Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/128998 |
Resumo: | A web como contexto de possibilidades de comunicação e interação informacional permite potencializar os equipamentos culturais como Arquivos e Bibliotecas Públicas Estaduais no contexto de visibilidade e participação democrática. Os arquivos e bibliotecas podem utilizar de um arcabouço de marketing digital para aproximação do público-alvo, oportunidade de aprimoramento de serviços online além de, disseminar a informação no ambiente digital em prol do desenvolvimento de comunidades. A pesquisa justifica-se diante dos poucos estudos existentes dessa natureza na área de ciência da informação e acredita-se que os resultados corroboram no desenvolvimento da disseminação da informação mediante o conhecimento do marketing digital para os equipamentos culturais. Assim, a problemática da pesquisa concentra-se na disseminação da informação por meio de indicadores de marketing digital em websites de unidades informacionais. O objetivo do estudo propôs levantar aspectos conceituais de marketing digital para websites de arquivos e bibliotecas. Desse modo, os indicadores gerais são: Atração de usuários, Interação, Conteúdo, Relacionamento, Personalização e Promoção. Ressalta-se que cada indicador possui subcategorias para que se possam averiguar os websites. O estudo é de abordagem qualitativa com a metodologia de pesquisa documental dos websites das instituições. Posteriormente, realizou-se uma análise comparativa entre as páginas verificadas. O universo de pesquisa se constitui de vinte e quatro páginas oficiais no total. Nesse contexto, os arquivos e as bibliotecas, ao utilizar-se do marketing digital e, perante os novos paradigmas sociais, tecnológicos, econômicos e contextuais, passam a integrar estrategicamente um cenário de maior disponibilização de informações, abordando inúmeras vantagens para a visibilidade institucional, promoção e reconhecimento das esferas públicas. |
id |
USP-15_52d79af375fe3a5b0c9c7e5ed26fc922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/128998 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websitesEstratégia de marketing digital para unidades informacionais: Estudo dos websites de Arquivos e Bibliotecas Públicas Estaduais.Digital marketingPublic ArchivePublic librariesDissemination of informationIndicatorsMarketing digital. Arquivos públicos. Bibliotecas públicas. Disseminação da informação. IndicadoresA web como contexto de possibilidades de comunicação e interação informacional permite potencializar os equipamentos culturais como Arquivos e Bibliotecas Públicas Estaduais no contexto de visibilidade e participação democrática. Os arquivos e bibliotecas podem utilizar de um arcabouço de marketing digital para aproximação do público-alvo, oportunidade de aprimoramento de serviços online além de, disseminar a informação no ambiente digital em prol do desenvolvimento de comunidades. A pesquisa justifica-se diante dos poucos estudos existentes dessa natureza na área de ciência da informação e acredita-se que os resultados corroboram no desenvolvimento da disseminação da informação mediante o conhecimento do marketing digital para os equipamentos culturais. Assim, a problemática da pesquisa concentra-se na disseminação da informação por meio de indicadores de marketing digital em websites de unidades informacionais. O objetivo do estudo propôs levantar aspectos conceituais de marketing digital para websites de arquivos e bibliotecas. Desse modo, os indicadores gerais são: Atração de usuários, Interação, Conteúdo, Relacionamento, Personalização e Promoção. Ressalta-se que cada indicador possui subcategorias para que se possam averiguar os websites. O estudo é de abordagem qualitativa com a metodologia de pesquisa documental dos websites das instituições. Posteriormente, realizou-se uma análise comparativa entre as páginas verificadas. O universo de pesquisa se constitui de vinte e quatro páginas oficiais no total. Nesse contexto, os arquivos e as bibliotecas, ao utilizar-se do marketing digital e, perante os novos paradigmas sociais, tecnológicos, econômicos e contextuais, passam a integrar estrategicamente um cenário de maior disponibilização de informações, abordando inúmeras vantagens para a visibilidade institucional, promoção e reconhecimento das esferas públicas.The web as a context of possibilities of communication and informational interaction allows to potentiate cultural equipment such as Public State Archives and Libraries in the context of visibility and democratic participation. The archives and libraries can use a digital marketing framework to approach the target audience, the opportunity to improve online services and Disseminate information in the digital environment for the development of communities. The research is justified by the few existing studies of this nature in the area of information science and it is believed that the results corroborate in the development of the dissemination of information through the knowledge of digital marketing for cultural equipment. Thus, the research problem focuses on the dissemination of information