Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075 |
Resumo: | Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos. |
id |
USP-14_f1f6ecff491bcb786a6deac7a587bab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36075 |
network_acronym_str |
USP-14 |
network_name_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEBeducaçãodesempenhoclassificaçãoincentivosEducationPerformancerankingsIncentivesOs elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.Educational policymakers have been focusing on accountability policies as a way to improve the educational quality. Based on the students’ performance in standardized tests, measures for schools’ classification are built and goals are established in order to guide incentive policies, assistance and sanctions on schools, as is being done in Chile and USA. In some cases, it may be difficult to obtain trustful school’s rankings due to a high social stratification in the educational system and the mean reversion problem that can cause noise on the estimates. In this work different measures used to construct school rankings were analyzed using SAEB’s data for the 4th grade of Primary Education. One of the analyzed measures seems to fulfill the requirement of being stable and, at the same time, not to reflect mainly the students’ socioeconomic status.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075Estudos Econômicos (São Paulo); v. 42 n. 2 (2012); 263-2831980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075/38795Copyright (c) 2012 Ana Maria Paiva Franco, Naercio Aquino Menezes-Filho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Ana Maria PaivaMenezes-Filho, Naercio Aquino2020-12-10T19:52:42Zoai:revistas.usp.br:article/36075Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-10T19:52:42Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB |
title |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB |
spellingShingle |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB Franco, Ana Maria Paiva educação desempenho classificação incentivos Education Performance rankings Incentives |
title_short |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB |
title_full |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB |
title_fullStr |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB |
title_full_unstemmed |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB |
title_sort |
Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB |
author |
Franco, Ana Maria Paiva |
author_facet |
Franco, Ana Maria Paiva Menezes-Filho, Naercio Aquino |
author_role |
author |
author2 |
Menezes-Filho, Naercio Aquino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Ana Maria Paiva Menezes-Filho, Naercio Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação desempenho classificação incentivos Education Performance rankings Incentives |
topic |
educação desempenho classificação incentivos Education Performance rankings Incentives |
description |
Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075/38795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ana Maria Paiva Franco, Naercio Aquino Menezes-Filho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ana Maria Paiva Franco, Naercio Aquino Menezes-Filho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo); v. 42 n. 2 (2012); 263-283 1980-5357 0101-4161 reponame:Estudos Econômicos (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
collection |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br |
_version_ |
1787713829097963520 |