Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portz,Leandro
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Dias,Carlos Tadeu dos Santos, Cyrino,José Eurico Possebon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000400002
Resumo: A produção de peixes como atividade agroindustrial vem crescendo consideravelmente, motivando o crescimento das indústrias especializadas em produção de rações para peixes e crustáceos e criando grande demanda por conhecimentos específicos sobre as exigências nutricionais das várias espécies de peixes e crustáceos utilizados em aquicultura comercial. As exigências nutricionais dos organismos aquáticos podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo tamanho do peixe, composição e forma da dieta, manejo alimentar, sistema e regime de produção. Além disso os tipos de modelos estatísticos e matemáticos utilizados na determinação destas exigências podem ou não ser adequados à estimativa dos parâmetros biológicos avaliados. O presente trabalho apresenta uma avaliação crítica da adequação do modelo "broken-line" na análise de resultados de um experimento de exigências nutricionais em proteína para o tambaqui. Os resultados permitem inferir que a aplicação do modelo "broken-line analysis", feito pelo procedimento PROC NLIN do SAS, é um método de análise simples, rápido e eficiente na determinação de exigências nutricionais, que resultam de dados tomados em experimentos de ganho de peso para peixes. O modelo poderia, entretanto, subestimar valores determinados por outros modelos tradicionalmente utilizados que, mesmo assim, podem não ser, necessariamente, mais precisos.
id USP-18_2e1a9fc1956be2090373003838fae356
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-90162000000400002
network_acronym_str USP-18
network_name_str Scientia Agrícola (Online)
repository_id_str
spelling Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes"broken-line"exigência nutricionalpeixeA produção de peixes como atividade agroindustrial vem crescendo consideravelmente, motivando o crescimento das indústrias especializadas em produção de rações para peixes e crustáceos e criando grande demanda por conhecimentos específicos sobre as exigências nutricionais das várias espécies de peixes e crustáceos utilizados em aquicultura comercial. As exigências nutricionais dos organismos aquáticos podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo tamanho do peixe, composição e forma da dieta, manejo alimentar, sistema e regime de produção. Além disso os tipos de modelos estatísticos e matemáticos utilizados na determinação destas exigências podem ou não ser adequados à estimativa dos parâmetros biológicos avaliados. O presente trabalho apresenta uma avaliação crítica da adequação do modelo "broken-line" na análise de resultados de um experimento de exigências nutricionais em proteína para o tambaqui. Os resultados permitem inferir que a aplicação do modelo "broken-line analysis", feito pelo procedimento PROC NLIN do SAS, é um método de análise simples, rápido e eficiente na determinação de exigências nutricionais, que resultam de dados tomados em experimentos de ganho de peso para peixes. O modelo poderia, entretanto, subestimar valores determinados por outros modelos tradicionalmente utilizados que, mesmo assim, podem não ser, necessariamente, mais precisos.Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000400002Scientia Agricola v.57 n.4 2000reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-90162000000400002info:eu-repo/semantics/openAccessPortz,LeandroDias,Carlos Tadeu dos SantosCyrino,José Eurico Possebonpor2001-02-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-90162000000400002Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2001-02-02T00:00Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
title Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
spellingShingle Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
Portz,Leandro
"broken-line"
exigência nutricional
peixe
title_short Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
title_full Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
title_fullStr Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
title_full_unstemmed Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
title_sort Regressão segmentada como modelo na determinação de exigências nutricionais de peixes
author Portz,Leandro
author_facet Portz,Leandro
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Cyrino,José Eurico Possebon
author_role author
author2 Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Cyrino,José Eurico Possebon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portz,Leandro
Dias,Carlos Tadeu dos Santos
Cyrino,José Eurico Possebon
dc.subject.por.fl_str_mv "broken-line"
exigência nutricional
peixe
topic "broken-line"
exigência nutricional
peixe
description A produção de peixes como atividade agroindustrial vem crescendo consideravelmente, motivando o crescimento das indústrias especializadas em produção de rações para peixes e crustáceos e criando grande demanda por conhecimentos específicos sobre as exigências nutricionais das várias espécies de peixes e crustáceos utilizados em aquicultura comercial. As exigências nutricionais dos organismos aquáticos podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo tamanho do peixe, composição e forma da dieta, manejo alimentar, sistema e regime de produção. Além disso os tipos de modelos estatísticos e matemáticos utilizados na determinação destas exigências podem ou não ser adequados à estimativa dos parâmetros biológicos avaliados. O presente trabalho apresenta uma avaliação crítica da adequação do modelo "broken-line" na análise de resultados de um experimento de exigências nutricionais em proteína para o tambaqui. Os resultados permitem inferir que a aplicação do modelo "broken-line analysis", feito pelo procedimento PROC NLIN do SAS, é um método de análise simples, rápido e eficiente na determinação de exigências nutricionais, que resultam de dados tomados em experimentos de ganho de peso para peixes. O modelo poderia, entretanto, subestimar valores determinados por outros modelos tradicionalmente utilizados que, mesmo assim, podem não ser, necessariamente, mais precisos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-90162000000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Agricola v.57 n.4 2000
reponame:Scientia Agrícola (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientia Agrícola (Online)
collection Scientia Agrícola (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@usp.br||alleoni@usp.br
_version_ 1748936457405333504