A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Agrícola (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340 |
Resumo: | Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo. |
id |
USP-18_90a8c492b72f6e6e48443d30c002e077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/20340 |
network_acronym_str |
USP-18 |
network_name_str |
Scientia Agrícola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica Pedagogical practice of the Agricultural Engineering teacher agronomiaensinopedagogiaagronomyteachingpedagogy Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo. This research aimed to identify the pedagogical practice used by the teacher of Agricultural Engineering, the conceptions of the learning process as well as the degree to which the theoretical concepts of the teacher are coherent with his/her pratice. The pedagogical practice was defined as the regular/customary teaching procedures. The objects of the study were the teachers and the students of Agricultural Engineering at ESALQ - Piracicaba Campus, University of São Paulo. Oral presentation with blackboard, notes and overhead projection was the method most frequently used by the teachers, who, therefore, become the central agent in the teaching process. Because participation in scientific events is very frequent, teaching contempts are constantly updated. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz1995-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/2034010.1590/S0103-90161995000300029Scientia Agricola; v. 52 n. 3 (1995); 594-603Scientia Agricola; Vol. 52 Núm. 3 (1995); 594-603Scientia Agricola; Vol. 52 No. 3 (1995); 594-6031678-992X0103-9016reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340/22458Copyright (c) 2015 Scientia Agricolainfo:eu-repo/semantics/openAccessTullio, A. A.2015-07-07T11:27:33Zoai:revistas.usp.br:article/20340Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2015-07-07T11:27:33Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica Pedagogical practice of the Agricultural Engineering teacher |
title |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica |
spellingShingle |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica Tullio, A. A. agronomia ensino pedagogia agronomy teaching pedagogy |
title_short |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica |
title_full |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica |
title_fullStr |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica |
title_sort |
A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica |
author |
Tullio, A. A. |
author_facet |
Tullio, A. A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tullio, A. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
agronomia ensino pedagogia agronomy teaching pedagogy |
topic |
agronomia ensino pedagogia agronomy teaching pedagogy |
description |
Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340 10.1590/S0103-90161995000300029 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-90161995000300029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340/22458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Scientia Agricola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Scientia Agricola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Agricola; v. 52 n. 3 (1995); 594-603 Scientia Agricola; Vol. 52 Núm. 3 (1995); 594-603 Scientia Agricola; Vol. 52 No. 3 (1995); 594-603 1678-992X 0103-9016 reponame:Scientia Agrícola (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Scientia Agrícola (Online) |
collection |
Scientia Agrícola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scientia@usp.br||alleoni@usp.br |
_version_ |
1800222784482181120 |