Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvao, Maria Cristiane Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pluye, Pierre, Ricarte, Ivan Luiz Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879
Resumo: Mixed methods and mixed literature reviews can provide a window of opportunity for researchers to enter in the process of science internationalization. In this paper, we systematize concepts, design, and evaluation criteria related to research using mixed methods and mixed literature reviews. Initially, we performed a selective literature review, considering the criteria of text relevance in order to have an initial understanding of essential aspects of mixed methods and mixed reviews. Then, we present a case report showing the perception of Brazilian researchers on a teaching and learning experience on mixed methods and mixed reviews. As a result, we understand that knowledge on mixed research methods and mixed literature reviews has the potential to increase the capacity of national and international research; increase the critical mass of reviewers for the work in development agencies and national and international journals; and strengthen international cooperation for the development of research projects.
id USP-15_a928543c927e1441b830de7cece4eca1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/121879
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliaçãoMixed methods research and mixed reviews of literature: concepts, design, and evaluation criteriaMixed methods researchMixed literature reviewsContinuing education researchInformation ScienceResearch evaluationMétodos de pesquisa mistosRevisões de literatura mistasEducação continuada em pesquisaCiência da informaçãoAvaliação de pesquisa.Mixed methods and mixed literature reviews can provide a window of opportunity for researchers to enter in the process of science internationalization. In this paper, we systematize concepts, design, and evaluation criteria related to research using mixed methods and mixed literature reviews. Initially, we performed a selective literature review, considering the criteria of text relevance in order to have an initial understanding of essential aspects of mixed methods and mixed reviews. Then, we present a case report showing the perception of Brazilian researchers on a teaching and learning experience on mixed methods and mixed reviews. As a result, we understand that knowledge on mixed research methods and mixed literature reviews has the potential to increase the capacity of national and international research; increase the critical mass of reviewers for the work in development agencies and national and international journals; and strengthen international cooperation for the development of research projects.O emprego de métodos mistos e revisões de literatura mistas pode ser uma janela de oportunidades para que os pesquisadores se insiram no processo de internacionalização da ciência. Desse modo, o presente trabalho sistematiza conceitos, formas de construção e critérios de avaliação relacionados a pesquisas empregando métodos mistos e revisões de literatura mistas. No que se refere à metodologia, empregou-se uma revisão de literatura seletiva, considerando o critério de relevância do texto para que se tenha uma inicialização e compreensão dos aspectos essenciais relacionados a métodos mistos e revisões mistas. Em seguida, empregou-se um relato de caso que apresenta a percepção de pesquisadores brasileiros sobre uma experiência de ensino-aprendizagem com a temática de métodos mistos e revisões mistas. Como resultado, entende-se que o conhecimento sobre métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas tem potencial para aumentar a capacidade de investigação nacional e internacional; ampliar a massa crítica de revisores para a atuação em agências de fomento e em periódicos nacionais e internacionais; e, reforçar a colaboração internacional para desenvolvimento de projetos de pesquisa.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/12187910.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 8 n. 2 (2017); 4-242178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879/133611Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvao, Maria Cristiane BarbosaPluye, PierreRicarte, Ivan Luiz Marques2017-10-04T17:01:46ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
Mixed methods research and mixed reviews of literature: concepts, design, and evaluation criteria
title Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
spellingShingle Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
Galvao, Maria Cristiane Barbosa
Mixed methods research
Mixed literature reviews
Continuing education research
Information Science
Research evaluation
Métodos de pesquisa mistos
Revisões de literatura mistas
Educação continuada em pesquisa
Ciência da informação
Avaliação de pesquisa.
title_short Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
title_full Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
title_fullStr Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
title_full_unstemmed Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
title_sort Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
author Galvao, Maria Cristiane Barbosa
author_facet Galvao, Maria Cristiane Barbosa
Pluye, Pierre
Ricarte, Ivan Luiz Marques
author_role author
author2 Pluye, Pierre
Ricarte, Ivan Luiz Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvao, Maria Cristiane Barbosa
Pluye, Pierre
Ricarte, Ivan Luiz Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Mixed methods research
Mixed literature reviews
Continuing education research
Information Science
Research evaluation
Métodos de pesquisa mistos
Revisões de literatura mistas
Educação continuada em pesquisa
Ciência da informação
Avaliação de pesquisa.
topic Mixed methods research
Mixed literature reviews
Continuing education research
Information Science
Research evaluation
Métodos de pesquisa mistos
Revisões de literatura mistas
Educação continuada em pesquisa
Ciência da informação
Avaliação de pesquisa.
description Mixed methods and mixed literature reviews can provide a window of opportunity for researchers to enter in the process of science internationalization. In this paper, we systematize concepts, design, and evaluation criteria related to research using mixed methods and mixed literature reviews. Initially, we performed a selective literature review, considering the criteria of text relevance in order to have an initial understanding of essential aspects of mixed methods and mixed reviews. Then, we present a case report showing the perception of Brazilian researchers on a teaching and learning experience on mixed methods and mixed reviews. As a result, we understand that knowledge on mixed research methods and mixed literature reviews has the potential to increase the capacity of national and international research; increase the critical mass of reviewers for the work in development agencies and national and international journals; and strengthen international cooperation for the development of research projects.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879
10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121879/133611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 8 n. 2 (2017); 4-24
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839073067009