Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582 |
Resumo: | O artigo avalia o impacto do Programa de Educação Integral (PEI) implementado no Estado de São Paulo (Brasil) sobre o desempenho educacional (SAEB) e características das escolas participantes. Usando diferenças em diferenças e lead and lags, encontramos efeitos positivos e significativos sobre o desempenho em matemática (0.469 desvio-padrão) e português (0.462 desvio-padrão) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O impacto é maior se a escola recebe o programa há mais tempo. O programa também reduziu a desigualdade de notas dentro das escolas. Também identificamos que as escolas participantes apresentaram mudanças em sua infraestrutura e perfil socioeconômico dos alunos. |
id |
USP-14_5b65486618a84397361fd25180145441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/191582 |
network_acronym_str |
USP-14 |
network_name_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – BrasilImpacts of a full-time school program on learning, schools' composition and infrastructure: the case of public schools in the state of São Paulo - BrazilEducationFull-time schoolCausal impact assessmentEducaçãoJornada IntegralAvaliação de impacto causalO artigo avalia o impacto do Programa de Educação Integral (PEI) implementado no Estado de São Paulo (Brasil) sobre o desempenho educacional (SAEB) e características das escolas participantes. Usando diferenças em diferenças e lead and lags, encontramos efeitos positivos e significativos sobre o desempenho em matemática (0.469 desvio-padrão) e português (0.462 desvio-padrão) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O impacto é maior se a escola recebe o programa há mais tempo. O programa também reduziu a desigualdade de notas dentro das escolas. Também identificamos que as escolas participantes apresentaram mudanças em sua infraestrutura e perfil socioeconômico dos alunos.This article assesses the impact of the Programa de Educação Integral (PEI) implemented in the state of São Paulo (Brazil) on test scores and school characteristics. Using difference-in-differences and leads and lags methods, we found positive and significant effects of the program on performance in Mathematics (0.469 standard deviations) and Portuguese (0.462 standard deviations) for ninth grade students. The impact is greater if the school receives the program for a longer time. Also, the program reduced the disparities of scores within schools. We also identified that participant schools undergo changes in their infrastructure and students’ socioeconomic profile.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/19158210.1590/1980-53575244igeEstudos Econômicos (São Paulo); v. 52 n. 4 (2022); 809-8501980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/189978https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/190235Copyright (c) 2022 Elaine Toldo Pazello, Ian Shinji Ferreira Fukushima , Giovanna Pavlovic Quintão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFukushima , Ian Shinji FerreiraQuintão , Giovanna Pavlovic Pazello, Elaine Toldo2023-01-03T17:30:40Zoai:revistas.usp.br:article/191582Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2023-01-03T17:30:40Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil Impacts of a full-time school program on learning, schools' composition and infrastructure: the case of public schools in the state of São Paulo - Brazil |
title |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil |
spellingShingle |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil Fukushima , Ian Shinji Ferreira Education Full-time school Causal impact assessment Educação Jornada Integral Avaliação de impacto causal |
title_short |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil |
title_full |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil |
title_fullStr |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil |
title_full_unstemmed |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil |
title_sort |
Impactos da jornada escolar em tempo integral sobre aprendizagem, composição das escolas e infraestrutura: o caso das escolas públicas de São Paulo – Brasil |
author |
Fukushima , Ian Shinji Ferreira |
author_facet |
Fukushima , Ian Shinji Ferreira Quintão , Giovanna Pavlovic Pazello, Elaine Toldo |
author_role |
author |
author2 |
Quintão , Giovanna Pavlovic Pazello, Elaine Toldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fukushima , Ian Shinji Ferreira Quintão , Giovanna Pavlovic Pazello, Elaine Toldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Full-time school Causal impact assessment Educação Jornada Integral Avaliação de impacto causal |
topic |
Education Full-time school Causal impact assessment Educação Jornada Integral Avaliação de impacto causal |
description |
O artigo avalia o impacto do Programa de Educação Integral (PEI) implementado no Estado de São Paulo (Brasil) sobre o desempenho educacional (SAEB) e características das escolas participantes. Usando diferenças em diferenças e lead and lags, encontramos efeitos positivos e significativos sobre o desempenho em matemática (0.469 desvio-padrão) e português (0.462 desvio-padrão) para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O impacto é maior se a escola recebe o programa há mais tempo. O programa também reduziu a desigualdade de notas dentro das escolas. Também identificamos que as escolas participantes apresentaram mudanças em sua infraestrutura e perfil socioeconômico dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582 10.1590/1980-53575244ige |
url |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-53575244ige |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/189978 https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/191582/190235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo); v. 52 n. 4 (2022); 809-850 1980-5357 0101-4161 reponame:Estudos Econômicos (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
collection |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br |
_version_ |
1787713833196847104 |