Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientiae Studia (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11242 |
Resumo: | A iconografia dos frontispícios dos tratados anatômicos de Mondino, Vesalius e Realdo Colombo, aqui sucintamente apresentada, permite acompanhar um aspecto central da revolução científica dos séculos xvi e xvii: o processo ao longo do qual a autoridade da palavra (dos textos da tradição escolástica) cede lugar para a evidência dos fatos (estabelecidos mediante a observação experimental). O notável desenvolvimento científico e técnico subsequente à consolidação do método matemático-experimental não se realizou, porém, livre de contradições. Inquietações associadas a questões controversas do progresso científico ulterior, como a redução do corpo vivo à matéria inerte e manipulável (própria do mecanicismo) e a sobrevalorização do poder de controle (própria da compulsão tecnológica), podem ser pressentidas desde muito cedo. É o que sugerimos pela interpretação de uma notável obra de arte do século xvii, "A lição de anatomia do Dr. Tulp", de Rembrandt. |
id |
USP-16_d146bacee0415020c9f8eccce36c6ee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/11242 |
network_acronym_str |
USP-16 |
network_name_str |
Scientiae Studia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius Ciência modernaAutoridadeEvidênciaMétodo experimentalMecanicismoControle da naturezaLição de anatomiaMondinoVesaliusRembrandtModern scienceAuthorityEvidenceExperimental methodMechanismControl of natureAnatomy's lessonMondinoVesaliusRembrandt A iconografia dos frontispícios dos tratados anatômicos de Mondino, Vesalius e Realdo Colombo, aqui sucintamente apresentada, permite acompanhar um aspecto central da revolução científica dos séculos xvi e xvii: o processo ao longo do qual a autoridade da palavra (dos textos da tradição escolástica) cede lugar para a evidência dos fatos (estabelecidos mediante a observação experimental). O notável desenvolvimento científico e técnico subsequente à consolidação do método matemático-experimental não se realizou, porém, livre de contradições. Inquietações associadas a questões controversas do progresso científico ulterior, como a redução do corpo vivo à matéria inerte e manipulável (própria do mecanicismo) e a sobrevalorização do poder de controle (própria da compulsão tecnológica), podem ser pressentidas desde muito cedo. É o que sugerimos pela interpretação de uma notável obra de arte do século xvii, "A lição de anatomia do Dr. Tulp", de Rembrandt. The iconography of frontispieces of anatomical treatises of Mondino, Vesalius and Realdo Colombo, briefly presented here, let us accompany a central development of the scientific revolution of the 16th and 17th centuries: the process by which the authority of the word (of the scholastic tradition texts) gives way for the evidence of the facts (established by experimental observation). The remarkable scientific-technological development that followed the consolidation of mathematician-experimental method was not accomplished, however, without producing contradictions. Discomfort associated with controversial issues of further scientific progress, such as the reducing of the living body into inert and manipulable matter (proper to mechanism) and the overvaluation of the power to control (proper to technological compulsion), can be foreseen very early. This is suggested here by the interpretation of a notable work of art of the 17th century: the painting "The anatomy's lesson of Dr. Nicolaes Tulp" by Rembrandt. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/1124210.1590/S1678-31662011000200004Scientiae Studia; v. 9 n. 2 (2011); 291-371Scientiae Studia; Vol. 9 Núm. 2 (2011); 291-371Scientiae Studia; Vol. 9 No. 2 (2011); 291-3712316-89941678-3166reponame:Scientiae Studia (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11242/13010Chiarello, Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-08T11:26:04Zoai:revistas.usp.br:article/11242Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-3166&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://www.revistas.usp.br/ss/oaiariconda@usp.br2316-89941678-3166opendoar:2014-09-08T11:26:04Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius |
title |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius |
spellingShingle |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius Chiarello, Maurício Ciência moderna Autoridade Evidência Método experimental Mecanicismo Controle da natureza Lição de anatomia Mondino Vesalius Rembrandt Modern science Authority Evidence Experimental method Mechanism Control of nature Anatomy's lesson Mondino Vesalius Rembrandt |
title_short |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius |
title_full |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius |
title_fullStr |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius |
title_full_unstemmed |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius |
title_sort |
Sobre o nascimento da ciência moderna: estudo iconográfico das lições de anatomia de Mondino a Vesalius |
author |
Chiarello, Maurício |
author_facet |
Chiarello, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiarello, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência moderna Autoridade Evidência Método experimental Mecanicismo Controle da natureza Lição de anatomia Mondino Vesalius Rembrandt Modern science Authority Evidence Experimental method Mechanism Control of nature Anatomy's lesson Mondino Vesalius Rembrandt |
topic |
Ciência moderna Autoridade Evidência Método experimental Mecanicismo Controle da natureza Lição de anatomia Mondino Vesalius Rembrandt Modern science Authority Evidence Experimental method Mechanism Control of nature Anatomy's lesson Mondino Vesalius Rembrandt |
description |
A iconografia dos frontispícios dos tratados anatômicos de Mondino, Vesalius e Realdo Colombo, aqui sucintamente apresentada, permite acompanhar um aspecto central da revolução científica dos séculos xvi e xvii: o processo ao longo do qual a autoridade da palavra (dos textos da tradição escolástica) cede lugar para a evidência dos fatos (estabelecidos mediante a observação experimental). O notável desenvolvimento científico e técnico subsequente à consolidação do método matemático-experimental não se realizou, porém, livre de contradições. Inquietações associadas a questões controversas do progresso científico ulterior, como a redução do corpo vivo à matéria inerte e manipulável (própria do mecanicismo) e a sobrevalorização do poder de controle (própria da compulsão tecnológica), podem ser pressentidas desde muito cedo. É o que sugerimos pela interpretação de uma notável obra de arte do século xvii, "A lição de anatomia do Dr. Tulp", de Rembrandt. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11242 10.1590/S1678-31662011000200004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11242 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-31662011000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11242/13010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientiae Studia; v. 9 n. 2 (2011); 291-371 Scientiae Studia; Vol. 9 Núm. 2 (2011); 291-371 Scientiae Studia; Vol. 9 No. 2 (2011); 291-371 2316-8994 1678-3166 reponame:Scientiae Studia (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Scientiae Studia (Online) |
collection |
Scientiae Studia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ariconda@usp.br |
_version_ |
1800222736279142400 |