Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berchez, Flávio Augusto S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani, Correia, Monica Dorigo, Sovierzoski, Hilda Helena, Pedrini, Alexandre de Gusmão, Ursi, Suzana, Kremer, Laura Pioli, Almeida, Renato de, Schaeffer-Novelli, Yara, Marques, Valéria, Brotto, Daniel Shimada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Oceanography
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091
Resumo: A importância da educação ambiental marinha (EAM) vem tomando relevância à medida que aumenta a expectativa de impactos nos ecossistemas brasileiros ocasionados por mudanças nos ambientes costeiros. Entretanto, apenas 32 contribuições sobre esse assunto foram publicadas no Brasil. O grupo de trabalho em EAM da ReBentos objetiva promover a comunicação da pesquisa ecológica marinha para o público escolar como um todo, bem como a grupos com influência na percepção comum, como a mídia, políticos e cientistas. Este trabalho apresenta uma visão das iniciativas em EAM no Brasil, com ênfase nos projetos e diretrizes da ReBentos. A base conceitual de ação é o Tratado de Educação Ambiental da Rio 92, implicando em um ensino com características transdisciplinares, reflexivas e emancipatórias, dirigidas a mudanças em valores, princípios e atitudes. Durante o período de 2011 a 2015, 10 modelos de atividade foram desenvolvidos, de Alagoas a Santa Catarina, envolvendo sua concepção, implementação e teste por meio de pesquisa científica. O material didático produzido compreendeu três livros e 21 capítulos de livros. Um público total ao redor de 5500 visitantes de UCs, 250 professores de escolas públicas e 800 estudantes foi impactado. Como monitores e multiplicadores, foram treinados 250 estudantes de graduação e profissionais. Projetos de avaliação de pesquisa geraram nove trabalhos científicos. Como uma próxima iniciativa, é salientada a necessidade de elaboração de protocolos para cada modelo, a fim de direcionar e facilitar futuras iniciativas.
id USP-13_ced4f82860e003a1d092d127318a40e4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/119091
network_acronym_str USP-13
network_name_str Brazilian Journal of Oceanography
repository_id_str
spelling Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) A importância da educação ambiental marinha (EAM) vem tomando relevância à medida que aumenta a expectativa de impactos nos ecossistemas brasileiros ocasionados por mudanças nos ambientes costeiros. Entretanto, apenas 32 contribuições sobre esse assunto foram publicadas no Brasil. O grupo de trabalho em EAM da ReBentos objetiva promover a comunicação da pesquisa ecológica marinha para o público escolar como um todo, bem como a grupos com influência na percepção comum, como a mídia, políticos e cientistas. Este trabalho apresenta uma visão das iniciativas em EAM no Brasil, com ênfase nos projetos e diretrizes da ReBentos. A base conceitual de ação é o Tratado de Educação Ambiental da Rio 92, implicando em um ensino com características transdisciplinares, reflexivas e emancipatórias, dirigidas a mudanças em valores, princípios e atitudes. Durante o período de 2011 a 2015, 10 modelos de atividade foram desenvolvidos, de Alagoas a Santa Catarina, envolvendo sua concepção, implementação e teste por meio de pesquisa científica. O material didático produzido compreendeu três livros e 21 capítulos de livros. Um público total ao redor de 5500 visitantes de UCs, 250 professores de escolas públicas e 800 estudantes foi impactado. Como monitores e multiplicadores, foram treinados 250 estudantes de graduação e profissionais. Projetos de avaliação de pesquisa geraram nove trabalhos científicos. Como uma próxima iniciativa, é salientada a necessidade de elaboração de protocolos para cada modelo, a fim de direcionar e facilitar futuras iniciativas. As changes in coastal and marine environments are expected to negatively affect Brazilian ecosystems, the importance of Marine Environmental Education (MEE) comes to the fore. However, so far only 32 contributions related to this issue have been published in Brazil. The MEE workgroup of ReBentos aims at promoting EE and the communication of marine ecological research to the scholastic public as a whole, as well as to groups which exert an influence on general perception, such as the media, politicians, and scientists. This paper presents an overview of the initiatives of MEE in Brazil, with emphasis on the ReBentos projects and guidelines. The conceptual background of action is based on the Rio'92 Treaty on Environmental Education, thereby implying an MEE with Transdisciplinar, emancipatory and reflexive characteristics, directed to changes in values, principles and attitudes. During the period 2011 to 2015, 10 projects were developed from Alagoas to Santa Catarina States, involving the development, implementation and testing through scientific research of 16 MEE activity-models. The didactic material subsequently produced comprised three books and 21 book-chapters. A public of around 6,500 Conservation Unit visitors, 250 public school teachers and 800 high school students have been impacted to date. To act as monitors and multipliers, 250 undergraduate students and professionals were trained. Research project evaluation generated the publication of nine papers. As a further step, the need for protocol elaboration for each model is placed in evidence, in order to direct and facilitate future initiatives. Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/11909110.1590/S1679-875920160932064sp2Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Numero Especial 2; 137-156Brazilian Journal of Oceanography; v. 64 (2016): Número Especial 2; 137-156Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Special Number 2; 137-1561982-436X1679-8759reponame:Brazilian Journal of Oceanographyinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091/116471Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Oceanographyinfo:eu-repo/semantics/openAccessBerchez, Flávio Augusto S.Ghilardi-Lopes, Natalia PiraniCorreia, Monica DorigoSovierzoski, Hilda HelenaPedrini, Alexandre de GusmãoUrsi, SuzanaKremer, Laura PioliAlmeida, Renato deSchaeffer-Novelli, YaraMarques, ValériaBrotto, Daniel Shimada2016-08-15T19:54:04Zoai:revistas.usp.br:article/119091Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjoce/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/bjoce/oaiio@usp.br||io@usp.br1982-436X1679-8759opendoar:2016-08-15T19:54:04Brazilian Journal of Oceanography - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
title Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
spellingShingle Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
Berchez, Flávio Augusto S.
