Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Ana Maria Paiva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Menezes-Filho, Naercio Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075
Resumo: Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.
id USP-14_f1f6ecff491bcb786a6deac7a587bab4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36075
network_acronym_str USP-14
network_name_str Estudos Econômicos (São Paulo)
repository_id_str
spelling Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEBeducaçãodesempenhoclassificaçãoincentivosEducationPerformancerankingsIncentivesOs elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.Educational policymakers have been focusing on accountability policies as a way to improve the educational quality. Based on the students’ performance in standardized tests, measures for schools’ classification are built and goals are established in order to guide incentive policies, assistance and sanctions on schools, as is being done in Chile and USA. In some cases, it may be difficult to obtain trustful school’s rankings due to a high social stratification in the educational system and the mean reversion problem that can cause noise on the estimates. In this work different measures used to construct school rankings were analyzed using SAEB’s data for the 4th grade of Primary Education. One of the analyzed measures seems to fulfill the requirement of being stable and, at the same time, not to reflect mainly the students’ socioeconomic status.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075Estudos Econômicos (São Paulo); v. 42 n. 2 (2012); 263-2831980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075/38795Copyright (c) 2012 Ana Maria Paiva Franco, Naercio Aquino Menezes-Filho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Ana Maria PaivaMenezes-Filho, Naercio Aquino2020-12-10T19:52:42Zoai:revistas.usp.br:article/36075Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-10T19:52:42Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
title Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
spellingShingle Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
Franco, Ana Maria Paiva
educação
desempenho
classificação
incentivos
Education
Performance
rankings
Incentives
title_short Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
title_full Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
title_fullStr Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
title_full_unstemmed Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
title_sort Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
author Franco, Ana Maria Paiva
author_facet Franco, Ana Maria Paiva
Menezes-Filho, Naercio Aquino
author_role author
author2 Menezes-Filho, Naercio Aquino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Ana Maria Paiva
Menezes-Filho, Naercio Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv educação
desempenho
classificação
incentivos
Education
Performance
rankings
Incentives
topic educação
desempenho
classificação
incentivos
Education
Performance
rankings
Incentives
description Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075
url https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/36075/38795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ana Maria Paiva Franco, Naercio Aquino Menezes-Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ana Maria Paiva Franco, Naercio Aquino Menezes-Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo); v. 42 n. 2 (2012); 263-283
1980-5357
0101-4161
reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estudos Econômicos (São Paulo)
collection Estudos Econômicos (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br
_version_ 1787713829097963520