A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tullio, A. A.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340
Resumo: Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo.
id USP-18_90a8c492b72f6e6e48443d30c002e077
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/20340
network_acronym_str USP-18
network_name_str Scientia Agrícola (Online)
repository_id_str
spelling A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica Pedagogical practice of the Agricultural Engineering teacher agronomiaensinopedagogiaagronomyteachingpedagogy Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo. This research aimed to identify the pedagogical practice used by the teacher of Agricultural Engineering, the conceptions of the learning process as well as the degree to which the theoretical concepts of the teacher are coherent with his/her pratice. The pedagogical practice was defined as the regular/customary teaching procedures. The objects of the study were the teachers and the students of Agricultural Engineering at ESALQ - Piracicaba Campus, University of São Paulo. Oral presentation with blackboard, notes and overhead projection was the method most frequently used by the teachers, who, therefore, become the central agent in the teaching process. Because participation in scientific events is very frequent, teaching contempts are constantly updated. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz1995-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/2034010.1590/S0103-90161995000300029Scientia Agricola; v. 52 n. 3 (1995); 594-603Scientia Agricola; Vol. 52 Núm. 3 (1995); 594-603Scientia Agricola; Vol. 52 No. 3 (1995); 594-6031678-992X0103-9016reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340/22458Copyright (c) 2015 Scientia Agricolainfo:eu-repo/semantics/openAccessTullio, A. A.2015-07-07T11:27:33Zoai:revistas.usp.br:article/20340Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2015-07-07T11:27:33Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
Pedagogical practice of the Agricultural Engineering teacher
title A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
spellingShingle A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
Tullio, A. A.
agronomia
ensino
pedagogia
agronomy
teaching
pedagogy
title_short A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
title_full A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
title_fullStr A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
title_full_unstemmed A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
title_sort A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica
author Tullio, A. A.
author_facet Tullio, A. A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tullio, A. A.
dc.subject.por.fl_str_mv agronomia
ensino
pedagogia
agronomy
teaching
pedagogy
topic agronomia
ensino
pedagogia
agronomy
teaching
pedagogy
description Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340
10.1590/S0103-90161995000300029
url https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340
identifier_str_mv 10.1590/S0103-90161995000300029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20340/22458
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Scientia Agricola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Scientia Agricola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Agricola; v. 52 n. 3 (1995); 594-603
Scientia Agricola; Vol. 52 Núm. 3 (1995); 594-603
Scientia Agricola; Vol. 52 No. 3 (1995); 594-603
1678-992X
0103-9016
reponame:Scientia Agrícola (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientia Agrícola (Online)
collection Scientia Agrícola (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@usp.br||alleoni@usp.br
_version_ 1800222784482181120