A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Carlos Alberto Primo
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157379
Resumo: A crescente inserção de empresas brasileiras na trama complexa das relações do comércio siderúrgico internacional tem estimulado interpretações antagônicas no que tange à dinâmica do processo em questão. Do ponto de vista dos países industrializados, a expansão é explicada por subsídios à produção doméstica de aço e à exportação. Do ponto de vista brasileiro, o dinamismo das exportações nacionais reflete a competitividade de uma indústria, que foi capaz de se localizar na fronteira tecnológica do setor. O presente trabalho analisa os fatores determinantes da oferta de exportação de laminados planos a partir da perspectiva de uma das maiores usinas siderúrgicas do país. Os resultados obtidos, com base em análises de regressão de séries de dados anuais e mensais, sugerem que as condições do mercado doméstico são o principal fator a influenciar as exportações. Fica também evidente que, muito embora preços relativos sejam importantes ao longo prazo, nao é possível explicar o desempenho desta empresa no mercado internacional com base apenas nos subsídios (inclusive os de crédito) à exportação.
id USP-14_f87e4b255f9838da5e1cb5d4eb4c0695
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157379
network_acronym_str USP-14
network_name_str Estudos Econômicos (São Paulo)
repository_id_str
spelling A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de casoA crescente inserção de empresas brasileiras na trama complexa das relações do comércio siderúrgico internacional tem estimulado interpretações antagônicas no que tange à dinâmica do processo em questão. Do ponto de vista dos países industrializados, a expansão é explicada por subsídios à produção doméstica de aço e à exportação. Do ponto de vista brasileiro, o dinamismo das exportações nacionais reflete a competitividade de uma indústria, que foi capaz de se localizar na fronteira tecnológica do setor. O presente trabalho analisa os fatores determinantes da oferta de exportação de laminados planos a partir da perspectiva de uma das maiores usinas siderúrgicas do país. Os resultados obtidos, com base em análises de regressão de séries de dados anuais e mensais, sugerem que as condições do mercado doméstico são o principal fator a influenciar as exportações. Fica também evidente que, muito embora preços relativos sejam importantes ao longo prazo, nao é possível explicar o desempenho desta empresa no mercado internacional com base apenas nos subsídios (inclusive os de crédito) à exportação.The growing participation of Brazilian companies in the international steel market has generated different interpretations concerning the dynamics of this process. From the perspective of the industrialized countries this expansion mainly reflects the existence of subsidies to domestic steelproduction and to exports. From the Brazilian perspective, the dynamism of Brazil's steel exports reflects the competitiveness of an industry that was able to reach its technological frontier.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade1986-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157379Estudos Econômicos (São Paulo); v. 16 n. Especial (1986); 69-811980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157379/152742Copyright (c) 1986 Carlos Alberto Primo Bragahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Carlos Alberto Primo2021-08-30T14:08:11Zoai:revistas.usp.br:article/157379Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-08-30T14:08:11Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
title A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
spellingShingle A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
Braga, Carlos Alberto Primo
title_short A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
title_full A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
title_fullStr A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
title_full_unstemmed A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
title_sort A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
author Braga, Carlos Alberto Primo
author_facet Braga, Carlos Alberto Primo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Carlos Alberto Primo
description A crescente inserção de empresas brasileiras na trama complexa das relações do comércio siderúrgico internacional tem estimulado interpretações antagônicas no que tange à dinâmica do processo em questão. Do ponto de vista dos países industrializados, a expansão é explicada por subsídios à produção doméstica de aço e à exportação. Do ponto de vista brasileiro, o dinamismo das exportações nacionais reflete a competitividade de uma indústria, que foi capaz de se localizar na fronteira tecnológica do setor. O presente trabalho analisa os fatores determinantes da oferta de exportação de laminados planos a partir da perspectiva de uma das maiores usinas siderúrgicas do país. Os resultados obtidos, com base em análises de regressão de séries de dados anuais e mensais, sugerem que as condições do mercado doméstico são o principal fator a influenciar as exportações. Fica também evidente que, muito embora preços relativos sejam importantes ao longo prazo, nao é possível explicar o desempenho desta empresa no mercado internacional com base apenas nos subsídios (inclusive os de crédito) à exportação.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157379
url https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/157379/152742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1986 Carlos Alberto Primo Braga
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1986 Carlos Alberto Primo Braga
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo); v. 16 n. Especial (1986); 69-81
1980-5357
0101-4161
reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estudos Econômicos (São Paulo)
collection Estudos Econômicos (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br
_version_ 1787713831836844032