Que hipóteses estatísticas testamos através do SAS em presença de caselas vazias?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Agrícola (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20281 |
Resumo: | A interpretação das hipóteses testadas através da análise de variância de dados agropecuários balanceados pode ser feita, em geral, sem grandes problemas, mormente para experimentos bem planejados e bem conduzidos. Se, no entanto, os dados são desbalanceados e apresentam caselas vazias, então a interpretação das hipóteses testadas através das somas de quadrados fornecidas pelos pacotes estatísticos disponíveis pode ser extremamente difícil para os estatísticos e praticamente impossível para os profissionais das ciências aplicadas, usuários de pacotes estatísticos. Neste estudo, discute-se a interpretação das hipóteses mais comumente testadas através do procedimento GLM (General Linear Models) do sistema SAS (Statistical Analysis System), visando alertar os usuários sobre os problemas inerentes à opção por aquela que melhor espelha os objetivos de suas pesquisas. |
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Que hipóteses estatísticas testamos através do SAS em presença de caselas vazias? Which statistical hypothesis are tested by SAS in the presence of missing plots? hipóteses estatísticascaselas vaziasSAS/GLMCell Mean ModelsEmpty - Cell DataStatistical HyphotesisSAS/GLM A interpretação das hipóteses testadas através da análise de variância de dados agropecuários balanceados pode ser feita, em geral, sem grandes problemas, mormente para experimentos bem planejados e bem conduzidos. Se, no entanto, os dados são desbalanceados e apresentam caselas vazias, então a interpretação das hipóteses testadas através das somas de quadrados fornecidas pelos pacotes estatísticos disponíveis pode ser extremamente difícil para os estatísticos e praticamente impossível para os profissionais das ciências aplicadas, usuários de pacotes estatísticos. Neste estudo, discute-se a interpretação das hipóteses mais comumente testadas através do procedimento GLM (General Linear Models) do sistema SAS (Statistical Analysis System), visando alertar os usuários sobre os problemas inerentes à opção por aquela que melhor espelha os objetivos de suas pesquisas. The interpretation of the tested hypothesis through variance analysis of balanced agricultural data, can be made, in general, without great difficulties, specially hi the case of well designed and well conducted experiments. If, however, data is not balanced and missing plots are present, the interpretation of the tested hypothesis through the sums of squares given by the available statistical packages, may be extremely difficult for statisticians, and practically impossible for profissionals of applied sciences, which use these packages. In this study, the interpretation of the most common tested hypothesis is discussed through the General Linear Models (GLM) procedure of the Statistical Analysis System (SAS), with the objective of alerting users about the problems related to the choice of the hypothesis that best reflects the objectives of his research. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz1995-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/2028110.1590/S0103-90161995000200002Scientia Agricola; v. 52 n. 2 (1995); 210-220Scientia Agricola; Vol. 52 Núm. 2 (1995); 210-220Scientia Agricola; Vol. 52 No. 2 (1995); 210-2201678-992X0103-9016reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/20281/22399Copyright (c) 2015 Scientia Agricolainfo:eu-repo/semantics/openAccessIemma, A.F.2015-07-07T11:27:08Zoai:revistas.usp.br:article/20281Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2015-07-07T11:27:08Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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