Inflação e preços relativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/161081 |
Resumo: | Este texto tenta averiguar como as expectativas inflacionárias atuam naformação dos preços nominais e relativos entre os setores competitivos e não competitivos da economia. Por meio deum teste empírico fica confirmado o efeito positivo da maior dispersão dos preços relativos sobre a variância da taxa deinflação. Mostra também como essa variância cresce com o nível da inflação e vice-versa. A hipótese central consiste emmostrar como a maior variância dos preços do setor competitivo vis-a-vis a do setor não-competitivo provoca um acréscimo na variância da taxa de inflação e sobre a própria taxa de inflação. Isso decorre da dificuldade de previsão dospreços nominais do setor competitivo ante as flutuações da renda nominal e dos custos de produção. A menorvariabilidade dos preços do setor de preços rígidos prende-se ao maior controle que os empresários possuem de seus preços, mesmo diante da possibilidade de repassar qualquer aumento de custos. |
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Este texto tenta averiguar como as expectativas inflacionárias atuam naformação dos preços nominais e relativos entre os setores competitivos e não competitivos da economia. Por meio deum teste empírico fica confirmado o efeito positivo da maior dispersão dos preços relativos sobre a variância da taxa deinflação. Mostra também como essa variância cresce com o nível da inflação e vice-versa. A hipótese central consiste emmostrar como a maior variância dos preços do setor competitivo vis-a-vis a do setor não-competitivo provoca um acréscimo na variância da taxa de inflação e sobre a própria taxa de inflação. Isso decorre da dificuldade de previsão dospreços nominais do setor competitivo ante as flutuações da renda nominal e dos custos de produção. A menorvariabilidade dos preços do setor de preços rígidos prende-se ao maior controle que os empresários possuem de seus preços, mesmo diante da possibilidade de repassar qualquer aumento de custos. |
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