Planossolos afetados por sódio no agreste paraibano conforme conhecidos por agricultores-ceramistas e agrônomos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ângelo Giuseppe Chaves
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Ivandro de França da, Queiroz, Sandra Barreto de, Ribeiro, Mateus Rosas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/22278
Resumo: As decisões e ações de uso e manejo adotadas pelas populações rurais são, em grande parte, baseadas no conhecimento pedológico local. Este trabalho teve como objetivos descrever e analisar as características químicas, físicas e morfológicas de Planossolos afetados por sódio usados em cerâmica artesanal e estabelecer, por meio de análise multivariada, comparações entre os horizontes pedogenéticos e as camadas reconhecidas nos perfil de solo por agricultores-ceramistas. O trabalho de campo foi realizado em Chã da Pia, localidade rural no município de Areia, Agreste Paraibano. Técnicas etnocientíficas foram empregadas para descrever e analisar os conhecimentos pedológicos dos agricultores-ceramistas que atuaram como informantes. A comparação entre as categorias de solos reconhecidos por agricultores e pesquisadores foi realizada por meio de análise discriminante-canônica. Os solos de onde se extrai o material localmente denominado "barro de loiça", dentro do contexto estudado, foram classificados como Planossolo Nátrico e Planossolo Háplico no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Nesses solos, os agricultores-ceramistas foram capazes de identificar diferenças entre as partes superiores do perfil, associadas à camada arável e aquelas mais profundas, que servem como fonte de material cerâmico. Demonstrou-se também similaridade física, química e morfológica entre algumas camadas dos perfis de solo, reconhecidas por agricultores-ceramistas e determinados horizontes pedogenéticos dos mesmos solos. A análise discriminante-canônica foi útil para articulação e comparação de informações oriundas de conhecimentos pedológicos diversos.
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