Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maia, Luiz Cláudio Gomes, Pinheiro, Marta Macedo Kerr
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p27-46
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190716
Resumo: O presente artigo propõe-se a analisar os conceitos de inovação social e de competência em informação, tendo em vista o caráter interdisciplinar de ambos, para ressaltar semelhanças existentes nas duas temáticas. A inovação social visa à transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais, o que implica interdisciplinaridade por abordar as formas com que a sociedade se transforma nas mais distintas áreas. Já a competência em informação é uma meta-competência capaz de auxiliar o indivíduo a lidar com necessidades informacionais específicas de cada contexto em uma sociedade informacionalmente assimétrica. A competência em informação é considerada cerne da aprendizagem ao longo da vida e essencial para o pleno desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, devendo ser desenvolvida de forma transversal em todas as disciplinas e contextos. Conclui-se pela interdisciplinaridade tanto no campo da inovação social quanto na competência em informação, de forma a se sugerir estudos futuros que foquem na correlação entre as duas disciplinas à luz da interdisciplinaridade, já que ambas se propõem a resolver problemas sociais contemporâneos.
id USP-15_5d85e90495cec8d6f74f3cc702f35db6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/190716
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
spelling Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em focoInformation literacy and social innovation: interdisciplinarity in focusAprendizagem ao longo da vidaAssimetria informacionalInterdisciplinarInclusão socialLifelong learningInformational asymmetryInterdisciplinarySocial inclusionO presente artigo propõe-se a analisar os conceitos de inovação social e de competência em informação, tendo em vista o caráter interdisciplinar de ambos, para ressaltar semelhanças existentes nas duas temáticas. A inovação social visa à transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais, o que implica interdisciplinaridade por abordar as formas com que a sociedade se transforma nas mais distintas áreas. Já a competência em informação é uma meta-competência capaz de auxiliar o indivíduo a lidar com necessidades informacionais específicas de cada contexto em uma sociedade informacionalmente assimétrica. A competência em informação é considerada cerne da aprendizagem ao longo da vida e essencial para o pleno desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, devendo ser desenvolvida de forma transversal em todas as disciplinas e contextos. Conclui-se pela interdisciplinaridade tanto no campo da inovação social quanto na competência em informação, de forma a se sugerir estudos futuros que foquem na correlação entre as duas disciplinas à luz da interdisciplinaridade, já que ambas se propõem a resolver problemas sociais contemporâneos.This article aims at analyzing the concepts of social innovation and information literacy, considering the interdisciplinary character of both disciplines, in order to highlight similarities that exist in the two themes. Social innovation aims at social transformation by means of generating changes in social practices, what implies interdisciplinarity since it addresses the ways in which society is transformed in the most diverse areas. Information literacy is a meta-competence capable of helping the individual to deal with information needs, which are specific to each context in an informationally asymmetric society. Information literacy is at the heart of lifelong learning and it is essential for full human development in all its dimensions. Thus, information literacy must be developed across all disciplines and contexts. One concludes that there is interdisciplinarity not only in the field of social innovation but also in the field information literacy, so that one can suggest future studies that focus on the correlation between the two disciplines in the light of interdisciplinarity, since both are intended to solve contemporary social problemsUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/19071610.11606/issn.2178-2075.v13i1p27-46InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 27-462178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190716/183681Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alessandra de SouzaMaia, Luiz Cláudio GomesPinheiro, Marta Macedo Kerr2022-07-01T18:48:56ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
Information literacy and social innovation: interdisciplinarity in focus
title Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
spellingShingle Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
Santos, Alessandra de Souza
Aprendizagem ao longo da vida
Assimetria informacional
Interdisciplinar
Inclusão social
Lifelong learning
Informational asymmetry
Interdisciplinary
Social inclusion
Santos, Alessandra de Souza
Aprendizagem ao longo da vida
Assimetria informacional
Interdisciplinar
Inclusão social
Lifelong learning
Informational asymmetry
Interdisciplinary
Social inclusion
title_short Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
title_full Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
title_fullStr Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
title_full_unstemmed Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
title_sort Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
author Santos, Alessandra de Souza
author_facet Santos, Alessandra de Souza
Santos, Alessandra de Souza
Maia, Luiz Cláudio Gomes
Pinheiro, Marta Macedo Kerr
Maia, Luiz Cláudio Gomes
Pinheiro, Marta Macedo Kerr
author_role author
author2 Maia, Luiz Cláudio Gomes
Pinheiro, Marta Macedo Kerr
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra de Souza
Maia, Luiz Cláudio Gomes
Pinheiro, Marta Macedo Kerr
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
Assimetria informacional
Interdisciplinar
Inclusão social
Lifelong learning
Informational asymmetry
Interdisciplinary
Social inclusion
topic Aprendizagem ao longo da vida
Assimetria informacional
Interdisciplinar
Inclusão social
Lifelong learning
Informational asymmetry
Interdisciplinary
Social inclusion
description O presente artigo propõe-se a analisar os conceitos de inovação social e de competência em informação, tendo em vista o caráter interdisciplinar de ambos, para ressaltar semelhanças existentes nas duas temáticas. A inovação social visa à transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais, o que implica interdisciplinaridade por abordar as formas com que a sociedade se transforma nas mais distintas áreas. Já a competência em informação é uma meta-competência capaz de auxiliar o indivíduo a lidar com necessidades informacionais específicas de cada contexto em uma sociedade informacionalmente assimétrica. A competência em informação é considerada cerne da aprendizagem ao longo da vida e essencial para o pleno desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, devendo ser desenvolvida de forma transversal em todas as disciplinas e contextos. Conclui-se pela interdisciplinaridade tanto no campo da inovação social quanto na competência em informação, de forma a se sugerir estudos futuros que foquem na correlação entre as duas disciplinas à luz da interdisciplinaridade, já que ambas se propõem a resolver problemas sociais contemporâneos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190716
10.11606/issn.2178-2075.v13i1p27-46
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190716
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p27-46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190716/183681
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 27-46
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822181433167314944
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p27-46