Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Sylvia Gemignani
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientiae Studia (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/98140
Resumo: O artigo inicia-se com uma descrição da problemática moderna, tal como formulada pela sociologia do século xix, em torno dos limites e possibilidades da razão científica. Explicita-se, assim, a questão da dua lidade entre o conhecimento instrumental, para o controle técnico do mundo, e o conhecimento reflexivo, que abarca as várias dimensões de sentido das práticas humanas. Em seguida, o artigo expõe, como exemplares das explicações propostas pelas perspectivas reflexivas para o amplo predomínio contemporâneo do conhecimento instrumental, primeiro, o modelo da interação entre valores e atividade científica de Hugh Lacey e, segundo, a sociologia das condições sociais do desenvolvimento dos campos científicos de Pierre Bourdieu. Ao colocar lado a lado um trabalho filosófico de articulação entre a epistemologia e a ética e uma teoria sociológica sobre as condições sociais do desenvolvimento histórico da razão, o artigo retém balizas fundamentais para a exploração das possibilidades das perspectivas histórico-racionalistas que buscam escapar da alternativa dualista entre o racionalismo ortodoxo e o relati vismo. Ambas análises exploram possibilidades abertas por perspectivas transversais que buscam elucidar as relações entre diferentes esferas de atividades sem recusar-lhes suas especificidades, delineando problemas a serem investigados de modo a fazer avançar a reflexividade, junto com o conhecimento empírico dos processos históricos de reprodução da organização social e dos valores culturais dominantes.
id USP-16_70070e771de3e8c75059885dd1b5a352
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/98140
network_acronym_str USP-16
network_name_str Scientiae Studia (Online)
repository_id_str
spelling Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razãoOn social obstacles to the historical development of reasonO artigo inicia-se com uma descrição da problemática moderna, tal como formulada pela sociologia do século xix, em torno dos limites e possibilidades da razão científica. Explicita-se, assim, a questão da dua lidade entre o conhecimento instrumental, para o controle técnico do mundo, e o conhecimento reflexivo, que abarca as várias dimensões de sentido das práticas humanas. Em seguida, o artigo expõe, como exemplares das explicações propostas pelas perspectivas reflexivas para o amplo predomínio contemporâneo do conhecimento instrumental, primeiro, o modelo da interação entre valores e atividade científica de Hugh Lacey e, segundo, a sociologia das condições sociais do desenvolvimento dos campos científicos de Pierre Bourdieu. Ao colocar lado a lado um trabalho filosófico de articulação entre a epistemologia e a ética e uma teoria sociológica sobre as condições sociais do desenvolvimento histórico da razão, o artigo retém balizas fundamentais para a exploração das possibilidades das perspectivas histórico-racionalistas que buscam escapar da alternativa dualista entre o racionalismo ortodoxo e o relati vismo. Ambas análises exploram possibilidades abertas por perspectivas transversais que buscam elucidar as relações entre diferentes esferas de atividades sem recusar-lhes suas especificidades, delineando problemas a serem investigados de modo a fazer avançar a reflexividade, junto com o conhecimento empírico dos processos históricos de reprodução da organização social e dos valores culturais dominantes.After characterizing the modern problem of the limits and possibilities of scientific reason, as it is formulated in 19th century sociology, I clarify the question of the duality of instrumental knowledge, which informs technical control of the world, and reflexive knowledge, which encompasses the various dimensions of meaning in human practices. Then, I expound two exemplary explanations, proposed by reflexive perspectives, for the contemporary predominance of instrumental knowledge: the model of interaction between values and scientific activities proposed by Hugh Lacey; and Pierre Boudieu's sociology of the social conditions for the development of scientific fields. By putting side by side a philosophical work articulating connections between epistemology and ethics, and a sociological theory about the social conditions of the historical development of reason, I introduce fundamental markers for exploring the possibilities of historical rationalist perspectives that try to avoid the dualistic alternative of orthodox rationalism and relativism. Both analyses explore the possibilities opened by transversal perspectives that try to elucidate the relations between different spheres of activity, without ignoring their particularities, delineating problems to be investigated in a way that furthers reflexivity together with empirical knowledge of the historical processes of reproduction of social organization and of the dominant values.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/9814010.1590/S1678-31662014000500007Scientiae Studia; v. 12 n. 4 (2014); 751-766Scientiae Studia; Vol. 12 Núm. 4 (2014); 751-766Scientiae Studia; Vol. 12 No. 4 (2014); 751-7662316-89941678-3166reponame:Scientiae Studia (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/98140/96976Copyright (c) 2015 Scientiae Studiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Sylvia Gemignani2015-10-20T16:00:59Zoai:revistas.usp.br:article/98140Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-3166&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://www.revistas.usp.br/ss/oaiariconda@usp.br2316-89941678-3166opendoar:2015-10-20T16:00:59Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
On social obstacles to the historical development of reason
title Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
spellingShingle Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
Garcia, Sylvia Gemignani
title_short Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
title_full Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
title_fullStr Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
title_full_unstemmed Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
title_sort Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão
author Garcia, Sylvia Gemignani
author_facet Garcia, Sylvia Gemignani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Sylvia Gemignani
description O artigo inicia-se com uma descrição da problemática moderna, tal como formulada pela sociologia do século xix, em torno dos limites e possibilidades da razão científica. Explicita-se, assim, a questão da dua lidade entre o conhecimento instrumental, para o controle técnico do mundo, e o conhecimento reflexivo, que abarca as várias dimensões de sentido das práticas humanas. Em seguida, o artigo expõe, como exemplares das explicações propostas pelas perspectivas reflexivas para o amplo predomínio contemporâneo do conhecimento instrumental, primeiro, o modelo da interação entre valores e atividade científica de Hugh Lacey e, segundo, a sociologia das condições sociais do desenvolvimento dos campos científicos de Pierre Bourdieu. Ao colocar lado a lado um trabalho filosófico de articulação entre a epistemologia e a ética e uma teoria sociológica sobre as condições sociais do desenvolvimento histórico da razão, o artigo retém balizas fundamentais para a exploração das possibilidades das perspectivas histórico-racionalistas que buscam escapar da alternativa dualista entre o racionalismo ortodoxo e o relati vismo. Ambas análises exploram possibilidades abertas por perspectivas transversais que buscam elucidar as relações entre diferentes esferas de atividades sem recusar-lhes suas especificidades, delineando problemas a serem investigados de modo a fazer avançar a reflexividade, junto com o conhecimento empírico dos processos históricos de reprodução da organização social e dos valores culturais dominantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/98140
10.1590/S1678-31662014000500007
url https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/98140
identifier_str_mv 10.1590/S1678-31662014000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/98140/96976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Scientiae Studia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Scientiae Studia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Scientiae Studia; v. 12 n. 4 (2014); 751-766
Scientiae Studia; Vol. 12 Núm. 4 (2014); 751-766
Scientiae Studia; Vol. 12 No. 4 (2014); 751-766
2316-8994
1678-3166
reponame:Scientiae Studia (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientiae Studia (Online)
collection Scientiae Studia (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ariconda@usp.br
_version_ 1800222737076060160