Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Ernesto José Resende
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Minami,Keigo, Farina,Enrico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000500009
Resumo: O experimento sobre cultivo sem solo a ciclo fechado da roseira foi conduzidos no "Istituto Sperimentale per la Floricoltura di Sanremo". O objetivo foi encontrar um sistema simples com baixo emprego de capital, compatível com propriedades de pequeno e médio porte. O sistema se baseia no emprego de duas caixas, em terrenos de declive natural, uma caixa posicionada na parte mais baixa do terreno, de onde a solução nutritiva é bombeada e distribuída nas fertirrigações subsequentes. Nesta caixa, são também recolhidos os drenados que posteriormente irão recircular. Quando o volume se torna excessivamente reduzido, por efeito do consumo, coloca-se solução nutritiva nova, que se mistura ao drenado remanescente. A solução permanece sendo reciclada até ser considerada ruim para uso (a solução é considerada exaurida quando a Condutividade elétrica (CE) supera o teto máximo estipulado para a roseira que foi de 4000mS/cm). A partir deste momento, a solução é retirada de circulação e armazenada na caixa superior; desta é retirada uma amostra para as análises químicas, e sucessivamente reequilibrada para retornar ao sistema, como solução nova. No caso, para remoção da solução exaurida da caixa posicionada na parte inferior do conjunto, o sistema continua em funcionamento, com a administração de solução nova. A CE do drenado, em reciclo, da caixa inferior é monitorado diariamente. Nesta pesquisa, são relatados dados de 18 meses de cultivo da roseira sem solo a ciclo fechado contínuo, parâmetros de uso do sistema, metodologias usadas, suporte de cálculo, dados do balanço hídrico/nutricional e produtividade.
id USP-18_61d8ec7b4d39628a4cd16c4f0bf207ea
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-90161999000500009
network_acronym_str USP-18
network_name_str Scientia Agrícola (Online)
repository_id_str
spelling Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologiarosacultivo hidropônicosistema fechadoO experimento sobre cultivo sem solo a ciclo fechado da roseira foi conduzidos no "Istituto Sperimentale per la Floricoltura di Sanremo". O objetivo foi encontrar um sistema simples com baixo emprego de capital, compatível com propriedades de pequeno e médio porte. O sistema se baseia no emprego de duas caixas, em terrenos de declive natural, uma caixa posicionada na parte mais baixa do terreno, de onde a solução nutritiva é bombeada e distribuída nas fertirrigações subsequentes. Nesta caixa, são também recolhidos os drenados que posteriormente irão recircular. Quando o volume se torna excessivamente reduzido, por efeito do consumo, coloca-se solução nutritiva nova, que se mistura ao drenado remanescente. A solução permanece sendo reciclada até ser considerada ruim para uso (a solução é considerada exaurida quando a Condutividade elétrica (CE) supera o teto máximo estipulado para a roseira que foi de 4000mS/cm). A partir deste momento, a solução é retirada de circulação e armazenada na caixa superior; desta é retirada uma amostra para as análises químicas, e sucessivamente reequilibrada para retornar ao sistema, como solução nova. No caso, para remoção da solução exaurida da caixa posicionada na parte inferior do conjunto, o sistema continua em funcionamento, com a administração de solução nova. A CE do drenado, em reciclo, da caixa inferior é monitorado diariamente. Nesta pesquisa, são relatados dados de 18 meses de cultivo da roseira sem solo a ciclo fechado contínuo, parâmetros de uso do sistema, metodologias usadas, suporte de cálculo, dados do balanço hídrico/nutricional e produtividade.Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000500009Scientia Agricola v.56 n.4 suppl.0 1999reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-90161999000500009info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Ernesto José ResendeMinami,KeigoFarina,Enricopor2000-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-90161999000500009Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2000-12-22T00:00Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
title Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
spellingShingle Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
Rodrigues,Ernesto José Resende
rosa
cultivo hidropônico
sistema fechado
title_short Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
title_full Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
title_fullStr Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
title_full_unstemmed Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
title_sort Cultivo hidropônico da roseira com recírculo prolongado e com emprego de baixa tecnologia
author Rodrigues,Ernesto José Resende
author_facet Rodrigues,Ernesto José Resende
Minami,Keigo
Farina,Enrico
author_role author
author2 Minami,Keigo
Farina,Enrico
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Ernesto José Resende
Minami,Keigo
Farina,Enrico
dc.subject.por.fl_str_mv rosa
cultivo hidropônico
sistema fechado
topic rosa
cultivo hidropônico
sistema fechado
description O experimento sobre cultivo sem solo a ciclo fechado da roseira foi conduzidos no "Istituto Sperimentale per la Floricoltura di Sanremo". O objetivo foi encontrar um sistema simples com baixo emprego de capital, compatível com propriedades de pequeno e médio porte. O sistema se baseia no emprego de duas caixas, em terrenos de declive natural, uma caixa posicionada na parte mais baixa do terreno, de onde a solução nutritiva é bombeada e distribuída nas fertirrigações subsequentes. Nesta caixa, são também recolhidos os drenados que posteriormente irão recircular. Quando o volume se torna excessivamente reduzido, por efeito do consumo, coloca-se solução nutritiva nova, que se mistura ao drenado remanescente. A solução permanece sendo reciclada até ser considerada ruim para uso (a solução é considerada exaurida quando a Condutividade elétrica (CE) supera o teto máximo estipulado para a roseira que foi de 4000mS/cm). A partir deste momento, a solução é retirada de circulação e armazenada na caixa superior; desta é retirada uma amostra para as análises químicas, e sucessivamente reequilibrada para retornar ao sistema, como solução nova. No caso, para remoção da solução exaurida da caixa posicionada na parte inferior do conjunto, o sistema continua em funcionamento, com a administração de solução nova. A CE do drenado, em reciclo, da caixa inferior é monitorado diariamente. Nesta pesquisa, são relatados dados de 18 meses de cultivo da roseira sem solo a ciclo fechado contínuo, parâmetros de uso do sistema, metodologias usadas, suporte de cálculo, dados do balanço hídrico/nutricional e produtividade.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000500009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161999000500009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-90161999000500009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Agricola v.56 n.4 suppl.0 1999
reponame:Scientia Agrícola (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientia Agrícola (Online)
collection Scientia Agrícola (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@usp.br||alleoni@usp.br
_version_ 1748936456948154368