Poder de mercado no segmento de distribuição de Gasolina C: uma análise a partir da nova organização industrial empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rosangela A.S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Braga, Marcelo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/52768
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar o grau de poder de mercado no setor de distribuiçãode gasolina C, nas regiões brasileiras, no período de 2002 a 2008. Para tal,baseou-se na Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), especificamente,no modelo proposto por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Uma versão dinâmica domodelo também foi estimada. Os resultados indicaram que, exceto para a região Norte,para o modelo estático, as empresas distribuidoras de gasolina C não agem comotomadoras de preços (Λ = 0). No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito (Λ = 1) entre elas foi rejeitada. Verificou-se que, em várias regiões, os parâmetrosrevelaram-se suficientemente baixos, sugerindo que as empresas distribuidoras apresentamelevada competição entre si.
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