Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Oceanography |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091 |
Resumo: | A importância da educação ambiental marinha (EAM) vem tomando relevância à medida que aumenta a expectativa de impactos nos ecossistemas brasileiros ocasionados por mudanças nos ambientes costeiros. Entretanto, apenas 32 contribuições sobre esse assunto foram publicadas no Brasil. O grupo de trabalho em EAM da ReBentos objetiva promover a comunicação da pesquisa ecológica marinha para o público escolar como um todo, bem como a grupos com influência na percepção comum, como a mídia, políticos e cientistas. Este trabalho apresenta uma visão das iniciativas em EAM no Brasil, com ênfase nos projetos e diretrizes da ReBentos. A base conceitual de ação é o Tratado de Educação Ambiental da Rio 92, implicando em um ensino com características transdisciplinares, reflexivas e emancipatórias, dirigidas a mudanças em valores, princípios e atitudes. Durante o período de 2011 a 2015, 10 modelos de atividade foram desenvolvidos, de Alagoas a Santa Catarina, envolvendo sua concepção, implementação e teste por meio de pesquisa científica. O material didático produzido compreendeu três livros e 21 capítulos de livros. Um público total ao redor de 5500 visitantes de UCs, 250 professores de escolas públicas e 800 estudantes foi impactado. Como monitores e multiplicadores, foram treinados 250 estudantes de graduação e profissionais. Projetos de avaliação de pesquisa geraram nove trabalhos científicos. Como uma próxima iniciativa, é salientada a necessidade de elaboração de protocolos para cada modelo, a fim de direcionar e facilitar futuras iniciativas. |
id |
USP-13_ced4f82860e003a1d092d127318a40e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/119091 |
network_acronym_str |
USP-13 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Oceanography |
repository_id_str |
|
spelling |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) A importância da educação ambiental marinha (EAM) vem tomando relevância à medida que aumenta a expectativa de impactos nos ecossistemas brasileiros ocasionados por mudanças nos ambientes costeiros. Entretanto, apenas 32 contribuições sobre esse assunto foram publicadas no Brasil. O grupo de trabalho em EAM da ReBentos objetiva promover a comunicação da pesquisa ecológica marinha para o público escolar como um todo, bem como a grupos com influência na percepção comum, como a mídia, políticos e cientistas. Este trabalho apresenta uma visão das iniciativas em EAM no Brasil, com ênfase nos projetos e diretrizes da ReBentos. A base conceitual de ação é o Tratado de Educação Ambiental da Rio 92, implicando em um ensino com características transdisciplinares, reflexivas e emancipatórias, dirigidas a mudanças em valores, princípios e atitudes. Durante o período de 2011 a 2015, 10 modelos de atividade foram desenvolvidos, de Alagoas a Santa Catarina, envolvendo sua concepção, implementação e teste por meio de pesquisa científica. O material didático produzido compreendeu três livros e 21 capítulos de livros. Um público total ao redor de 5500 visitantes de UCs, 250 professores de escolas públicas e 800 estudantes foi impactado. Como monitores e multiplicadores, foram treinados 250 estudantes de graduação e profissionais. Projetos de avaliação de pesquisa geraram nove trabalhos científicos. Como uma próxima iniciativa, é salientada a necessidade de elaboração de protocolos para cada modelo, a fim de direcionar e facilitar futuras iniciativas. As changes in coastal and marine environments are expected to negatively affect Brazilian ecosystems, the importance of Marine Environmental Education (MEE) comes to the fore. However, so far only 32 contributions related to this issue have been published in Brazil. The MEE workgroup of ReBentos aims at promoting EE and the communication of marine ecological research to the scholastic public as a whole, as well as to groups which exert an influence on general perception, such as the media, politicians, and scientists. This paper presents an overview of the initiatives of MEE in Brazil, with emphasis on the ReBentos projects and guidelines. The conceptual background of action is based on the Rio'92 Treaty on Environmental Education, thereby implying an MEE with Transdisciplinar, emancipatory and reflexive characteristics, directed to changes in values, principles and attitudes. During the period 2011 to 2015, 10 projects were developed from Alagoas to Santa Catarina States, involving the development, implementation and testing through scientific research of 16 MEE activity-models. The didactic material subsequently produced comprised three books and 21 book-chapters. A public of around 6,500 Conservation Unit visitors, 250 public school teachers and 800 high school students have been impacted to date. To act as monitors and multipliers, 250 undergraduate students and professionals were trained. Research project evaluation generated the publication of nine papers. As a further step, the need for protocol elaboration for each model is placed in evidence, in order to direct and facilitate future initiatives. Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/11909110.1590/S1679-875920160932064sp2Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Numero Especial 2; 137-156Brazilian Journal of Oceanography; v. 64 (2016): Número Especial 2; 137-156Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Special Number 2; 137-1561982-436X1679-8759reponame:Brazilian Journal of Oceanographyinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091/116471Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Oceanographyinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerchez, Flávio Augusto S.Ghilardi-Lopes, Natalia PiraniCorreia, Monica DorigoSovierzoski, Hilda HelenaPedrini, Alexandre de GusmãoUrsi, SuzanaKremer, Laura PioliAlmeida, Renato deSchaeffer-Novelli, YaraMarques, ValériaBrotto, Daniel Shimada2016-08-15T19:54:04Zoai:revistas.usp.br:article/119091Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjoce/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/bjoce/oaiio@usp.br||io@usp.br1982-436X1679-8759opendoar:2016-08-15T19:54:04Brazilian Journal of Oceanography - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) |
title |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) |
spellingShingle |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) Berchez, Flávio Augusto S. |
title_short |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) |
title_full |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) |
title_fullStr |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) |
title_full_unstemmed |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) |
title_sort |
Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) |
author |
Berchez, Flávio Augusto S. |
author_facet |
Berchez, Flávio Augusto S. Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani Correia, Monica Dorigo Sovierzoski, Hilda Helena Pedrini, Alexandre de Gusmão Ursi, Suzana Kremer, Laura Pioli Almeida, Renato de Schaeffer-Novelli, Yara Marques, Valéria Brotto, Daniel Shimada |
author_role |
author |
author2 |
Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani Correia, Monica Dorigo Sovierzoski, Hilda Helena Pedrini, Alexandre de Gusmão Ursi, Suzana Kremer, Laura Pioli Almeida, Renato de Schaeffer-Novelli, Yara Marques, Valéria Brotto, Daniel Shimada |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berchez, Flávio Augusto S. Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani Correia, Monica Dorigo Sovierzoski, Hilda Helena Pedrini, Alexandre de Gusmão Ursi, Suzana Kremer, Laura Pioli Almeida, Renato de Schaeffer-Novelli, Yara Marques, Valéria Brotto, Daniel Shimada |
description |
A importância da educação ambiental marinha (EAM) vem tomando relevância à medida que aumenta a expectativa de impactos nos ecossistemas brasileiros ocasionados por mudanças nos ambientes costeiros. Entretanto, apenas 32 contribuições sobre esse assunto foram publicadas no Brasil. O grupo de trabalho em EAM da ReBentos objetiva promover a comunicação da pesquisa ecológica marinha para o público escolar como um todo, bem como a grupos com influência na percepção comum, como a mídia, políticos e cientistas. Este trabalho apresenta uma visão das iniciativas em EAM no Brasil, com ênfase nos projetos e diretrizes da ReBentos. A base conceitual de ação é o Tratado de Educação Ambiental da Rio 92, implicando em um ensino com características transdisciplinares, reflexivas e emancipatórias, dirigidas a mudanças em valores, princípios e atitudes. Durante o período de 2011 a 2015, 10 modelos de atividade foram desenvolvidos, de Alagoas a Santa Catarina, envolvendo sua concepção, implementação e teste por meio de pesquisa científica. O material didático produzido compreendeu três livros e 21 capítulos de livros. Um público total ao redor de 5500 visitantes de UCs, 250 professores de escolas públicas e 800 estudantes foi impactado. Como monitores e multiplicadores, foram treinados 250 estudantes de graduação e profissionais. Projetos de avaliação de pesquisa geraram nove trabalhos científicos. Como uma próxima iniciativa, é salientada a necessidade de elaboração de protocolos para cada modelo, a fim de direcionar e facilitar futuras iniciativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091 10.1590/S1679-875920160932064sp2 |
url |
https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1679-875920160932064sp2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091/116471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Oceanography info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Oceanography |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Numero Especial 2; 137-156 Brazilian Journal of Oceanography; v. 64 (2016): Número Especial 2; 137-156 Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Special Number 2; 137-156 1982-436X 1679-8759 reponame:Brazilian Journal of Oceanography instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Brazilian Journal of Oceanography |
collection |
Brazilian Journal of Oceanography |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Oceanography - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
io@usp.br||io@usp.br |
_version_ |
1800223771289714688 |