through digital marketing indicators on websites of information units. The objective of the study proposed to raise conceptual aspects of digital marketing for archival websites and libraries. Thus, the general indicators are: User Attraction, Interaction, Content, Relationship, Personalization and Promotion. The study is a qualitative approach with the documental research methodology of the institutions' websites. Subsequently, a comparative analysis was performed between the verified pages. The Archives and libraries, using digital marketing and, in the face of new social, technological, economic and contextual paradigms, strategically integrate a set of greater availability of information, addressing innumerable advantages for institutional visibility, promotion and recognition Of public spheres.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/12899810.11606/issn.2178-2075.v8i2p144-162InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 8 n. 2 (2017); 144-1622178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/128998/133888Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiroto, LuanFormentini, Rosangela2017-10-04T17:01:46ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites Estratégia de marketing digital para unidades informacionais: Estudo dos websites de Arquivos e Bibliotecas Públicas Estaduais. |
title |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites |
spellingShingle |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites Giroto, Luan Digital marketing Public Archive Public libraries Dissemination of information Indicators Marketing digital. Arquivos públicos. Bibliotecas públicas. Disseminação da informação. Indicadores |
title_short |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites |
title_full |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites |
title_fullStr |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites |
title_full_unstemmed |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites |
title_sort |
Digital marketing strategie for informational units: Comparative between State Public Archives and Libraries websites |
author |
Giroto, Luan |
author_facet |
Giroto, Luan Formentini, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Formentini, Rosangela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giroto, Luan Formentini, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital marketing Public Archive Public libraries Dissemination of information Indicators Marketing digital. Arquivos públicos. Bibliotecas públicas. Disseminação da informação. Indicadores |
topic |
Digital marketing Public Archive Public libraries Dissemination of information Indicators Marketing digital. Arquivos públicos. Bibliotecas públicas. Disseminação da informação. Indicadores |
description |
A web como contexto de possibilidades de comunicação e interação informacional permite potencializar os equipamentos culturais como Arquivos e Bibliotecas Públicas Estaduais no contexto de visibilidade e participação democrática. Os arquivos e bibliotecas podem utilizar de um arcabouço de marketing digital para aproximação do público-alvo, oportunidade de aprimoramento de serviços online além de, disseminar a informação no ambiente digital em prol do desenvolvimento de comunidades. A pesquisa justifica-se diante dos poucos estudos existentes dessa natureza na área de ciência da informação e acredita-se que os resultados corroboram no desenvolvimento da disseminação da informação mediante o conhecimento do marketing digital para os equipamentos culturais. Assim, a problemática da pesquisa concentra-se na disseminação da informação por meio de indicadores de marketing digital em websites de unidades informacionais. O objetivo do estudo propôs levantar aspectos conceituais de marketing digital para websites de arquivos e bibliotecas. Desse modo, os indicadores gerais são: Atração de usuários, Interação, Conteúdo, Relacionamento, Personalização e Promoção. Ressalta-se que cada indicador possui subcategorias para que se possam averiguar os websites. O estudo é de abordagem qualitativa com a metodologia de pesquisa documental dos websites das instituições. Posteriormente, realizou-se uma análise comparativa entre as páginas verificadas. O universo de pesquisa se constitui de vinte e quatro páginas oficiais no total. Nesse contexto, os arquivos e as bibliotecas, ao utilizar-se do marketing digital e, perante os novos paradigmas sociais, tecnológicos, econômicos e contextuais, passam a integrar estrategicamente um cenário de maior disponibilização de informações, abordando inúmeras vantagens para a visibilidade institucional, promoção e reconhecimento das esferas públicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/128998 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p144-162 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/128998 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v8i2p144-162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/128998/133888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 8 n. 2 (2017); 144-162 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713839097184256 |