Poder de mercado no segmento de distribuição de Gasolina C: uma análise a partir da nova organização industrial empírica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/52768 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo avaliar o grau de poder de mercado no setor de distribuiçãode gasolina C, nas regiões brasileiras, no período de 2002 a 2008. Para tal,baseou-se na Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), especificamente,no modelo proposto por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Uma versão dinâmica domodelo também foi estimada. Os resultados indicaram que, exceto para a região Norte,para o modelo estático, as empresas distribuidoras de gasolina C não agem comotomadoras de preços (Λ = 0). No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito (Λ = 1) entre elas foi rejeitada. Verificou-se que, em várias regiões, os parâmetrosrevelaram-se suficientemente baixos, sugerindo que as empresas distribuidoras apresentamelevada competição entre si. |
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Poder de mercado no segmento de distribuição de Gasolina C: uma análise a partir da nova organização industrial empíricapoder de mercadogasolina Ceconomia industrialMarket powerGasoline CIndustrial economicEste artigo tem como objetivo avaliar o grau de poder de mercado no setor de distribuiçãode gasolina C, nas regiões brasileiras, no período de 2002 a 2008. Para tal,baseou-se na Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), especificamente,no modelo proposto por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Uma versão dinâmica domodelo também foi estimada. Os resultados indicaram que, exceto para a região Norte,para o modelo estático, as empresas distribuidoras de gasolina C não agem comotomadoras de preços (Λ = 0). No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito (Λ = 1) entre elas foi rejeitada. Verificou-se que, em várias regiões, os parâmetrosrevelaram-se suficientemente baixos, sugerindo que as empresas distribuidoras apresentamelevada competição entre si.This study aims to assess the degree of market power in the distribution sector gasolineC, in Brazilian regions, from 2002 to 2008. To this end, based on the Theory of the NewEmpirical Industrial Organization (NOIE), specifically, the model proposed by Bresnahan(1982) and Lau (1982). A dynamic version of the model was also estimated. The resultsindicated that, except for the northern region to the static model, the distributors ofgasoline C does not act as price takers. At the other extreme, the hypothesis of perfectcollusion between them was rejected. It was found that, in many regions, parametersproved to be sufficiently low, suggesting that the distributors have high competitionwith each other.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/52768Estudos Econômicos (São Paulo); v. 43 n. 3 (2013); 465-4971980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/52768/64883Copyright (c) 2013 Rosangela A.S. Fernandes, Marcelo José Bragahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rosangela A.S.Braga, Marcelo José2020-12-09T12:36:41Zoai:revistas.usp.br:article/52768Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-09T12:36:41Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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