Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fukushima , Ian Shinji Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Quintão , Giovanna Pavlovic, Pazello, Elaine Toldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582
Resumo: O artigo avalia o impacto do Programa de Educação Integral (PEI) implementado no Estado de São Paulo (Brasil) sobre o desempenho educacional (SAEB) e características das escolas participantes. Usando diferenças em diferenças e lead and lags, encontramos efeitos positivos e significativos sobre o desempenho em matemática (0.469 desvio-padrão) e português (0.462 desvio-padrão) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O impacto é maior se a escola recebe o programa há mais tempo. O programa também reduziu a desigualdade de notas dentro das escolas. Também identificamos que as escolas participantes apresentaram mudanças em sua infraestrutura e perfil socioeconômico dos alunos.
id USP-14_5b65486618a84397361fd25180145441
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/191582
network_acronym_str USP-14
network_name_str Estudos Econômicos (São Paulo)
repository_id_str
spelling Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – BrasilImpacts of a full-time school program on learning, schools' composition and infrastructure: the case of public schools in the state of São Paulo - BrazilEducationFull-time schoolCausal impact assessmentEducaçãoJornada IntegralAvaliação de impacto causalO artigo avalia o impacto do Programa de Educação Integral (PEI) implementado no Estado de São Paulo (Brasil) sobre o desempenho educacional (SAEB) e características das escolas participantes. Usando diferenças em diferenças e lead and lags, encontramos efeitos positivos e significativos sobre o desempenho em matemática (0.469 desvio-padrão) e português (0.462 desvio-padrão) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O impacto é maior se a escola recebe o programa há mais tempo. O programa também reduziu a desigualdade de notas dentro das escolas. Também identificamos que as escolas participantes apresentaram mudanças em sua infraestrutura e perfil socioeconômico dos alunos.This article assesses the impact of the Programa de Educação Integral (PEI) implemented in the state of São Paulo (Brazil) on test scores and school characteristics. Using difference-in-differences and leads and lags methods, we found positive and significant effects of the program on performance in Mathematics (0.469 standard deviations) and Portuguese (0.462 standard deviations) for ninth grade students. The impact is greater if the school receives the program for a longer time. Also, the program reduced the disparities of scores within schools. We also identified that participant schools undergo changes in their infrastructure and students’ socioeconomic profile.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/19158210.1590/1980-53575244igeEstudos Econômicos (São Paulo); v. 52 n. 4 (2022); 809-8501980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/189978https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/190235Copyright (c) 2022 Elaine Toldo Pazello, Ian Shinji Ferreira Fukushima , Giovanna Pavlovic Quintão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFukushima , Ian Shinji FerreiraQuintão , Giovanna Pavlovic Pazello, Elaine Toldo2023-01-03T17:30:40Zoai:revistas.usp.br:article/191582Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2023-01-03T17:30:40Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
Impacts of a full-time school program on learning, schools' composition and infrastructure: the case of public schools in the state of São Paulo - Brazil
title Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
spellingShingle Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
Fukushima , Ian Shinji Ferreira
Education
Full-time school
Causal impact assessment
Educação
Jornada Integral
Avaliação de impacto causal
title_short Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
title_full Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
title_fullStr Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
title_full_unstemmed Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
title_sort Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
author Fukushima , Ian Shinji Ferreira
author_facet Fukushima , Ian Shinji Ferreira
Quintão , Giovanna Pavlovic
Pazello, Elaine Toldo
author_role author
author2 Quintão , Giovanna Pavlovic
Pazello, Elaine Toldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fukushima , Ian Shinji Ferreira
Quintão , Giovanna Pavlovic
Pazello, Elaine Toldo
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Full-time school
Causal impact assessment
Educação
Jornada Integral
Avaliação de impacto causal
topic Education
Full-time school
Causal impact assessment
Educação
Jornada Integral
Avaliação de impacto causal
description O artigo avalia o impacto do Programa de Educação Integral (PEI) implementado no Estado de São Paulo (Brasil) sobre o desempenho educacional (SAEB) e características das escolas participantes. Usando diferenças em diferenças e lead and lags, encontramos efeitos positivos e significativos sobre o desempenho em matemática (0.469 desvio-padrão) e português (0.462 desvio-padrão) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O impacto é maior se a escola recebe o programa há mais tempo. O programa também reduziu a desigualdade de notas dentro das escolas. Também identificamos que as escolas participantes apresentaram mudanças em sua infraestrutura e perfil socioeconômico dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582
10.1590/1980-53575244ige
url https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582
identifier_str_mv 10.1590/1980-53575244ige
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/189978
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/190235
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo); v. 52 n. 4 (2022); 809-850
1980-5357
0101-4161
reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estudos Econômicos (São Paulo)
collection Estudos Econômicos (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br
_version_ 1787713833196847104