title_short Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
title_full Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
title_fullStr Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
title_full_unstemmed Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
title_sort Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)
author Berchez, Flávio Augusto S.
author_facet Berchez, Flávio Augusto S.
Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani
Correia, Monica Dorigo
Sovierzoski, Hilda Helena
Pedrini, Alexandre de Gusmão
Ursi, Suzana
Kremer, Laura Pioli
Almeida, Renato de
Schaeffer-Novelli, Yara
Marques, Valéria
Brotto, Daniel Shimada
author_role author
author2 Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani
Correia, Monica Dorigo
Sovierzoski, Hilda Helena
Pedrini, Alexandre de Gusmão
Ursi, Suzana
Kremer, Laura Pioli
Almeida, Renato de
Schaeffer-Novelli, Yara
Marques, Valéria
Brotto, Daniel Shimada
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berchez, Flávio Augusto S.
Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani
Correia, Monica Dorigo
Sovierzoski, Hilda Helena
Pedrini, Alexandre de Gusmão
Ursi, Suzana
Kremer, Laura Pioli
Almeida, Renato de
Schaeffer-Novelli, Yara
Marques, Valéria
Brotto, Daniel Shimada
description A importância da educação ambiental marinha (EAM) vem tomando relevância à medida que aumenta a expectativa de impactos nos ecossistemas brasileiros ocasionados por mudanças nos ambientes costeiros. Entretanto, apenas 32 contribuições sobre esse assunto foram publicadas no Brasil. O grupo de trabalho em EAM da ReBentos objetiva promover a comunicação da pesquisa ecológica marinha para o público escolar como um todo, bem como a grupos com influência na percepção comum, como a mídia, políticos e cientistas. Este trabalho apresenta uma visão das iniciativas em EAM no Brasil, com ênfase nos projetos e diretrizes da ReBentos. A base conceitual de ação é o Tratado de Educação Ambiental da Rio 92, implicando em um ensino com características transdisciplinares, reflexivas e emancipatórias, dirigidas a mudanças em valores, princípios e atitudes. Durante o período de 2011 a 2015, 10 modelos de atividade foram desenvolvidos, de Alagoas a Santa Catarina, envolvendo sua concepção, implementação e teste por meio de pesquisa científica. O material didático produzido compreendeu três livros e 21 capítulos de livros. Um público total ao redor de 5500 visitantes de UCs, 250 professores de escolas públicas e 800 estudantes foi impactado. Como monitores e multiplicadores, foram treinados 250 estudantes de graduação e profissionais. Projetos de avaliação de pesquisa geraram nove trabalhos científicos. Como uma próxima iniciativa, é salientada a necessidade de elaboração de protocolos para cada modelo, a fim de direcionar e facilitar futuras iniciativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091
10.1590/S1679-875920160932064sp2
url https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091
identifier_str_mv 10.1590/S1679-875920160932064sp2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjoce/article/view/119091/116471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Oceanography
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Oceanography
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Numero Especial 2; 137-156
Brazilian Journal of Oceanography; v. 64 (2016): Número Especial 2; 137-156
Brazilian Journal of Oceanography; Vol. 64 (2016): Special Number 2; 137-156
1982-436X
1679-8759
reponame:Brazilian Journal of Oceanography
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Brazilian Journal of Oceanography
collection Brazilian Journal of Oceanography
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Oceanography - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv io@usp.br||io@usp.br
_version_ 1800223771289714688