Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Giovanna Guedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368
Resumo: Apresenta proposições, a partir de um projeto de pesquisa em andamento, para o desenvolvimento de um perfil de bibliotecário protagonista, tendo como subsídios os constructos teórico-conceituais da mediação e da competência em informação. Emprega como recurso metodológico a revisão de literatura de autores clássicos e contemporâneos das temáticas em foco, bem como, a experiência docente na disciplina serviços de informação. Conclui-se que ao compreender a necessidade de integrar múltiplos saberes, utilizando os conceitos da mediação da informação, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos e habilidades (competências), o bibliotecário pode se sentir cada vez mais preparado para atender as necessidades dos usuários, e dessa forma, sentir-se protagonista de suas atividades laborais, preparando os usuários para se tornarem, progressivamente, autônomos no acesso e uso das informações que necessitam, promovendo assim, ações que beneficiam a todos, bibliotecários e usuários dos serviços de informação.
id USP-15_cc886ff42708267fc788e7de3ef89862
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/101368
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonistaMediation and information literacy: propositions for the construction of a protagonist librarian profileSocial protagonism. Librarian. Mediation of information. Information literacy.Protagonismo socialBibliotecárioMediação da informaçãoCompetência em informaçãoApresenta proposições, a partir de um projeto de pesquisa em andamento, para o desenvolvimento de um perfil de bibliotecário protagonista, tendo como subsídios os constructos teórico-conceituais da mediação e da competência em informação. Emprega como recurso metodológico a revisão de literatura de autores clássicos e contemporâneos das temáticas em foco, bem como, a experiência docente na disciplina serviços de informação. Conclui-se que ao compreender a necessidade de integrar múltiplos saberes, utilizando os conceitos da mediação da informação, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos e habilidades (competências), o bibliotecário pode se sentir cada vez mais preparado para atender as necessidades dos usuários, e dessa forma, sentir-se protagonista de suas atividades laborais, preparando os usuários para se tornarem, progressivamente, autônomos no acesso e uso das informações que necessitam, promovendo assim, ações que beneficiam a todos, bibliotecários e usuários dos serviços de informação.Presents propositions, from a research project in progress for the development of a protagonist librarian profile, with the subsidies the theoretical and conceptual constructs of mediation and information literacy. Employs as a methodological resource review of literature classics and contemporary authors on the thematic focus as well as the teaching experience in the discipline of information services. We conclude that to understand the need to integrate multiple knowledge using the concepts of information mediation, developing a set of knowledge and skills (skills), the librarian may feel increasingly prepared to meet the needs of users, and this shape, feel protagonist of their work activities, preparing users to become progressively independent in accessing and using the information they need, thus promoting actions that benefit everyone, librarians and users of information services.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/10136810.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 106-1252178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368/103968Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Maria Giovanna Guedes2015-10-02T18:38:25ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
Mediation and information literacy: propositions for the construction of a protagonist librarian profile
title Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
spellingShingle Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
Farias, Maria Giovanna Guedes
Social protagonism. Librarian. Mediation of information. Information literacy.
Protagonismo social
Bibliotecário
Mediação da informação
Competência em informação
title_short Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
title_full Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
title_fullStr Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
title_full_unstemmed Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
title_sort Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista
author Farias, Maria Giovanna Guedes
author_facet Farias, Maria Giovanna Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Maria Giovanna Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Social protagonism. Librarian. Mediation of information. Information literacy.
Protagonismo social
Bibliotecário
Mediação da informação
Competência em informação
topic Social protagonism. Librarian. Mediation of information. Information literacy.
Protagonismo social
Bibliotecário
Mediação da informação
Competência em informação
description Apresenta proposições, a partir de um projeto de pesquisa em andamento, para o desenvolvimento de um perfil de bibliotecário protagonista, tendo como subsídios os constructos teórico-conceituais da mediação e da competência em informação. Emprega como recurso metodológico a revisão de literatura de autores clássicos e contemporâneos das temáticas em foco, bem como, a experiência docente na disciplina serviços de informação. Conclui-se que ao compreender a necessidade de integrar múltiplos saberes, utilizando os conceitos da mediação da informação, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos e habilidades (competências), o bibliotecário pode se sentir cada vez mais preparado para atender as necessidades dos usuários, e dessa forma, sentir-se protagonista de suas atividades laborais, preparando os usuários para se tornarem, progressivamente, autônomos no acesso e uso das informações que necessitam, promovendo assim, ações que beneficiam a todos, bibliotecários e usuários dos serviços de informação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368
10.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/101368/103968
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 106-125
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839014346752