 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
spelling |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360°Enunciative strategies in Google Spotlight Stories: the look of Greimas’ semiotics on the 360° videos360° videovirtual realityaudiovisual languageenunciationGoogle Spotlight Stories.vídeo 360°realidade virtuallinguagem audiovisualenunciaçãoGoogle Spotlight Stories.As lógicas de linearidade e práticas de fruição e interação introduzidas pelos vídeos 360° para dispositivos móveis e aparelhos de realidade virtual constituem um marco na forma expressiva audiovisual. Ao subverter a dinâmica da montagem como elemento fundante dos efeitos de continuidade, os vídeos 360° introduzem nova racionalidade na representação do espaço e conferem ao espectador parte do poder de decisão sobre o que ver. Sistema de significação próprio das tecnologias digitais, a visualidade inaugurada nos vídeos 360° recebe neste trabalho o olhar da semiótica greimasiana sobre as estratégias enunciativas que regem novas formas de espacialização e efeitos de imersão no audiovisual.The logics of linearity and fruition and interaction practices introduced by 360° videos for mobile and virtual reality devices constitute a milestone in the expressive audiovisual form. By subverting the dynamics of editing as a founding element of continuity effects, 360° videos introduce new rationality in the representation of space and give the viewer part of the power of decision on what to see. As a system of meaning specific to digital technologies, the visuality inaugurated in 360° videos is addressed in this article by the greimasian view of semiotics on the enunciative strategies that rule new forms of spatialization and effects of immersion in audiovisual form.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13671610.11606/issn.2316-7114.sig.2017.136716Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 68-85Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 68-852316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/136716/136935Copyright (c) 2017 Ana Silvia Lopes Davi Médola, Bruno Jareta de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMédola, Ana Silvia Lopes DaviOliveira, Bruno Jareta de2024-03-21T13:30:54Zoai:revistas.usp.br:article/136716Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:54Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° Enunciative strategies in Google Spotlight Stories: the look of Greimas’ semiotics on the 360° videos |
title |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° |
spellingShingle |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° Médola, Ana Silvia Lopes Davi 360° video virtual reality audiovisual language enunciation Google Spotlight Stories. vídeo 360° realidade virtual linguagem audiovisual enunciação Google Spotlight Stories. Médola, Ana Silvia Lopes Davi 360° video virtual reality audiovisual language enunciation Google Spotlight Stories. vídeo 360° realidade virtual linguagem audiovisual enunciação Google Spotlight Stories. |
title_short |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° |
title_full |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° |
title_fullStr |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° |
title_full_unstemmed |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° |
title_sort |
Estratégias enunciativas em Google Spotlight Stories: o olhar da semiótica de Greimas nos vídeos 360° |
author |
Médola, Ana Silvia Lopes Davi |
author_facet |
Médola, Ana Silvia Lopes Davi Médola, Ana Silvia Lopes Davi Oliveira, Bruno Jareta de Oliveira, Bruno Jareta de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Bruno Jareta de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Médola, Ana Silvia Lopes Davi Oliveira, Bruno Jareta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
360° video virtual reality audiovisual language enunciation Google Spotlight Stories. vídeo 360° realidade virtual linguagem audiovisual enunciação Google Spotlight Stories. |
topic |
360° video virtual reality audiovisual language enunciation Google Spotlight Stories. vídeo 360° realidade virtual linguagem audiovisual enunciação Google Spotlight Stories. |
description |
As lógicas de linearidade e práticas de fruição e interação introduzidas pelos vídeos 360° para dispositivos móveis e aparelhos de realidade virtual constituem um marco na forma expressiva audiovisual. Ao subverter a dinâmica da montagem como elemento fundante dos efeitos de continuidade, os vídeos 360° introduzem nova racionalidade na representação do espaço e conferem ao espectador parte do poder de decisão sobre o que ver. Sistema de significação próprio das tecnologias digitais, a visualidade inaugurada nos vídeos 360° recebe neste trabalho o olhar da semiótica greimasiana sobre as estratégias enunciativas que regem novas formas de espacialização e efeitos de imersão no audiovisual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/136716 10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.136716 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/136716 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.136716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/136716/136935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Silvia Lopes Davi Médola, Bruno Jareta de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Silvia Lopes Davi Médola, Bruno Jareta de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 68-85 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 68-85 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1822183167872729088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.136716 |